quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Segunda Vinda Jesus Cristo


A Segunda Vinda Jesus Cristo retornará a terra em Glória. "MAS, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de quese vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhorvirá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz esegurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores departo àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós,irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreendacomo um ladrão; " 1 Ts 5.1-4 O Novo testamento anuncia repetidamente que Jesus Cristo voltaráalgum dia. Essa será sua "visita real", seu 'aparecimento" e"vinda" (grego: parousia). Cristo voltará a este mundo em glória. Osegundo advento do Salvador será pessoal e físico (Mt 24.44;At 1.11;Cl 3.4; 2 Tm 4.8; Hb 9.28), visível e triunfante (Mc 8.38; 2 Ts 1.10;Ap 1.7). Jesus vem para encerrar a história, levantar os mortos ejulgar o mundo (Jo 5.28,29), conceder aos filhos de Deus sua glóriafinal (Rm 8.17,18; Cl 3.4), e introduzi-los em um universoreconstruído (Rm 8.19-21; 2 Pe 3.10-13). Sua execução desta agendaserá a última fase e triunfo final de seu reino mediatário. Uma vezque essas coisas se cumpram, a aplicação da redenção contra a oposiçãosatânica, que era a obra específica do reino, terminará. Quando Paulodiz que Cristo então "entregará o reino" e se tornará sujeito ao Pai(1 Co 15.24-28), ele não está insinuando qualquer diminuição da honrasubseqüente de Cristo, mas está significando o completamento doplano para trazer os eleitos ao céu que o Filho ressurreto foientronizado para realizar. Os eleitos em glória, purificados eaperfeiçoados, honrarão para sempre o Cordeiro como aquele que foicapaz de abrir o livro do plano de Deus para cumprimento e aplicaçãoda redenção na história, e fazer acontecer o que estava planejado (Ap5). Na nova Jerusalém, Deus e o Cordeiro estão entronizados e reinamjuntos para sempre (Ap 22.1,3)). Mas este reinado é a crescenteconexão servo-Senhor entre Deus e os justos que se segue à era doreino mediatário, e não a continuação daquele reino como sul. Em 1 tessolonicenses 4.16,17, Paulo ensina que a vinda de Cristo teráa forma de um descida desde o céu, anunciado por um ressôo detrombeta, um clamor , e a voz do arcanjo. Os que morreram em Cristo játerão sido levantados e estarão com Ele, e todos os cristãos na terraserão "arrebatados" (isto é, levados às nuvens para o encontro comCristo no espaço), para que possam em seguida retornar à terra comEle, como parte de sua escolta triunfante. A idéia de que oarrebatamento os leva para fora deste mundo por um período antes deCristo aparecer uma terceira vez para uma "segunda vinda" tem sidoamplamente defendida, mas falta-lhe apoio escriturístico. Embora alguns dos detalhes dados por Paulo tenham significaçãosimbólica (a trombeta, como um clarim militar, chama a atenção para aatividade de Deus, Êx 19.16,19; Is 27.13; Mt 24.31. 1 Co 15.52; anuvens significa a presença ativa de Deus, Êx 19.9,16; Dn 7.13; Mt24.30; Ap 1.7), ele parece estar falando literalmente, e o fato de oque ele descreve estar além de nosso poder de imaginação não nos deveimpedir de tomar sua palavras no sentido de que isso será assim. O Novo Testamento especifica muito do que sucederá entre as duasvindas de Cristo, mas, afora q queda de Jerusalém em 70d.C. (Lc21.20,24), as predições sugerem processo e não eventos isoladosidentificáveis, e não revelam sequer uma data aproximada doreaparecimento de Jesus. O mundo gentio será chamado à fé (Mt 24.14);os judeus serão trazidos ao reino (Rm 11.25-29, uma passagem que podeou não antecipar uma conversão nacional); haverá falsos profetas efalsos Cristo ou anticristos (Mt 24.5,24; 1 Jo 2.18,22; 4.3). Haveráapostasia da fé e tribulação para os fiéis (2 Ts 2.3; 1 Tm 4.1; 2 Tm3.1-5; Ap 7.13,14; cf. 3.10). Um "homem da iniqüidade", aparentementenão identificável, acerca do qual Paulo havia falado aostessaçocicenses em um ensino oral que não possuímos (2 Ts 2.5), deviaou deve aparecer (2 Ts 2.3-12). Se o período de mil anos deApocalipse 20.1-10 é realmente a história do mundo entre as duasvindas de Cristo, haverá uma último e apical luta de poder de algumaforma entre as forças anticristãs do mundo e o povo de Deus (vv 7-9).Nenhuma data, contudo, pode ser inferida desses dados; o tempo doretorno de Jesus permanece completamente desconhecido. A volta de Cristo terá o mesmo significado para os cristãos queestiverem vivos quando acontecer como a morte tem para os cristãos quemorrem antes de acontecer: será o fim da vida neste mundo e o inícioda vida naquilo que tem sido retratado como "um ambiente desconhecidocom habitantes bem conhecido" (cf. Jo 14.2,3). Cristo ensina (Mt24.36-51) que será um trágico desastre se a parousia encontrar alguémdespreparado. Em vez disso, a idéia do que virá deve estarconstantemente em nossas mentes, incentivando-nos em nosso atualserviço cristão (1 Co 15.58) e ensinado-nos a viver, como se elafosse iminente, prontos a nos encontrarmos com Cristo a qualquermomento (Mt 25.1-13). Autor: J. I. PACKER Fonte: Teologia Concisa, pg. 159, Ed. Cultura Crista.

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