sábado, 16 de fevereiro de 2008

Sermões que mudaram vidas


SERMÕES DE NAPOLEÃO

“Soldados, estais nus e subnutridos. O governo vos deve muito, mas não pode vos dar... Vossa paciência para suportar as privações e vossa coragem para enfrentar todo tipo de perigos ganharam a admiração de toda a França. Ela é testemunha de vossos desvelos. Vós não tendes sapatos, abrigo e nem camisa e quase nenhum alimento. Nossos estoques estão vazios, enquanto do inimigo estão cheios. De vós depende arrebata-los. Vós quereis e vós podeis faze-lo. Vamos!”

“Soldados! Até agora a vossa luta foi apenas por rochas infecundas que, embora os tenha tornado famosos por vossa coragem, são inúteis para a Pátria... Sem nada, vós reunistes tudo aquilo de que precisáveis, ganhaste batalhas sem canhões, cruzastes rios sem pontes, fizestes a marcha forçada sem botas e acampastes se conhaque e frequentemente sem pão. Somente os soldados da liberdade suportariam o que vós suportastes! Por tudo isso, minha gratidão! Vós tendes ainda batalhas a travar, cidades a conquistar e rios para cruzar. Vós não fizeste nada, já que tendes tudo para fazer...”

“Povo da Itália! O exército Francês vem para quebrar vossos guilhões. A nação francesa é amiga de todas as nações; recebei-nos com confiança! Vossas propriedades, vossa religião, vossos costumes serão respeitados. Faremos a guerra, mas como inimigos generosos, porque nossa única pendência é com os tiranos que vos escravizaram.”

“Terminamos o romance da revolução, agora temos que começar sua história... Em lugar de nos aferrar a seus aspectos hipotéticos e especulativos, devemos ver o que há de real e potencialmente viável em seus princípios.”


Estes sermões nos ensina a extrema capacidade de convencer multidões através da oratória, Napoleão foi um grande orador e um excelente motivador de dar inveja a muitos motivadores famosos nos dias atuais. Através de suas palavras conquistou nações, subjulgou povos, derrotou inimigos políticos, conquistou o mundo de sua época. Somente Adolfo Hitler o supera em termos de oratória e sermões que mudaram o destino de milhares de vidas. Pena que Adolfo Hitler quanto Napoleão Bonaparte, usaram suas palavras para proveito próprio. Somente Jesus, superou qualquer pessoa em qualquer segmento, pois Jesus trouxe uma mensagem simples e impactou o mundo inteiro e não apenas uma "pequena fatia do bolo".

Nenhum comentário: