terça-feira, 31 de março de 2009

O Senhor Assentado


O Senhor Assentado
Walter Alexander

Leia Isaías 6. 1- 13.


A PUREZA E A PREEMINÊNCIA DO SENHOR


Foi no ano em que o rei Uzias morreu que o profeta Isaías viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono. Perguntamo-nos a nós mesmos se isto foi mera coincidência ou será que o momento foi escolhido por Deus? Foi planejado por Deus e por um propósito. O contraste entre o Senhor e o rei Uzias e entre o Senhor e Isaías era grande demais para ser medido.


1. O POTENTADO


O reinado de Uzias durou 52 anos, um dos reis de Judá que reinou por mais tempo. O seu reinado terminou. Uzias, sendo mortal, morreu. O seu filho, Jotão, reinou em seu lugar. As rédeas de governo passaram a outro.


O Senhor Deus não ocupou o trono do Universo por cinqüenta anos, nem por quinhentos anos. O reinado de Uzias começou e terminou, mas o Trono de Deus é eterno. Ele não começou a reinar e o Seu reino nunca terminará. Deus é eterno como é o Seu trono. Deus não é um ser mortal. Por isso, nunca será vencido pela morte. O seu reino nunca passará para outra pessoa.


Lemos que Uzias começou a prosperar, o seu renome a espalhar-se até à entrada do Egito e se fortaleceu (2 Crônicas 26. 5,8,16). Uzias tinha um exército composto de vários regimentos. Dois mil e seiscentos valentes comandavam estes regimentos. O exército em si era formado de 307.000 homens, todos eles homens de grande coragem (2 Crônicas 26. 11-13).


A sua prosperidade e força vieram do Senhor. O rei de Judá era conhecido por dois nomes, Azarias e Uzias, e estes nomes indicam a origem da sua força, pois, “Azarias” significa “Jeová ajuda” e “Uzias” significa “força de Jeová”.


Ninguém jamais fortaleceu o Senhor Deus, pois é Onipotente. Ninguém pode acrescentar nada àquilo que Deus possui, pois é o Dono de tudo. Tudo pertence a Ele, a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. (Salmo 24.1). O Deus Soberano tem à Sua disposição e ao Seu mando, um exército muito mais numeroso que o de Uzias. Uma multidão de anjos anunciou o nascimento do Salvador, mas era apenas parte da milícia celestial.


O rei Uzias não tinha o direito de estar e nem de ministrar no Lugar Santo para oferecer incenso. Era rei, escolhido para empunhar o cetro e usar a coroa real e governar a nação de Judá. Porém, não era sacerdote com o direito de levar o incensário ou usar uma mitra. Ele foi a pessoa errada no lugar errado.


O trono do Universo pertence ao Senhor. O trono de Davi pertence-Lhe por direito. Ele tem o direito de estar no Templo celestial, templo este não feito por mãos humanas e, está lá como o nosso Grande Sumo Sacerdote. Jesus Cristo é Profeta, Sacerdote e em breve será o Rei dos reis.


Régias glórias Te pertencem,
Régias honras Tu terás;
Do rebelde mundo o cetro
Brevemente empunharás.
Alvo agora, alvo então,
De louvor e adoração.
(Hinos e Cânticos Nº. 554).


Por causa da sua presunção e orgulho Uzias foi ferido por Deus e ficou leproso até ao dia da sua morte. Foi excluído do Templo e habitou numa casa “separada”. A concordância indica que era um tipo de hospital. A raiz da palavra “separada” dá a idéia de “livre”. O rei Uzias foi obrigado a viver isolado e privado de todas as suas funções e responsabilidades reais.


O Deus que Isaías viu nunca será expulso do céu como Uzias foi do Templo. Nunca virá a hora em que Deus será exonerado das Suas responsabilidades divinas.


Azarias e mais oitenta sacerdotes protestaram à presença do rei Uzias no Lugar Santo, mas os Serafins atestaram o valor, excelência dAquele que ocupava o Trono no céu e, proclamavam uns aos outros: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos”.


2. O PROFETA


O Senhor é superior ao soberano de Judá. Como também, ao profeta Isaías.


A visão que Isaías recebeu foi oportuna, pois ele viu a majestade do Senhor. A visão da magnificência do Senhor levou Isaías a ver a sua própria insignificância. A pureza do Senhor fez com que Isaías reconhecesse a podridão do seu próprio coração.


Isaías admitiu que era “um homem de lábios impuros”. A sua linguagem era poluída, a sua conversa impura, as suas palavras não sadias e de caráter duvidoso. Além de ser um homem de lábios impuros, ele vivia no meio dum povo de lábios impuros.


O profeta viu o Senhor vivendo numa cena absolutamente pura e perfeita e entre seres angelicais que jamais pecaram e que pelas suas ações e postura reverente demonstravam grande respeito para com o Ocupante do Trono celestial. Os serafins no céu nunca pecaram. Anjos podem pecar e alguns já pecaram, mas os que continuam no serviço do Senhor não pecaram. O Deus que Isaías viu é Santo, é-Lhe impossível pecar.


Antes de receber a visão, Isaías tinha prazer em denunciar os outros. Capítulo 5 registra os “Ais” de denúncia de Isaías. Porém, ele reconheceu que para transmitir a mensagem divina, ser enviado da parte de Deus é absolutamente necessário que os lábios do profeta sejam purificados.


Isaías ouviu a voz dos serafins dizendo que “Deus é três vezes Santo” e viu o seu efeito. Os batentes das portas tremeram e o Templo ficou cheio de fumaça. A fumaça aqui não foi a nuvem de glória que pousava por sobre o Tabernáculo. A palavra empregada aqui é associada com “ira”, “fogo” e “julgamento”. Não é de se admirar que Isaías denunciasse a si mesmo: “Ai de mim! Estou perdido!”. Quão grande é a graça e a misericórdia de Deus, pois o fogo não consumiu Isaías, mas a brasa viva do altar purificou os seus lábios.


Como servos de Cristo, precisamos fazer duas coisas e, são elas:


A) Fixar os nossos olhos nAquele que ocupa o Trono do céu.


Veja o que Isaías viu:


“O Senhor” A Sua divindade.


“Assentado sobre” A Sua autoridade suprema.


“Um alto e sublime trono” A Sua majestade.


“E as abas.. enchiam o Templo” A Sua qualidade de ser Rei.


“Os Serafins” A Sua superioridade.


“Santo, Santo, Santo” A Sua santidade.


B) Sentir o toque da brasa do Altar.


A visão do Senhor ajudar-nos-á a servir com humildade. A brasa do Altar ajudar-nos-á a falar com autoridade.

--
Márcio Melânia

"Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados,
sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco."
(2 Coríntios 13 : 11)


Visite os meus blogs:

http://didaticaaplicada.blogspot.com
http://noticiascristas.blogspot.com/
http://hasbadana.blogspot.com
http://seitas.blogspot.com
http://eticaeliderancacrista.blogspot.com

--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
Aproveite e faça um visita ao http://hasbadana.blogspot.com e http://noticiascristas.blogspot.com

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Google Groups "Textos Reformados Selecionados"
Para enviar uma mensagem para este grupo, mande um e-mail para:
Textos-Reformados-Selecionados@googlegroups.com
Para sair do grupo, mande um e-mail para: Textos-Reformados-Selecionados-unsubscribe@googlegroups.com
Para outras opções entre no site: http://groups.google.com/group/Textos-Reformados-Selecionados
-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---

Nenhum comentário: