terça-feira, 25 de dezembro de 2007

"Saudades do banheiro de antigamente"


Quero comprar um apartamento de três quartos, sem suíte. Repito: sem suíte. Impossível. Ontem mesmo começaram a construir um de quatro quartos aqui bem na frente do meu. Quatro suítes. Será que não se fabricam mais apartamentos e casas como antigamente? Com um só banheiro, comunitário, grande, todo branco de chão vermelho, com janelas para as mangueiras, com banheira grande, branca como devem ser as banheiras?

O que será que está mudando nesta nossa moderna sociedade de consumo? O brasileiro, de uns tempos para cá, vem defecando mais? Não digo as defecadas federais, nem as estaduais, nem as municipais. Estou me referindo à nossa defecadinha honesta de todo dia, pessoal, íntima.

Ou será que foram os arquitetos que perderam o senso do ridículo?

O mais interessante é que, antigamente, as famílias eram bem maiores, tinham-se mais filhos. E banheiro, um só. Ladrilho vermelho encerado ou com vermelhão. Ali se faziam necessidades e se tomava banho. Tinha horas do dia que se faziam filas para entrar no banheiro. Hoje, fila de banheiro, só em festinha para se dar uma cafuncadinha.

Os banheiros tinham janelas. Não era necessário nenhum perfume artificial para se combater o cheiro de cada um. O banheiro tinha um cheiro característico dele, uma mistura de pasta de dente com sabonete Gessy. Hoje, como os banheiros são mínimos, sente-se cheiro de tudo. Principalmente das nossas necessidades fisiológicas. Os banheiros são pequenos cubículos, caixas de cheiro duvidoso. Dentro da latrina, já se coloca um baratinho, depois, joga-se não sei o que lá dentro. E, dependendo do almoço ingerido, ainda se tem que dar umas borrifadas deste ou daquele produto.

Antigamente um rolo de papel higiênico davapara uma família, semanas. Hoje, gasta-se muito mais. Não sei por que andamos nos sujando tanto. Vocês já notaram nos carrinhos de supermercados a quantidade de papel higiênico que as donas de casa compram? E tem mais: já tem papel higiênico que já vem perfumado. Pessimamente perfumado, mas perfumado. Claro, nesta caixa que se tornou o banheiro, por onde vai sair o cheiro?

E quando a namorada é nova, você dorme com ela, acorda no dia seguinte e vai fazer o seu serviço e aquele cheiro fica a invadir o seu quarto e ela, que também está a fim de ir lá, disfarça na cama, fica fazendo hora, porque sabe que a barra está pesada lá dentro? Sei de casos que terminaram na primeira manhã de amor.

E fazer amor debaixo do chuveiro nestes apartamentos cheios de suítes? Já tentaram? Impossível. Os boxes são feitos só para um e olhe lá. Para se abaixar para pegar um sabonete no chão, teme-se ferir o bumbum na maçaneta. Se você senta-se na privada, não pode abaixar a cabeça porque senão bate na pia. E, no bidê, tem-se que fazer ginástica para lavar qualquer parte chamada pudenta. Hoje, os bidês parecem mais bibelôs de porcelana. E aquelas suítes que não têm esguincho no bidê e então você tem que puxar o chuveirinho do chuveiro, atravessado ali naqueles dois metros quadrados? Corre-se o risco de tropeçar nele e batera cabeça na torneira da pia.

Saudades da fila do banheiro. Ou quando a mãe mandava tomar banho, era aquela gritaria:” Primeiro! Sou o último! Vai, menina, não agüento mais! Mãe, o fulano está demorando muito!” Ou,como aconteceu com uma amiga minha que , na pré-adolescência, foi reclamar com a mãe que tinha vistos vários espermatozóides do irmão andando pelos ladrilhos do banheiro.

Enfim, as suítes que estão nos vendendo são mais um motivo para desagregação da família. Estão isolando pais de filhos, irmãos de irmãs. Antigamente, a família que defecada unida era muito mais unida.

Ultimamente, no Brasil, parece que só os corruptos do alto escalão do governo continuam a defecar juntos. Mas, na prisão, tenho certeza que cada um vai ter uma cela individual. Uma suíte para cada um. Para que nunca mais fiquemos sabendo de suas defecadas coletivas. E que eles aguentem sozinhos o cheiro da podridão que fizeram com nosso dinheiro.

Frases e pensamentos para reflexão


PENSAMENTOS

“Uma biblioteca é a melhor imitação possível, por meios humanos, de uma mente divina, onde o universo inteiro é visto e compreendido ao mesmo tempo. Uma pessoa capaz de guardar em uma mente a informação suprida por uma grande biblioteca emularia, de certo modo, com a mente de Deus. Em outras palavras, inventamos bibliotecas porque sabemos que não possuímos poderes divinos, mas tentamos ao máximo imita-la”
Umberto Eco, autor de “O nome da Rosa”

“A inveja é um mecanismo de defesa que pomos em ação quando nos sentimos diminuídos no confronto com alguém, com o que este alguém possuí e com o que este consegui empreender”

“A inveja é uma tentativa de recuperar a confiança e a auto-estima, desvalorizando o outro”

Francisco Alberoni, sociólogo italiano






“A inveja é a filha frustrada do desejo não-realizado e se manifesta sempre que a pessoa vê outra gozando uma realização que queria que fosse sua”

“A inveja é a manifestação inocente e ao mesmo tempo, socialmente reprovada, da solidão do indivíduo, da perda de um relacionamento autêntico com os outros e com a sociedade”

Francisco Alberoni ,

“Somos todos anjos de uma asa só,e só podemos voar abraçados uns aos outros”
Anônimo

“A pessoa nunca toma banho no mesmo rio duas vezes, ou o rio não será o mesmo ou a pessoa não será a mesma”
Anônimo

“Eu prefiro as lágrimas de uma derrota, do que a vergonha de não ter lutado”
Anônimo

“O sol nasce para todos, mas a sombra é para poucos”
Anônimo

“Eu dou um boi para não entrar em uma briga, mas pago uma boiada para não sair dela”
Willian Shakespeare

“Entrar numa guerra espiritual é um envolvimento profundo, inclui rejeição e sofrimento iguais ao que está mencionado. Se você não está seguro de que pode suportá-los, será melhor sair da batalha agora!!!”
Rebeca Brown

“Não importa que haja ainda algumas pessoas adormecidas para as leis e a vibração da vida e que se julgam melhores, mais capazes ou superiores a você.Perdoe-lhes, porque não sabem o que fazem”
Célia Laborne




“O homem nasceu para ser feliz. E o primeiro grau da felicidade que lhe chega é quando reconhece Deus dentro de si, essência de sua alma e que lhe dá movimentos, pensamentos e sentimentos”
Célia Laborne

“A velhice, em primeiro lugar; ela nos afasta dos negócios; em seguida nos priva dos prazeres; em terceiro lugar nos diminui a força; e, por fim, nos aproxima da morte”
Marco Túlio Cícero, filósofo,I a.C

“Convivemos bem com a idéia do mundo sem nós.Mas não aceitamos nossa consciência sem o mundo”
Thomas Nagel, filósofo XX d.C

“O mundo está como está pela forma como vemos inúteis no futuro”
Norbert Elias, sociólogo

“A velhice é nosso horizonte inescapável”
João Paulo, escritor e jornalista

“Sociedades precisam de ícones para materializar e sinalizar sua existência”
Flávio de Lemos Carsalade

“Sabedoria não tem lugar marcado, nem hora, nem limite.Está em todos os lugares.Quando menos esperamos, ela acontece”
Lúcia Helena Monteiro Machado

“Quando a vida na cidade parece estar triste demais, a hora é de revitalizar os movimentos sociais”
J.P Editor de cultura

“O grande pecado de Judas não foi trair Jesus (um ato imprescindível e, portanto, pré-moral), e sim acreditar que estava além do perdão divino (uma decisão sobre a qual ele tinha livre arbítrio)”
Verlaine Freitas , prof. De filosofia u.f.m.g

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O que eles disseram?


O que a garça macho disse para a garça fêmea?
-"Você é uma garcinha!"

O que um olho disse para outro olho?
-"Não olhe agora, mas algo cheirando entre nós."

Sabe o que o Batmam disse para o homem invisível?
-"Há quanto tempo não te vejo!"

O que um prédio falou para a prédia?
-"Nossa, vovê tem um andar maravilhoso."

O que um vidro falou para o outro?
-"Estou vidrado em você."

O que o livro de matemática disse para o livro de português?
-"Pare de contar histórinhas que eu estou cheio de problemas."

O que o mudo disse para o cego?
-"nada, porque ele é mudo."

O que a banana disse para o tomate?
-"Eu que tiro a roupa e você é que fica vermelho."

O que tijolo falou para o outro?
-"Há um CIuMENTO entre nós."

O que o açúcar falou para o café?
-"Quando chego perto de você ,eu me derreto todo!"

O que a frigideira disse para a pipoca?
-"Eu aqui fritando e você aí pulando de alegria!"

O que o pires falou para a xícara?
-"Tire essa bunda quente de cima de mim!"

O que o pneu disse para o asfalto?
-"Você me deixa careca."

O que o cardaço disse para o tênis/
-"Estou amarradão em você!"

O que o fósforo disse para bomba?
-"Você é um estouro!"

O que um elevador disse para o outro?
-"Pense em quantas pessoas nós já fizemos subir na vida."

O que a máquina de calcular disse para o contador?
-"Pode contar comigo."

O que a banana suicída falou?
-"Macacos me mordam!"

O que um sabão em pó disse para o outro?
-"Eu te OMO."

Sabe o que uma rua falou para outra?
-"Vamos nos encontrar na esquina?"

domingo, 2 de dezembro de 2007

"Deixe sua mensagem na secretária eletrônica"


As velhas frases que gravamos na secretária eletrônica do nosso telefone fixo ou celular são sempre muito insípidas e repetitivas. Divirta-se e deixe aos que lhe ligarem mensagens bem originais:

-"Se não estou atendendo é porque:
a)estou no banheiro fazendo depilação
b)aconteceu qualquer coisa mesmo séria
c)estou no meio de um ato verdadeiramente interessante de que você, infelizmente,não pode participar
d)estou dentro do seu armário à espera de que você entre para eu pular em cima.De qualquer maneira, deixe sua mensagem"

-"Olá, não estou em casa, mas um grande beijo por ter telefonado e faça o favor de ser feliz"

-"O quê, é você outra vez?Parabéns pela persistência. Eu não estou em casa, e mesmo assim você insiste. Só por causa disso, vou ouvir sua mensagem"

-"Se você é alto, louro e tem dinheiro, volte a ligar mais tarde. Se não, esquece"

-"Mâe, se é você, não esqueça de deixar leite na geladeira. Pai, se é você,não, não estou andando com o Luís Cláudio. Luís Cláudio, se é você, marque já o casamento.Todos os outros podem deixar mensagem depois do sinal"

-"Se é do FBI, pressione 1. Se é para depositar 5 mil reais na minha conta, pressione 2. Se é para tentar me convencer a sair à noite, pressione 3. Se é para dizer que me ama, pressione 4. Se é para me oferecer um fim-de-semana grátis em um belo local, pressione 5. Se é engano, pressione 6"

-"Quem é você? Quem éque lhe deu este número? Quem é que lhe deu autorização para me ligar? Olhe que faço uma queixa na polícia e o processo!"

-"Daqui, Movimento das Forças Armadas. Estão cercsados, deixe sua mensagem depoisdo sinal!"

-"Qual é o sentido davida? É a única mensagem que mem interessa. As outras podem esperar"

-Voz de elevador:
"Primeiro andar: valores
Segundo andar: artigos de esporte
Terceiro andar: lingerie e trajes debanho
Quarto andar: escritório e artigos de papelaria
Quinto andar: deixe seu recado"

-"Meu marido está na piscina neste momento, se quiser vir à festa,deixe sua mensagem"

-"Vai deixar mensagem? Acha que valea pena depois de tudo o que aconteceu"

-"Eu sei quem évocê e vi o quê você fez. Mas deixe a sua mensagem mesmo assim"

-"Se for da loja onde devo 10 prestações atrasadas, não estou. Se for minha ex-mulher cobrando pensão, morri. Se for da polícia, já fugi antes mesmo de ligar. Se for do trabalho, fui ao médico e depois levo atestado. Se não for nenhum destes assuntos,deixe seu recado que se Deus quiser, daqui um mês te responderei, conforme agendamento previamente marcado, se nãofor nada, por favor desligue o telefone e pare deencher o saco"