sábado, 15 de agosto de 2009

Filhas de Bate-Seba


Filhas de Bate-Seba

Aqueda de um dos maiores homens da história é relatada no capítulo 11 de 2 Samuel. Davi é o homem. Ele se envergonhou e desonrou ao seu Deus. As pessoas que estudam a vida dele são entristecidas pela mancha na vida que, em outros sentidos, foi admirável e justa. Davi pecou terrivelmente quando cometeu adultério com Bate-Seba. Ele não minimizou seu pecado como fosse pequena coisa ("é apenas sexo") e tentou desesperadamente, se não honrosamente, esconder a sua transgressão.

Mas, o ponto deste artigo é como tudo isso começou. Sabemos que Davi já foi chamado de homem que agradou a Deus (1 Samuel 13:14). Como esse homem valente começou a sua descida é relatado com simplicidade em 2 Samuel 11:1-2:

"Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde, levantou_se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa."

Em primeiro lugar, ele não estava no seu devido lugar com o exército. Em segundo lugar, Bate-Seba estava tomando banho num lugar visível. Não importa, em termos do efeito, se ela pretendeu atrair Davi ou simplesmente foi negligente. Em terceiro lugar, Davi viu o que não devia ter visto, mas não desviou os olhos.

A falta de modéstia de Bate-Seba foi o ponto de partida na queda de Davi. Nenhuma mulher pode se dizer inocente em estimular paixões carnais num homem quando ela mostra sua forma física diante dos olhos dele. Mesmo quando uma mulher não pretende e não permite a consumação da paixão, ela pode induzir o homem ao pecado. Davi não pecou quando olhou? É claro que Davi pecou antes de tocar nela. Independente das intenções dela, e do coração dela (seja mau ou vazio), a falta de discrição dela teve um efeito terrível.

Nós vivemos numa geração onde moças e mulheres ousadamente aparecem em vários degraus de nudez. O fato que elas o fazem, sabendo que homens carnais estão olhando, apenas aumenta à culpa delas. Talvez Bate-Seba teria argumentado que ela não sabia que alguém olhava. Mas, aquela que sabe que outros estão olhando, seja na piscina, na praia ou em algum tipo de festa ou espetáculo, não tem desculpa quando se expõe praticamente nua. Trajes de banho, "shorts" curtos e roupas semelhantes apelam aos desejos carnais do homem, e têm causado muitos a pecar. Nem precisamos observar o fato óbvio: mulheres virtuosas e modestas usam roupas consistentes com os seus valores de decência e reverência para com Deus.

Comenta-se que, se Davi tivesse previsto o resultado final de seus atos de paixão pecaminosos que, uma vez que Bate-Seba não escondeu seu corpo, ele teria escondido seus olhos. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23).

-por Jere E. Frost

Nenhum comentário: