segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fechando as Portas


Fechando as Portas

Igreja Batista Esperança

Neemias - 6 - 1 : 4

Intro:
Durante nossos estudos em Neemias já vimos o que significavam os muros na vida de uma cidade no passado, separação, proteção, diferenciação, também vimos como foi difícil para Neemias e para o povo a reconstrução, pois os inimigos não estavam satisfeitos em ver o estabelecimento da Nação de Israel, nem de ver que eles estavam novamente no controle da situação, vimos quantos ataques e dos mais variados possíveis eles receberam.

Fizemos aplicação para nossa vida, vendo que precisamos nos separar do mundo, dos costumes do mundo, do neo evangelismo, das doutrinas falsas, dos falsos líderes, também vimos a importância da separação no sentido de proteção do povo de Deus, e da diferenciação dos grupos que dizem estar servindo ao Senhor.

Falamos da importancia de erguer os muros para a cidade, e também vimos a importância de se estabelecer muros que cerquem nossa vida espiritual, hoje porém vamos ver que não foram somente os muros que foram estabelecidos.

Tema: Veremos que duas medidas importantes foram tomadas que possibilitaram a reconstrução dos muros.

Sent. Trans. A primeira medida foi...

1. Para poder erguer os muros foi preciso tirar os escombros, e encontrar os alicerces antigos (Ne. 4:10).

a. O que havia caído eram os muros não o alicerce, e como vimos então muitos entulhos ficaram pelo chão, o primeiro trabalho a se fazer era tirar o lixo que cobria o alicerce, isso não foi tarefa fácil, diz o nosso texto que os homens ficaram exautos, chegaram até a desanimar dizendo: "nunca iremos conseguir reconstruir os muros pois existe muito lixo pesado sobre o alicerce".

i. Quando Neemias chegou em Jerusalém a Bíblia diz que ele foi dar uma olhada para fazer uma avaliação da situação, montou num animal e começou a caminhar pela cidade porém ao chegar em um determinado local ele teve que parar (Ne. 2:14), não havia local para o animal passar tal era o volume de entulho.

ii. Remover lixo não é uma tarefa fácil nem gostosa de se fazer, mas para se rercontruir alguma coisa é preciso tirar o lixo, não se faz uma construção sobre um monte de entulhos.

b. Talvez você está aqui hoje dizendo puxa, um dia os muros da minha vida espiritual foram para baixo, os inimigos então entraram pois a vida espiritual estava sem proteção, o pecado teve liberdade e em sua vida muito lixo foi acumulado, talvéz você esteja pensando "acho que nem sou um crente", não se deixe levar pelas armadilhas de Satanás pois ele quer que você de sua vida por perdida, ele quer te desmotivar como fez com o povo de Israel, veja as palavras de Jesus em (João 13:10), se você sujou a sua vida com pecado você só precisa reconhecer que errou, pedir perdão a Deus e Ele está pronto a perdoar (I João 1:9).

c. Talvez você está aqui e tenha acumulado em sua vida lixo doutrinário que te impede de servir a Deus, talvez você esteja guardando em sua vida mágoa de alguém, e a mágoa não resolvida se torna em raiva ou até mesmo em ódio e isso tem prejudicado a edificação de sua vida espiritual.

d. Como é fácil guardar lixo. Quem tem porão em casa? Quem tem sótom? Quem tem um quartinho nos fundos?

i. Quando as mulheres vão mexer nestes lugares elas acham tanto lixo que os maridos guardam, cada tralha que não serve para nada.

ii. Às vezes as mulheres ajuntam todo aquele lixo colocam em uma caixa para jogar no lixo aí chega o marido a noite e quase morre do coração e começa a pegar aquelas coisas imprestáveis e dizer: "isso eu não posso jogar fora, é do carro", isso aqui é um "motor de geladeira, nunca se sabe quando vamos precisar", e quando menos se espera o danado já guardou tudo no quartinho de novo.

e. Como é dificil se desprender do lixo.

i. Outro dia eu estava mexendo na minha caixa de ferramentas e achei uma pecinha que era de um corcel 70 que eu tive muitos anos atrás, lá estava ela bem guardadinha (era um botãozinho que eu usei para adaptar uma buzina no painel por que não tinha buzina) e sabe de uma coisa ontem à noite eu fui procurar aquele botãozinho na minha caixa de ferramentas para trazer e mostrar pra vocês, mas eu não o achei mais. Sabe eu fiquei deprimido por não ter achado meu botãozinho, mas aí eu achei uma cebolinha do radiador (que não funciona mais) mas estava lá bem guardadinha! e trouxe aqui pra vocês verem.

ii. Quanta sujeira pode ter em nossas vidas neste exato momento, sujeira que pode estar impedindo que nós tenhamos maior comunhão com nosso Deus, impedindo que façamos a vontade de Deus, e talvez fazendo-nos dar um mal testemunho como cristão. Ser espiritual é ter a capacidade de reconhecer um lixo em nossas vidas e ter a coragem de descartá-lo de nossa vida.

Sent. Trans. Uma vez que o lixo foi tirado e os muros reconstruidos foi preciso tomar mais uma medida...

2. Para que os muros tivessem efeito era preciso restaurar as portas (Ne. 6:1).

a. As portas eram muito mais do que simples lugar de entrada e saída, era também um lugar de jurisdição, onde as autoridades se encontravam para tratar de negócios. tanto é que para mostrar a vitória da sua igreja Jesus declara: "as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

b. É possivel existir portas sem muros, mais aí as portas perdem sua função.

c. Também por mais fortes que sejam os muros eles perderão sua função se não houverem as portas, e Neemias nos conta outro fato (Ne. 3:3; 6; 13; 14; 15), as portas deveriam ser trancadas.

i. As portas também deveriam ser guardadas (Ne. 7:1-3), é preciso colocar guardas leais, tementes a Deus para guardas as portas.

ii. As gigantescas muralhas da China foram por três vezes traspassadas pelos inimigos sabe por que? porque os guardas foram subornados.

3. Conclusão.

a. Lembre-se sempre que é impossível construir algo em cima de lixo entulhos (lixo), se você tem guardado pecado em seu coração (pecados de estimação), o Senhor não te ouvirá, pois não há comunhão entre Luz e trevas.

b. Encontre novamente o fundamento da sua fé. Jesus afirma em Apocalípse: Lembra-te de onde caíste arrepende-te e volta à prática ds primeiras coisas! (Ap. 2:5).

c. Tranque as portas da sua vida para que o inimigo não o tente a pecar e ofender a Deus, e seja uma toore de vigia.

d. Tanto nossa vida espiritual, como nossas famílias e também nossas igrejas, precisam de guardas fiéis a Deus, responsáveis que não permitam que o pecado o mundanismo a imoralidade entrem em nossas vidas.

Nenhum comentário: