sexta-feira, 23 de março de 2012

Hipócritas confrontados por Jesus Novo Testamento


Hipócritas confrontados por Jesus Novo Testamento

José San Martín Camiña Neto

“...Os homens julgam pela aparência exterior, mas Eu examino os pensamentos e as intenções do homem”, 1 Samuel 16.7

É muito difícil a situação dos avarentos, falsos, fingidos, iracundos, encrenqueiros, orgulhosos, inconversos (crentes só de nome), joio, “reimundos” (pé na igreja e no mundo), enfim, os hipócritas no Novo Testamento. Na época da Lei bastaria segui-la como uma receita de bolo para ser aceito por Deus. Porém, ninguém conseguiu cumpri-la à risca. Por isso os sacerdotes, ainda que imperfeitos e sujeitos à mesma condição, foram estabelecidos como intercessores pelos pecados do povo.

A Lei mostrava o pecado. Jesus foi além: ampliou os mandamentos e mudou a receita. Complicou totalmente a vida dos legalistas.

Hoje Deus não está interessado meramente que cumpramos mandamentos. Temos de ir além: Ele considera o que nos leva a obedecer. Se houver qualquer interesse próprio, um mínimo resquício de egoísmo já estamos reprovados! Se fazemos apenas o que todos os demais pecadores fazem não há mérito algum nisso.

Amar os inimigos. Orar pelos perseguidores. Abençoar os que nos caluniam, desprezam, ofendem. Caminhar a segunda milha. Fazer o bem sem esperar nada em troca. Doar-se pelos outros. Servir aos outros. Dar a vida pelos amigos.

Se a Lei dizia “amarás a Deus sobre todas as coisas”, “amarás ao seu próximo como a você mesmo” “não cobiçarás”, “não adulterarás”, o Senhor Jesus diz que quebramos todos esses mandamentos se apenas olharmos para uma mulher com intenção maliciosa. Muitos adultérios e prostituições só não se consumam por falta de um local propício, pois o abrasamento sexual é tamanho a ponto de impregnar a mente e contaminar a alma do cobiçoso.

Se a Lei dizia “amarás a Deus sobre todas as coisas”, “amarás ao seu próximo como a você mesmo”, “não matarás” e “não darás falso testemunho contra o seu próximo”, Jesus diz: “Se você se irar contra o seu irmão já é réu de assassinato!” Muitas mortes só não são consumadas por falta de uma arma, pois o ódio que domina o coração é tão terrível que, na verdade, o oponente “é um homem morto”.

Hoje, se os avarentos provarem que a doutrina do dízimo em Malaquias 3 era apenas para a Antiga Aliança a situação deles se complica ainda mais. Deus estabeleceu um mínimo a ser devolvido de toda renda do trabalhador proporcionando-nos o privilégio de ser abençoados quadruplicadamente por Seu amor.

No Novo Testamento dízimo é mera obrigação e percentuais dão lugar ao que “cada um propõe em seu coração”. Ou seja, somos livres para adorar a Deus e manifestar nossa gratidão com nossas finanças de maneira livre e alegre. Podemos ir além do dízimo compreendendo como é impossível ser gratos pela saúde, o vigor físico, a paz interior, enfim, a vida que recebemos por meio da doação de Sua própria vida por nós na cruz maldita.

Ser hipócrita hoje é como ser um defunto ambulante que esqueceram enterrar.

Jesus discursou longamente contra a hipocrisia. Ananias e Safira, no Novo Testamento, foram fulminados por mentirem. O Senhor deixou claro que pregar, ministrar curas, expulsar demônios nada tem a ver com salvação (muitos pregadores-curadores têm lugar reservado no inferno!).

A maneira de escapar da condenação da hipocrisia é ser simples, ser servo, considerar os outros superiores a nós, nos humilharmos sob a potente mão de Deus. Gloriar apenas numa coisa: em conhecer a Deus! (Texto ainda em edição)

Cco a todos

Visite www.caosperanca.com.br
"Jesus Cristo é a Verdade Absoluta que nos satisfaz aqui, agora e eternamente"

-
ACESSE O SITE DA AGÊNCIA PÉS-FORMOSOS:
http://www.pesformosos.org.br/

Nenhum comentário: