quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Curiosidades Caninas


Cães

Sabia que...

Os americanos gastam mais dinheiro em comida de cão do que em comida de bebé.

Dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Escaparam nos primeiros botes salva-vidas, que levavam tão pouca gente que ninguém se importou que eles lá estivessem.

Quando os cães têm dores de estômago, comem relva para vomitar.

É ilegal ter um cão no Reykjavik.

Os gatos têm cerca de 100 sons vocais, enquanto que os cães apenas têm 10.

Os cães vêm a cores, mas não tão nitidamente como os humanos.

Já não há Huskies Siberianos na Sibéria.

Os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas.

Se um cão tiver a cauda erguida, é um sinal de dominância. Significa que é o líder da matilha.

O olfacto dos cães é dos melhores da natureza. Se desdobrasse-mos e estendesse-mos as membranas que se situam no nariz dos cães, elas seriam maiores do que o próprio cão.

Os cães selvagens que vivem em manadas na Austrália são chamados Dingos.

Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1 kg de chocolate de leite, ou apenas 146 gramas de chocolate de culinária serviam para matar um cão de 22 kg.

A maior ninhada de cães foi de uma cadela Foxhound Americano, com 23 filhotes em 1944. No entanto, não existem dados relativos ao número de cachorros que sobriviveram ao nascimento.
Uma outra cadela, de raça São Bernardo, teve também 23 filhotes em 1975, mas apenas 14 sobreviveram.
E ainda, uma cadela de raça Dinarmaques teve 23 filhotes em 1987 mas apenas 16 sobreviveram.
Em 1994, no Brasil, uma cadela de raça Fila Brasileiro em teve 17 filhotes e os 17 sobreviveram, tornando-se assim na cadela com a maior ninhada (com maior número de cachorros sobreviventes).

Os cães são mais susceptíveis de atacar um estranho que vai a correr do que um que esteja parado.

Os cães suam através das patas e do focinho.

Um caniche caiu de uma varanda em Buenos Aires em Outubro de 1988. Matou 3 pessoas. Um levou com o caniche na cabeça, o segundo foi atropelado por um autocarro enquanto estava a olhar para o cão a cair, e o terceiro morreu de ataque cardíaco.

Há mais de 52.6 milhões de cães nos Estados Unidos.

A imagem de salvador de viajantes sustentada pelos cães São Bernardos surgiu na Suíça em meados do século XVIII. Foi em Valais, na Pousada do Grande São Bernardo, que os monges começaram a treinar os cães, inicialmente como auxiliares em trabalhos domésticos. O tempo foi passando e os cãezinhos foram também ensinados a guiar os viajantes que passavam pelas redondezas, além de ir buscar vítimas de avalanches que pudessem estar soterradas vivas na fria região da Pousada, o desfiladeiro do Grande São Bernardo. Apesar de serem realmente cães de salvamento, nunca levaram amarrado ao pescoço o barrilzinho com álcool frequentemente visto nas ilustrações e desenhos animados. O mais conhecido desses cães chamava-se Barry, dono da fama de ter salvo mais de 40 pessoas em toda a sua vida. Ele ainda pode ser visto, empalhado, no Museu de História Natural de Berna.

Geralmente, a boca de um cão tem menos bactérias e germes do que a boca de um humano.

O cão de guarda húngaro Kuvasz não é geneticamente um cão branco. O Kuvasz é um cão preto com pelo branco.

Houve um cão que era tão leal ao dono que, quando este morreu, ele nunca saiu de perto da campa. Apenas saía para ir buscar comida e voltava para comer ao pé do dono, como era costume. O cão passou o resto dos seus dias ali. Quando morreu foi enterrado ao lado do dono.

Cinofobia - medo dos cães e da raiva.

O cão vermelho, que vive no Extremo oriente, é considerado um dos animais mais sanguinários e cruéis. Frequentemente, a matilha mata a presa estripando-a: começam por lhe arrancar o coração, o fígado, o baço e os olhos.

Nenhum comentário: