sábado, 18 de abril de 2009

O que eu devo fazer para ser salvo?


Estudo Bíblico
Tema: SALVAÇÃO
Texto Base: Marcos 16:15-16

Jesus Cristo afirma que aquele que crê e fosse batizado seria salvo. OK. Mas salvo do quê? Vivemos num mundo regido por leis físicas e por leis espirituais. Dentro deste estudo, trataremos destas leis, leis que regem o Mundo governa este planeta e o Reino de Deus.

O que eu devo fazer para ser salvo?
Para ser salvo, você deve arrepender-se do seu pecado, crer na morte e ressurreição de Jesus por você e recebê-lo como Senhor e Salvador da sua vida. Aqui está o processo passo a passo. Primeiro, você deve ponderar sobre sua vida e, então, voltar-se de tudo que há nela que seja contrário ao que Deus almeja em você. Esse ato de voltar-se do seu egoísmo e ir em direção a Deus é chamado de arrependimento.(Mt 3:7-10;At 3:19)
Segundo, você deve reconhecer que Jesus Cristo morreu na cruz para perdoar seus pecados. Você o aceita como seu Salvador para que ele limpe de todo o seu pecado – como substituto que pagou o preço do seu pecado (Rm 5:9-10; Tt 2:14).
Terceiro, você deve pedir a ele para ser o Senhor da sua vida e reconhecer, aberta e verbalmente, que Jesus não é somente o seu Salvador, mas sim, também, o seu Senhor ( I Jo 2:23).
A Bíblia diz: “a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (Jo 1:12). Então, quando você abre o coração e o recebe, ele vem habitar dentro do seu coração – dentro da sua pessoa interior – através do seu Espírito Santo, e começa a viver, em você, a vida dele. A partir daí, é seu privilégio e chamado confessar o que Deus fez (Rm 10:9).

Se eu pecar perderei minha salvação?
Um ato de pecado não custa a salvação para você. Há pessoas que ensinam que , se você pecar depois que você aceitou Jesus Cristo, você deve ser salvo de novo. Mas isso não é o que a bíblia ensina.
Você pode imaginar alguém adotar uma criança e depois jogá-la na rua só porque ela cai enquanto está aprendendo a andar? Quando nós somos salvos, somos adotados na família de Deus. Devemos, em amor em temor a deus, procurar viver uma vida que seja agradável a ele. Mas a idéia de que um ato de pecado pudesse atirar uma pessoa para fora da família de Deus não está na bíblia (I Jo 1:7,9).
Todavia, os atos de pecado ou rebelião podem levar embora a alegria da salvação. Quando Davi pecou, ele ficou sem alegria, porque ele havia se rebelado contra Deus (Sl 51:12). Ele disse: “Não retires de mim o teu Espírito Santo” (Sl 51:11). Embora ele tenha cometido adultério e tenha sido responsável pela morte de um homem inocente, através dessa clara afirmação nos é mostrado que ele também tinha o Espírito Santo. Embora o castigo tenha vindo por causa do seu pecado, apesar disso Deus o perdoou e o amou, porque Davi se arrependeu diante do Senhor. Se alguém continua no caminho de um pecado conhecido, a segurança da salvação pode ser perdida, mas isso não é o mesmo que uma real perda da salvação.
Quando as Escrituras dizem: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca”(I Jo 5:18), o sentido da palavra no grego não é que uma pessoa nunca cometa um pecado, mas que ele não continua no caminho do mesmo, recusando-se a confessar e a arrepender-se de seus pecados. Uma pessoa que é nascida do Espírito de Deus será trazida ao arrependimento toda vez que pecar.
Além disso, nós lemos em Hb 10:29 que, se alguém realmente diz que o sangue de Cristo é como algo comum (impuro) e renuncia a salvação que ele recebeu, então aquela pessoa pode ter perdido a salvação por completo. Mas o mesmo livro diz: “Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores” (Hb 6:9). É muito difícil de crer que alguém que tenha nascido de novo se afastaria para tão longe assim de Deus.
Mas alguém pode perguntar: se nós somos novas criaturas em Cristo, por que nós temos ainda a capacidade de pecar? A resposta é que a perfeição para o crente nos espera no céu (I Co 15:54). Agora nós estamos unidos com Jesus na salvação, porém, estamos sendo progressivamente transformados na sua imagem (II Co 3:18). Nós estamos sendo mudados através das nossas vidas, mas não há um momento final, exceto a morte, quando o crente se torna perfeitamente sem pecado (I Jo 1:8).

Nenhum comentário: