quinta-feira, 14 de julho de 2011

Está tudo bem? E quando não está?


ESTÁ TUDO BEM? E QUANDO NÃO ESTÁ?
(Richard José Vasques)


Como encaramos a vida? Sempre tem de estar tudo bem? Penso que a maioria de nós pretende que seja assim, mas como vemos, nem sempre tudo está “a mil maravilhas”, segundo nossa percepção. Já foi escrito que “nem tudo são flores”, tentando traduzir essa realidade. Como nos comportamos quando as coisas não vão bem? Parece ser mais fácil falar sobre o nosso comportamento quando tudo vai bem. Será? Como você responderia isso? Parece que quando as coisas vão bem, fazemos as coisas de qualquer jeito. Será?

Existem pessoas que “tocam” a sua vida num determinado ritmo, e quando as coisas ficam melhores, eles continuam nesse ritmo, focando no que realmente importa. Outros quando as coisas ficam melhores, passam a ser extravagantes, exagerando nos gastos, o que muitas vezes faz com que voltem à situação anterior, e daí reclamamos. E quando as coisas pioram! Como fazer? Geralmente as pessoas entram em pânico, se desesperam. Não estamos preparados para encarar as dificuldades, as situações adversas.

O Apóstolo Paulo escreveu o seguinte: “... aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4.11b-13. Note que Paulo fala em necessidade, e que eu citei dificuldade. Vamos às definições dessas palavras:

Dificuldade: aquilo que é difícil, situação difícil, apuro, aperto, obstáculo, impedimento, estorvo. Situação difícil precisa ser enfrentada.

Necessidade: é a sensação da falta de alguma coisa indispensável, útil ou cômoda ao homem.

Penso que na maioria das vezes nós passamos por dificuldades e não por necessidades. Enfrentamos situações difíceis sem termos tido falta do que é primordial para nós (comer, beber, morar, vestir, como diz Timóteo: “pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.” 1 Timóteo 5.7-8). Paulo passou por necessidades (falta de). Veja essas frases:

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.” Albert Einstein

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” Winston Churchill

“Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!” Bob Marley

Focamos no TER, o que muitas vezes nos traz certas preocupações. Sempre queremos TER mais.

Voltando ao Apóstolo Paulo, precisamos APRENDER a viver contentes em toda e qualquer situação. Precisamos focar no que é realmente importante, e não ficarmos sofrendo com aquilo que está nos trazendo alguma situação difícil. Tem um hino cristão que diz assim: “Conta as bênçãos...”. Se olharmos ao nosso redor, iremos ver várias situações nas quais nós temos sido abençoados. Quantas vezes, ao olhar um pouquinho para o lado, você descobriu que não tem problemas? Existem situações muito mais graves

Está faltando alguma coisa? Paulo diz para aprendermos a viver sem ela. Podemos perguntar: o que está faltando é realmente essencial? Faz realmente diferença? Existem casos em que o que falta é realmente essencial, mas muitas vezes não faz diferença para a nossa vida, e mesmo assim sofremos por causa dessa “falta”.

Tenho dito que é muito importante termos um bom (o ideal seria dizer excelente) relacionamento com Deus quando tudo vai bem, para que possamos acessá-lo da mesma maneira quando as coisas não estiverem tão bem. Talvez a nossa dificuldade de aprendizado comece aqui: quando as coisas vão bem, nós achamos que não precisamos nos relacionar com Deus, pois tudo já está muito bem, não é mesmo! Porém os relacionamentos precisam ser contínuos. Relacione-se bem e vença as dificuldades. Boa semana

Um comentário:

Anônimo disse...

vc deveria estudar mais a biblia e orar mais antes de falar de qualquer igreja amigo!! tenha a certeza de uma coisa, vc nao vai entrar no céu com a placa da sua igreja e somente sua igreja estara la!!! tenha cuidado irmao pois naquele dia muitos dirão... senhor pregamos em teu nome e fizemos todo o bem, e jesus dira! afastai vos de mim pois não vos conheço!!
sejamos diferentes do mundo e não iguais ao mundo trazendo o mundo para as igrejas..