quinta-feira, 19 de março de 2009

“O dia da provação”


Mensagem Textual Sintética

Título: “O dia da provação”

Texto: Jó 7:17-18

Lema: Avivamento e Esperança

Introdução:Jó era um homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal (Jó 1:1), e por sua posição junto a Deus era pra ser um homem muito feliz, uma família abençoada, financeiramente resolvido, um homem honrado na sociedade, enfim, era pra ter uma vida perfeita, pois vivia plenamente a palavra de Deus, e a palavra nos garante que os tais serão poderosamente abençoado, então por que Jô passou por uma provação tão difícil e árdua como passou? Seria Deus injusto? Teria Jó pecado? Por que Jó passou por tudo isso?

Corpo da Mensagem

1°- Jô 7:17 -18 (v17-Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas sobre ele o teu coração,v 18- e a cada manhã o visites, e cada momento o proves?)

Jó precisou passou por uma prova, pois esta foi a vontade de Deus, Deus queria saber o que tinha dentro do coração dele, se glorificaria ou se murmuraria, se permaneceria fiel ou se desviriaria do seu Caminho.

(Dt13:3B ...porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.)

(Sl 11:4 O Senhor está no seu santo templo; o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.)

(Sl 26: 2-3 Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha a minha mente e o meu coração.Porque a tua benignidade está diante de meus olhos; e tenho andado na tua verdade.)

Que é o homem... O homem é fruto do sonho de Deus, escolheu-o mais do que para fazer parte de sua família, mas para que através da espontaneidade (livre arbítrio) lhe desse adoração e louvor.(Gn 26-27)

...para que tanto o estimes... Deus ama o homem mais do que qualquer outra criatura na terra, mais do que anjos, animais ou qualquer outra criação, pois criou os anjos para ser servos, mas o homem criou para ser filho, e filho é alguém especial.(Jo 1:12)

...e ponha sobre ele o teu coração.. colocou sobre nós a Sua vontade, para adorá-lo, para nos abençoar , nos dar a paz, a alegria, pois esta é a vontade de Deus.(Dt 6 :5, 10:12)

...e a cada manhã o visites... o amor de Deus é tal forte por nós que todo instante Ele está ao nosso lado, nos ajudando, nos protegendo, mos livrando do mal. Seu amor é infinito e sua misericórdia dura para sempre. Na palavra está escrito a palavra ” não temas”, 365 vezes, uma palavra para cada dia do ano, pois todos os dias Ele está lutando ao nosso favor (Lm 3:22-23)

...e a cada momento o proves? Uma maneira de Deus ver se estamos sendo fiéis ou não é através da prova, um aluno só recebe o diploma se passar pela prova final. È uma maneira de ver se estamos observando seus mandamentos e colocando-os em prática. Quem não passa pela prova , é reprovado e tem que estudar de novo até aprender, e passar pela prova de novo. Todos os dias somos provados ,com enfermidades, dificuldades financeiras, problemas de relacionamento, conjugais, até o dia do arrebatamento, para ver se somos dignos de receber o galardão do Senhor , que é a Salvação.

A-Lugar de provação é no deserto: Jesus foi provado no deserto da Judéia (Mt 4:1-11), o povo quando saiu do Egito (Dt 8:14-18), Elias também foi provado no deserto (1Rs 19:3-7),

No deserto é lugar de dependência: não tem água, comida ou provisão alguma, casa, conforto

No deserto é lugar de reações adversas climáticas: de dia muito quente, a noite muito frio, assim como na nossa vida, momentos de muita pressão, como momentos de imenso vazio na alma

No deserto é lugar de feras: lugar de animais ferozes, que tentam nos destruir, assim como nossos inimigos, muitas vezes vizinhos, amigos, parentes são as feras que tentam nos destraçalhar. (Mc 1: 13) Até a familia de Jó o abandonou (Jó 19:1319)

No deserto é lugar de meditação e reflexão:lugar para analisar nossas atitudes, nossas ações, nosso ministério, lugar de aprendizagem, Jesus meditou no deserto, Moisés passou 40 anos no deserto antes de sair para seu Chamado, assim como Paulo (Gl 1:17).

Conclusão: Deus nos prova para poder nos abençoar, para ver o que tem dentro de nosso coração, mas não dá nada além do que podemos carregar ou suportar (!Co 10:13), e sempre estará conosco para nos ajudar, quer que sejamos totalmente dependentes Dele. (Tg 1:12)

Versículo chave-final: Jó 8: 5-7 e Jô 42: 10-13

Ministração: orar pelas pessoas que estão passando por provação ou tribulação

Louvor: Damaris (Perdido de amor - tem sabor de mel)

Pastor Julio Igreja do Evangelho Quadrangular de Divisa Nova-MG 35/9957-2716 www.julysilver.blogspot.com

Um comentário:

leila disse...

Graça e paz...
Seria muito difícil vc mandar
novamente pra mim aquele estudo
que vc me deu quando estava aqui?
É aquele fala sobre o Senhor trabalhar com números?
É que eu emprestei para um irmão xerocar e ele não me devolve e
ele tem faltado muito a igreja.Se puder mande por email.
Obrigada.Fica na paz e aparece de vez em quando.
Um abraço...