segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Nós vivemos nos últimos dias. Mas quem pensa nisso?


Nós vivemos nos últimos dias. Mas quem pensa nisso?

Vivemos o fim do ano, os últimos dias, diz a bíblia. Nós vivemos nos últimos dias. Mas quem pensa nisso? Nós temos bastantes coisas na nossa cabeça. Especialmente num dia assim: o último dia do ano. Num tal momento nós nos lembramos que de novo passou um ano; um ano em que muitas coisas passaram. Nós ficamos mais velhos. A nossa vida mudou, não é igual à nossa vida um ano atrás. Para alguns as mudanças foram pequenas. Mas para outros as mudanças foram enormes. Muitas lembranças voltam no fim de um ano. Nós olhamos atrás, mas também em frente. Cuidadosamente fazemos planos: Planos de férias, planos para construir uma casa ou uma igreja, planos com a nossa família, planos de mudança e mais e mais. Dessa maneira enchemos a nossa agenda até no fim do ano que vem. Supondo que tudo vai acontecer assim. Mas sejamos honestos: Quem, aqui, fazendo esses planos, conta com o fato de que nós vivemos nos últimos dias? Quem conta com a vinda de Cristo?
Cristo não tem razão quando ele diz: “Tal como foram os dias de Noé, assim será a vinda do Filho do Homem. Pois assim como, naqueles dias antes do dilúvio, comia-se e bebia-se, casava-se e dava-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca, e de nada se suspeitava até que veio o dilúvio que os levou a todos, tal será a vinda do Filho do Homem. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia em que vosso Senhor virá?”
Essa é a mensagem, que Cristo manda para o mundo. O Senhor voltará. Conte com isso!
Muitas pessoas não crêem nisso e não contam com isso. Eles não crêem em Deus. Não há Deus, eles dizem. Assim pensavam as pessoas antes o dilúvio; assim pensavam as pessoas na época de Davi, que escreveu salmo 14: “Os insensatos dizem a si mesmo: “Não há Deus!”. Assim pensavam muitas pessoas na época que Jesus vivia; e assim pensam ainda muitas pessoas. Não há Deus! Nada de novo sob o sol.
Por outro lado há também muitas pessoas, que acreditam. Noé cria em Deus; e Davi; Jesus mostrou que Ele foi o Filho de Deus; e nos séculos depois sempre havia uma igreja, que guardava aquela mensagem e passava para o mundo; e assim NÓS estamos reunidos aqui esta noite, nesta igreja, porque nós também acreditamos que Deus existe.
Assim podemos dividir este mundo em dois grupos. Um grupo que não pode nem quer acreditar que há Deus e que não conta com Ele; e uma parte que realmente crê nisso e que tenta contar com Ele.
Na bíblia nós encontramos esta separação também, mas fala sobre INSENSATOS e PRUDENTES. Isso não é igual a inteligentes e estúpidos. PRUDÊNCIA – na bíblia – quer dizer que respeitamos a Deus e seguimos as regras dEle; Pode pensar o que está escrito no salmo 111: “O principio da sabedoria é temer ao Senhor”. Quem não faz isso, não tem respeito por Deus; Quem pensa que pode viver sem Deus, se chama um INSENSATO. Pense em salmo 14: “Os insensatos dizem a si mesmo: Deus não há!”. Então eles não precisam contar com Ele e isso se mostra na vida indiferente deles.
É bom para memorizar isso quando nós vamos estudar a historia das dez virgens. Cinco eram PRUDENTES, e cinco eram INSENSATAS. Então as dez não eram doentes mentais. Esse não foi o problema. O problema foi a atitude delas. A atitude para a festa e para o noivo da festa. Isso é muito importante.
O que também é muito importante, é que nós vemos que esta historia é uma parte duma historia maior. Jesus fala essa historia DEPOIS no seu sermão sobre o que vai acontecer nos últimos dias deste mundo. E Ele fala dessa maneira deixando uma tensão nos seus alunos. Jesus fala sobre os sinais da vinda do Filho do Homem. O sol escurecerá, a lua não mais brilhará, e as estrelas cairão do céu; e depois aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; Ele disse isso de uma maneira que ninguém podia pensar: não será hoje, ainda posso esperar. Ao contrário, prestem atenção à figueira: mal os seus ramos ficam tenros e suas folhas começam a brotar, reconheceis que o verão está próximo. Assim também vós, quando verdes tudo isto, sabei que o Filho do Homem está próximo, às vossas portas. Mas logo depois ele diz: Mas este dia e esta hora, ninguém conhece, nem os anjos do céu, nem o Filho, ninguém senão o Pai, e só ele. Será igual como nos dias de Noé. A vida continuava. E de repente tudo isso acontece. E dois homens estarão no campo: um será tomado, o outro será deixado; duas mulheres a moer na mó: uma será tomada, a outra será deixada. Os dois estarão fazendo o mesmo trabalho, mas o segredo é que o primeiro contará com a vinda do Senhor e o segundo não. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia em que vosso Senhor virá. Pode estar bem pertinho, pode estar muito longe? Nós não sabemos. Esse é o nosso problema.
ESPERAR é às vezes um problema para muitas pessoas. Esperar o que outras pessoas fazem; Esperar como a nossa vida será no futuro; muitas pessoas não podem esperar; eles querem controlar tudo; eles querem governar e manipular o que será melhor para eles; eles querem aproveitar; pensando: “comamos e bebamos, pois amanhã morreremos”. Para eles não existe o amanhã, só hoje conta. Isso pode ser um problema para os crentes também. Talvez mais do que para os descrentes, porque estes não têm nenhuma esperança. Um crente tem e isso piora a espera. Precisamos de uma fé forte e uma confiança grande, porque seremos tentados mais e mais conforme o progresso do horário.
Cristo sabe isso. Não é por nada que ele está ensinando aos alunos deles com desenhos impressionantes para VIGIAR. O melhor desenho, eu acho, é sobre o homem que recebe uma notícia sobre um bando de ladrões, que estava se preparando para roubar as suas coisas. Naturalmente o homem ficou acordado! O outro exemplo é sobre o empregado, que ficou como supervisor, porque o seu dono estava fora; e que depois se aproveitou para gastar o dinheiro do seu dono. Ele agiu de modo irresponsável e sem visão, porque ele sabia que ele deveria se responsabilizar pelo seu trabalho. Cristo quer dizer: não seja irresponsável ou indiferente.
Mas isso não é fácil, pois a dificuldade é que esperar custa muito tempo e que nós não sabemos exatamente quando Cristo vai voltar. A tentação será grande que nós vamos pensar que ainda pode –eu-não-sei-quanto-tempo- custar antes de chegar a hora H; e que nós vamos fazer o que achamos melhor. Mas isso seria INSENSATO. O homem que tinha recebido uma notícia não vai depois de algumas horas para cama pensando que os ladrões desistiram. Isso seria INSENSATO.
Então, para deixar isso claríssimo Jesus dá esta história sobre as dez virgens, que são convidadas para uma festa. Um casamento. Elas não precisam trazer presentes, mas precisam trazer uma lâmpada, porque isso é muito importante para festa. Especialmente naquela época. Não havia eletricidade, iluminação nas ruas, ou nas casas. Quando a noite chegava, as pessoas iam dormir; não era possível fazer nada por causa da falta de luz. Então, especialmente quando as pessoas queriam organizar uma festa, precisavam de luz. Sem luzes não havia nenhuma festa. Tinha que haver bastante luz e por isso as virgens tinham recebido a ordem para trazer as lâmpadas, por que só assim a festa seria uma festa.
Então, para a preparação da festa essas lâmpadas foram vitais. Talvez possam imaginar, quando vocês mesmos estão organizando uma festa e a organização está nas mãos de outras pessoas. Você pediu algumas pessoas para preparar bastantes salgadinhos, docinhos e bebidas. Deve ser bastante para toda a noite. Então, a festa começa e você descobre que não tem bastante. E você chama aquelas pessoas para se responsabilizar e elas dizem: Sim, desculpe, mas não tinha bastante tempo. Ainda tinha que comprar uma roupa bonitinha para a festa e tinha que fazer isso e isso. Como você vai reagir? O que você pensaria? Você teria o sentido que elas fizeram tudo para fazer de SUA festa uma verdadeira festa?
Assim pessoas podem se preparar duma maneira diferente para uma festa. Algumas pessoas, se receberem um convite, pensarão: Ah que bom, uma festa. Gosto disso! Vou me alegrar! Como EU posso me apresentar melhor; ou como EU posso aproveitar o mais que seja possível. Uma festa quer dizer para eles: Que bom para MIM! Eles não se perguntam DE QUEM é a festa. Especialmente se a festa é um casamento. Uma tal festa quer dizer: Que bom! Para ELES. O NOIVO e A NOIVA. É a festa DELES. E quem receber um convite contará com isso nas preparações. Então, é a mesma coisa nessa historia. Dez virgens recebem um convite, mas elas reagiram diferente. Cinco virgens fazem tudo para cuidar que a festa continue bem até o fim. As outras não. Elas se preparam para a festa, mas não o bastante. Se tivesse dependendo delas, não haveria uma festa. O noivo teria estado lá na escuridão com todos os convidados.
As virgens INSENSATAS descobrem isso, quando elas acordam. Na madrugada. O dia quase passou. Custou muito tempo, mas finalmente ele está ai: o noivo. Ele vem para cá, vamos, vamos encontrá-lo. Elas pegam as suas lâmpadas e as acendem. Cinco começam a brilhar, mas as outras cinco lâmpadas se apagam logo. Insensatas, não há óleo dentro. Elas esqueceram de controlar as suas lâmpadas. Se elas tivessem feito isso, elas logo teriam descoberto que não tinham óleo e elas ainda tinham tido a oportunidade de comprar óleo. Mas elas estavam tão preocupadas consigo mesmas, que esqueceram disso. INSENSATAS!
Olha, tem um pouquinho de óleo para mim? Uma moça pede a outra. Não! Sim, tenho óleo, mas isso é bastante só para esta lâmpada. A minha. Se nós não quisermos ficar sem luz no meio da viagem. Talvez seja melhor que você vá para fulano. Ele ainda está aberto. Lá pode comprar óleo. No mesmo tempo nós vamos encontrar o noivo. Então, não tem outra possibilidade e lá elas vão, aquelas moças insensatas.... Elas saem na escuridão da noite. As outras olham para elas, mas só um minutinho porque lá, já está vindo o noivo. Brilhante, sorrindo, assim ele dirige os seus convidados para a sala com a iluminação festiva. Todos entram e a festa pode começar. Feche a porta! Mas olha, ainda cinco estão faltando....! Talvez uma disse: Então, que pena, porque elas estão atrasadas. A porta fecha realmente. Alguns minutos depois algumas pessoas estão batendo na porta; algumas vozes estão gritando: Senhor, Senhor, abre nos! Mas ninguém abre. Uma voz diz: “Em verdade, eu vos declaro: não vos conheço”. E a porta fica fechada. Elas estão atrasadas.
ATRASADAS. Isso é chocante nesta historia. Que a porta fecha e não abre mais. Não só para os judeus, que conhecem as leis de hospitalidade, mas também para nós isso é chocante. Isso quer dizer que temos que estar bem adiantados e que temos que nos preparar bem antes. Como está escrito: “Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora”.
Com aquelas últimas palavras Cristo volta para a realidade dos seus alunos, que vivem nos últimos dias e se preparavam para a vinda dele. Com certeza eles reconheceram muito. Como aquelas virgens eles estão viajando para uma festa! A vinda de Cristo será para todos os verdadeiros cristãos uma festa, porque naquele momento acabará a tristeza deste mundo. A opressão contra os cristãos neste mundo. Como nos países onde a maioria crê em Alá. Mas não só lá. Também acabará a opressão contra os cristãos na nossa sociedade; Naquele momento não ouviremos mais sobre guerras, assaltos, bombas, criminalidade, etc. Naquele momento ninguém morrerá, nenhuma pessoa estará doente, não haverá mais luto, nem clamor, nem sofrimento. Será assim. Nós estamos viajando para uma festa e não para um enterro.
Mas estamos conscientes disso? Estamos conscientes que estamos viajando para a festa de CRISTO? Nós contamos bastante com isso? Vivemos nesta fé? Ou estamos mais preocupados com as coisas atuais de cada dia, assim que nós não estamos ansiosos para a vinda de Cristo? É possível, sabe? Há bastante pessoas que vivem assim. Que são indiferentes; que não contam com Cristo. Elas são insensatinhos.
Felizmente há outras pessoas que contam com a vinda de Cristo. Eles estão felizes por tudo o que Cristo deu este ano; que estão consolados por Cristo na tristeza deles; que estão vivendo perto de Cristo cada dia; pode ouvir isso quando eles falam e oram. Eles gozam estar perto do Senhor; eles têm respeito para Cristo; Para a presença dele e as palavras dele; e eles vivem como cada outra pessoa; eles fazem o mesmo trabalho como os descrentes, tudo igual. Só com uma diferença: o seu amor por Cristo. Quem ama Cristo, não precisa se preocupar; pode ansiar pela vinda dele; porque está preparado. Ele nunca está ETERNAMENTE ATRASADO.

Amém.

Rev. Abram de Graaf
www.pregacao.reformada.org

Nenhum comentário: