quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Anticristo


O Anticristo
2 Ts 2.1-12; 1 Jo 2.18-23; 1 Jo 4.1-6; 2 Jo 1.7

"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. "(2 Ts 2.3-10)

O perfil bíblico do Anticristo tem suscitado tem muito interesse não só nos círculos cristãos, mas também na cultura secular, inspirando filmes e novelas bizarras. O Anticristo é o vilão supremo, que incorpora toda a maldade no seu grau mais elevado.

O perfil do Anticristo no Novo Testamento é um tanto enigmático. Há muita confusão e polêmica sobre seu papel e sua natureza. O termo anti-, usado para descrevê-lo, pode significar "contra" ou "no lugar de". O Anticristo é aquele que não só se opões, mas busca usurpar o lugar legítimo de Cristo. Busca tomar para si o lugar de Cristo. Portanto, é falso Cristo, o qual busca enganar as pessoas, levando-as a pensar que ele é o verdadeiro Cristo.

Muito debate se tem feito quanto a identidade do Anticristo. Será uma pessoa, um poder ou uma instituição? Será uma figura religiosa, política, ou ambas? Existe apenas um Anticristo, ou vários? Ocasionalmente, os cristãos o identificam como sendo uma pessoa em particular na história, tais como Nero, Hitler, Mussolini, apenas para citar alguns. Muitos protestantes têm identificado o papado católico romano como a instituição do anticristo, enquanto outros buscam um poder ou personagem ainda revelados como o Anticristo.

João fala de "muitos anticristos" (1 Jo 2.18) e do "espírito do Anticristo", o qual "presentemente já está no mundo" (1 Jo 4.30. Podemos concluir que durante o período entre a era apostólicas e a vinda de Cristo deverá haver muitas manifestações do Anticristo, pelo menos em espíritos e em poder.

O apóstolo Paulo indica que haverá uma manifestação especial do Anticristo antes da vinda final de Cristo. Este "homem da iniqüidade" virá de acordo com a eficácia de Satanás e terá a sua sede de poder no "templo de Deus" (2 Ts 2.1-12). Alguns crêem que para que isso ocorra, a adoração no templo em Israel deverá ser restaurada; outros o interpretam como sendo uma referência à aparição do "templo" do Novo Testamento, ou seja, a Igreja cristã.

A vinda do Anticristo está relacionada com uma grande apostasia na igreja. Talvez uma aliança entre o governo secular e as instituições religiosas esteja em vista. O objetivo do Anticristo é declarar guerra contra povo de Deus e buscar a destruição de Cristo e do seu Reino. A Bíblia nos garante, entretanto, que a despeito do seu tremendo poder e influência, sua derrota, seu julgamento e condenação são certos. Em última instância, ele não apenas é páreo para o verdadeiro Cristo vivo.

Sumário

1. O Anticristo opera tanto"contra" Cristo como "no lugar" de Cristo.

2. O Anticristo tem se manifestado durante toda a história da igreja em pessoas e instituições.

3. A Bíblia prediz uma manifestação especial do Anticristo com poder e influência extraordinários, no final dos tempos.

4.O Anticristo será derrotado por Cristo.

Autor: R. C. Sproul
Fonte: 3º Caderno Verdades Essenciais da Fé Cristã – R.C.Sproul. Editora Cultura Cristã.

Nenhum comentário: