segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Pureza do Movimento Pentecostal


A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL

Por Elienai Cabral

O Movimento Pentecostal, antes de qualquer estereótipo que se queira dar, é um movimento do Espírito Santo pautado nas Escrituras

Ao longo da história da Igreja, desde o Dia de Pentecostes, o Movimento Pentecostal, embora comprovadamente histórico e originado pela manifestação presencial do Espírito Santo, tem sido alvo de ataques inescrupulosos e alguns equívocos. Sempre que vem à tona a temática sobre o Pentecostalismo, surgem verdades e mentiras. Conceituações equivocadas sobre sua doutrina e história devem merecer uma apreciação acurada e uma refutação bíblico-teológica. A história não pode basear-se em especulações, mas em fatos. A ignorância histórica produz injustiças e enganos, e o Movimento Pentecostal não pode se dar ao luxo de não refutar esses equívocos e mostrar a origem e a realidade atual do pentecostalismo autêntico. O pentecostalismo bíblico define-se com um movimento espiritual que enfatiza as manifestações espirituais do Dia de Pentecostes como manifestações que se evidenciam no tempo presente da vida da Igreja hoje.

1 – A ORIGEM DO PENTECOSTES CRISTÃO

O ponto de partida do Movimento Pentecostal

A escritura em Atos 2.1 diz literalmente: “Cumprindo-se o dia de Pentecostes”. Nessa ocasião, veio o Espírito Santo de forma invasiva sobre um grupo de homens e mulheres reunidos num mesmo lugar num cenáculo localizado na cidade de Jerusalém. Na vida de Israel, as festas coletivas e religiosas tinham um caráter especial. Das várias festas de Israel, três delas eram consideradas as principais com a participação de todo povo Êx 23.24-17; Lv 23.15-22. A primeira era a “Festa da Páscoa e dos Pães Asmos”, as duas festas eram seguidas, uma após outra, e comemoravam a saída do Egito. A outra era a “Festa do Pentecostes”, também conhecida como “Festa das Semanas”, ou seja, cinqüenta dias depois da Páscoa Êx 34.22; Lv 23.15-22, no quinquagésimo dia, chamado “Dia das Primícias” ou “Dia da Colheita”. O Pentecostes era, de fato, uma festa agikj5rícola em que todo povo de Israel que agradecia a Deus pela colheita do trigo. Esse dia especial, o dia de Pentecostes, tornou-se significativo porque inaugurou um novo tempo, uma nova dispensação da graça comandada pelo Espírito Santo. Ele, o Espírito Santo, era o cumprimento da “promessa do Pai” que Jesus falara aos seus discípulos em sua vida terrena. Depois da sua ressureição, Jesus fez a promessa com estas palavras: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai: ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” Lc 24.49.

Do pentecostes judaico ao cristão

Sem dúvida, a Festa de Pentecostes ganhou um sentido especial. Inicialmente, os cristãos procuravam, em Jerusalém, o seu majestoso Templo judaico. Nas outras cidades onde não havia um templo, os cristãos procuravam as sinagogas para cultuarem a Deus. Entretanto, essa experiência não perdurou por muito tempo por causa da rejeição daqueles cristãos À forma de adoração que faziam. Depois da destruição do Grande Templo no ano de 70 d.C., os judeus não tinham mais onde se reunir para os cultos judaicos, mas os cristãos entenderam que um local específico não lhes impedia de cultuar ao Senhor. Em virtude do derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, a Igreja de Cristo ganhou uma dinâmica especial do Espírito Santo que a impelia a evangelizar e a comungar em união. As manifestações do Espírito Santo se tornaram uma constante na vida da Igreja At 19.1-20

Como surgiu o termo pentecostalismo?

Pentecostalismo é um termo moderno inspirado no vocábulo grego pentecostes que significa “qüinquagésimo”. Essa nominação surgiu, inicialmente, da recusa de líderes tradicionais do cristianismo dos séculos 17 ao , ao movimento de renovação espiritual. A insatisfação com a igreja romana, anglicana e ortodoxa provocou um desejo intenso pela renovação da igreja mediante a operação livre do Espírito Santo. A insatisfação e o desejo de mudança e volta aos princípios da Igreja Primitiva acenderam um sentimento de protesto entre os cristãos comprometidos com a simplicidade da Palavra de Deus. A partir daí, esses movimentos tornaram-se fortes e as discussões doutrinárias e de reforma teológica agitaram, especialmente, o final do século 19. Em 1739, John Wesley discordou da igreja anglicana e iniciou uma nova igreja voltada para a santificação e a oração. O termo “pentecostal” começou a ganhar espaço entre esses cristãos, denominados de fundamentalistas. Em Londres, a palavra “pentecostalismo” ganhou importância e passou a identificar e passou a identificar esse movimento de santidade e oração. Em 1901, o reavivamento em Topeka, Texas, em Chicago, e depois em Los Angeles, Califórnia, fortaleceu-se, levando a formação de grupos independentes de crentes que aceitavam a liberdade do Espírito e se tornou conhecido, inicialmente, como Fé Apostólica e como Igreja Missão.

Era o início do século 20. A aceitação do batismo com o Espírito Santo com a evidência do falar em línguas e a manifestação dos dons do Espírito deu impulso à criação do termo “pentecostal” como um título que representava os cristãos comprometidos com a obra de santificação do Espírito. Sem entrar em detalhes históricos, mas esse título “ pentecostal ou pentecostalismo” fora dado a um grupo de cristãos insatisfeitos com o tipo de cristianismo seco e vazio da presença do Espírito Santo vivido pelas igrejas tradicionais. A insatisfação, o desejo de mudança e a volta aos princípios da Igreja Primitiva produziram um sentimento de protesto entre os cristãos comprometidos com a Palavra de Deus. Inicialmente, esse título fora dado com um sentido de menosprezo aos que buscavam santidade e pureza no modo de viver. O termo “pentecostal” era relegado a um tratamento de menosprezo e discriminação.



II – A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO

A Promessa da efusão do Espírito

O derramamento do Espírito tem a ver com a efusão do efusão Espírito Santo, que significa o ato de derramar dentro daqueles que aceitaram a mensagem de Cristo. A promessa divina por intermédio de profeta Joel tinha um caráter universal, porque !toda a carne” seria alcançada pelo derramamento do Espírito (Jl 2.28-32). Era uma promessa, inicialmente, dirigida ao povo judeu, mas alcançaria todos aqueles que reconhecessem a Cristo Jesus em todos os lugares e épocas ( At 2.1-13,19). O Dia de Pentecostes foi o dia marcante porque interrompeu com o legalismo judaico de sua liturgia e mostrou o poder de Deus a todos os homens. O Movimento Pentecostal implica uma ação contínua e renovadora do Espírito Santo na vida da Igreja, fazendo com que esta cumpra cabalmente as demandas da Grande Comissão (Mt 28.19,20; Mc 16.15-20)

O Movimento pentecostal tem o testemunho dos séculos

O “fogo” que foi visto em línguas ou chispas sobre as cabeças dos discípulos no cenáculo não se apagou naquele dia. É um fogo que incendiou aquelas pessoas e até o dia de hoje está aceso como sinal que o Espírito Santo está ativo na Igreja de Cristo. A partir do século 15 ao 18, com a Reforma Protestante iniciada com Martinho Lutero (1517), surgiram outros homens e mulheres cheios do Espírito Santo, os quais permitiram que o Espírito Santo produzisse um “novo movimento espiritual”. Em 1530, toda a Europa foi influenciada e despertada para uma revisão de conteúdo da doutrina da igreja que havia sido maculado com as heresias da igreja romana. Alguns concílios foram realizados e as doutrinas principais da igreja foram revitalizadas e esclarecidas, especialmente as que envolviam cristologia ( Cristo), pneumatologia (Espirito Santo), soteriologia (salvação) e escatologia (coisas do fim). A chama pentecostal começou a arder no coração de alguns homens e eles abriram espaço para a ênfase na ação livre do Espírito Santo. Aqueles valores simples e fundamentais da doutrina dos apóstolos foram restaurados. Do século 15 a 18 surgiram grandes homens de Deus, que marcaram a história com os avivamentos na igreja. Em 1739, John Wesley discordou da igreja anglicana a que estava ligado e iniciou um movimento de santidade e evangelização. As ênfases na oração e no fervor espiritual tornaram-se vitais, e agregaram-se a ele muitos cristãos desejosos de uma vida cristã mais ortodoxa. Em 1901, de fato, esse movimento espiritual ganhou força, em especial nos Estados Unidos da América, em cidades como Topeka, Chicago e Los Angeles. Em 1906, esse mover do Espírito acontecia na Rua Azuza, em Los Angeles, Califórnia, com um pastor negro chamado William Seymour e o movimento do Espírito começou a espalhar-se em várias partes do mundo.

O movimento Pentecostal chegou ao Brasil

Em 1910, Gunnar Vingren e Daniel Berg, suecos de origem, saíram dos Estados Unidos em direção ao Brasil. Por direção e revelação divina, esses dois homens embarcaram num navio mercante a aportaram em Belém, Pará. Inicialmente, procuraram uma igreja batista tradicional, mas logo foram rejeitados nesta igreja por causa da fé pentecostal que professavam. Iniciaram, então, uma nova igreja em 1911, denominada Igreja da Fé Apostólica que hoje é a Assembléia de Deus. A igreja cresceu rapidamente, e os convertidos eram batizados com o Espírito Santo.







III – O PENTECOSTALISMO BÍBLICO

Tem sua base na Palavra de Deus

A profecia de Joel 2.28-32 promete um derramamento do Espírito de tal modo que alcançaria não só o povo judeu, mas também todos os demais povos da terra. Não só o profeta Joel profetizou, mas Jesus declarou que depois da sua obra realizada pela salvação da humanidade, o Espírito Santo seria enviado, como promessa do Pai Lc 24.19 a todos quantos recebessem a Jesus como Salvador e Senhor.

É confirmado com o advento do Espírito Santo

No dia de pentecostes assinalou-se: a vinda do Espírito Santo Jo 16.7,8,13; o recebimento do dom do Espírito Santo Jo 14.16; At 2.38,39; e o abundante derramamento do Espírito, não só em Jerusalém, mas em Cesaréia At 11, Antioquia At 11.19-30 e em Éfeso At 19.1-6. O Espírito Santo veio para ficar e habitar na vida da Igreja. Ele não restringiu sua obra aos primeiros dias da igreja de Atos dos Apóstolos, mas ultrapassou os tempos e opera em nossos dias.

Tem seu alicerce na doutrina dos Apóstolos – At 4.42

A doutrina dos Apóstolos não é outra senão a que receberam de Jeus Cristo. Eles não criaram outra doutrina, mas fortaleceram aquilo que haviam recebido dEle. O Movimento Pentecostal não é uma inovação nem algo aparte da igreja. Não se trata de grupo dissidente da Igreja de Cristo. O Movimento Pentecostal implica uma ação contínua e renovadora do Espírito na vida da Igreja. Suas doutrinas têm seu alicerce na doutrina de Cristo.

IV – PENTECOSTALISMO HOJE

Ameaças ao genuíno pentecostalismo

O verdadeiro pentecostalismo se firma essencialmente, na doutrina dos apóstolos deixada por Jesus – At 4.42. A unidade de pensamento e de ação mantinha os discípulos unidos. O apóstolo Paulo acrescentou a palavra “profetas” à expressão “doutrina dos apóstolos” e, desse modo, fortalecia o fato de que Jesus Cristo era o cumprimento das profecias – Ef 2.20. Os sinais do Pentecostes aconteciam e eram notados na vida dos cristãos sem que a nominação pentecostal ou pentecostalismo os identificasse como tal. Entretanto naqueles dias, a igreja emergente começava a sofrer com influências filosóficas sobre as doutrinas originais ensinadas pelos apóstolos. No ano 57 d.C., Paulo faz um discurso aos efésios e exorta aos líderes da igreja, dizendo: “ Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para acrescentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si” – At 20.28-30.



Ameaça do “neopentecostalismo”

O que é neo pentecostalismo? O prefixo “neo” indica um movimento espiritual saído do clássico pentecostalismo que absorveu doutrinas e falsos conceitos sobre as ações do Espírito Santo. Surgido nos Estados Unidos na década de 70 do século passado, o neopentecostalismo não tardou em chegar ao Brasil. O neopentecostalismo absorveu conceitos advindos de movimentos místicos sem compromisso com a palavra de Deus, com raízes no humanismo de Finéias Parkhust Quimby – 1802-1866, conhecido como pai do “Novo Pensamento”, o qual ensinava que a enfermidade e o sofrimento têm origens no pensamento incorreto. Foi ele o criador da doutrina do “poder da afirmação” ou da “ Confissão Positiva”. Logo depois apareceu Essek William Kenyon, que desenvolveu a “Teologia da Prosperidade”. Muitos nomes influenciaram e desenvolveram o neopentecostalismo. Igrejas novas foram formadas, as quais aderiram a essas novas idéias e doutrinas que não correspondem à sã doutrina ostentada pelo pentecostalismo verdadeiro. O genuíno Movimento Pentecostal, baseia sua crença na “doutrina dos apóstolos”, e nunca foi movimento aparte, segregado ou discriminador, mas foi e ainda é um movimento espiritual dentro da igreja, dando continuidade ao movimento do Dia de Pentecostes. Porém, Paulo já havia profetizado acerca de movimentos espirituais feitos e construídos por homens insensatos que constroem suas doutrinas sobre a areia, porque são movimento sem estrutura teológica e sem consistência alguma. É , de fato, o joio semeado no campo de trigo – Mt 13.24-30.



Identificando algumas heresias do neopentecostalismo

Esse movimento nada tem a ver com o verdadeiro pentecostalismo. A adesão a estas idéias desenvolveu um segmento esotérico, místico e sincrético que nada tem a ver com o verdadeiro cristianismo – Cl 2.18. Algumas dessa heresias grassam no meio evangélico, especialmente, o meio pentecostal. Suas principais doutrinas são: a Confissão Positiva, doutrina da prosperidade, maldição hereditária, utilização de objetos e ações envolvendo sal grosso, óleo santificado, medalhinha da fé, água santificada, culto aos anjos, etc. Essas práticas são indutoras de: imaturidade espiritual, subversão espiritual, soberba intelectual. Algumas doutrinas são forjadas com acréscimos de conceitos ao texto bíblico”; a crença em “pseudo-revelações espirituais” que fomentam coisas espirituais que contrariam a Palavra de Deus; distorções da verdade bíblica”, “deificação do homem e anjos”; “negação ou subtração da Palavra de Deus”, culto ao anjos e tantas outras heresias que influenciam o objeto da fé, que é Jesus Cristo, e modificam o modo de cultuar a Deus.



Tivemos por objetivo neste capitulo distinguir o genuíno do falso Movimento Pentecostal. As igrejas pentecostais sérias não são igrejas diferentes daquelas de Atos dos Apóstolos, por isto, momento histórico, especialmente, da Assembléia de Deus requer fortalecimento do nosso credo.



Texto extraído do livro tema das Lições Bíblicas CPAD – Movimento Pentecostal – As Doutrinas da Nossa Fé – Capítulo 9. Autor Pastor Elienai Cabral


Hermom Leal Moreira

-Eng. Eletricista e
de Telecomunicações*
-Eng. de Seg. e do Trabalho**

*Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
**Universidade de Cuiabá - UNIC

"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto,
descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança
nem sombra de variação".Tg. 1.17

Palavras que Corrompem


Palavras que Corrompem

“...O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína...” (Pv.13:3)

Finalmente um tempo de chuva e um pouco de umidade no ar, nestes dias de calor, falta-me inspiração e sobra em mim indignação, sequer tenho animo de tomar um chá quente em minha caneca verde (já que devido a um voto que fiz estou impossibilitado de tomar café).

Pensando nas coisas que me tem advindo ultimamente, tenho me valido da importância de ficar calado, os ataques do inimigo tem sido cada vez mais fortes e com isto as vezes é melhor cumprirmos o que diz os Salmos 5, “ pela manhã faço minha oração e fico esperando”.

Isto me levou a pensar, sobre Palavras que Corrompem, este é o tema que tenho escolhido para o dia de hoje, espero sinceramente que sejam abençoados.

Recentemente ouvi uma senhora de idade falar, a uma amiga sobre a atual obsessão por dieta. Ela disse de forma pensativa: “Eu estou mais preocupada com o que sai da minha boca do que com o que entra nela” (há um mundo de sabedoria nessas palavras).

Jesus expressou dessa maneira: “...Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce pelo ventre, e é lançado fora? Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina...” (Mt.15:17-20)

O que nós dizemos afeta os outros, no livro de Provérbios o capitulo 12 e o versículo 18 nos afirma: “...Há palavras que ferem como a espada...” . contudo, facilmente nos esquecemos do efeito que nossas palavras tem sobre nós. Quando fofocamos ou difamamos a outros, nossas palavras começam a nos arruinar, pois estamos fortalecendo o mal que está em nós, até que ele acabe nos destruindo.

Por outro lado, quando guardamos nossos lábios nós golpeamos essa malevolência interior, e em Provérbios no mesmo capitulo e versículo na parte “B”, nos afirma: “...Mais a língua dos sábios traz a cura...”. estamos protegento as nossas almas, pois enfraquecemos o mal que está à nossa espreita para nos arruinar.

Peça a Deus que o ajude a “colocar um guarda” à sua boca e “vigiar a porta” dos seus lábios (Sl. 141:3)

Minha petição neste dia é que as suas palavras sempre produzam vida e nunca a destruição

Deus os abençoe ricamente

Pr.Dr. Wagner Teruel
Phd.Db.Dee.Thb/Lic
Diretor do ITS
www.itsteologia.net

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Discipulos de Caim


Discipulos de Caim

“Prosseguiram pelo caminho de Caim” Judas v.11

Quem são estes que Judas diz que prosseguiram pelo caminho de Caim?
Para descobrirmos, vamos ver o que aconteceu com Caim.


"Conheceu Adão a Eva, sua mulher, ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse:
Alcancei do Senhor um varão. Tornou a dar à luz a um filho-a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura.
Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou." Gn. 4. 1-5

Um discípulo de Caim anda mais preocupado com a oferta do que a coerência da vida daquele que oferta.
Em primeiro lugar são pessoas que dão mais valor as ofertas aparentes do que a essência que habita o fundo do ser.
O problema não estava na oferta, mas na vida, nas obras, que não eram justas.
“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz a porta...”
A bíblia diz que Deus se agradou primeiro da pessoa e depois da oferta.
Da mesma forma Deus desagradou-se primeiro da pessoa (Caim) e como conseqüência, da sua oferta.
A oferta em si não tem nenhum sentido espiritual, se divorciada da boa motivação e conduta daquele que faz.
Quando olhamos esse episódio, achamos que Deus se agradou da oferta de Abel porque ela era melhor do que a oferta de Caim. Não foi assim.
Deus não olha a oferta, mas sim o ofertante.
Isso me faz lembrar da oferta de uma pobre Viúva em Marcos 12. 41-44


"E sentando-se Jesus defronte do cofre das ofertas, observava como a multidão lançava dinheiro no cofre; e muitos ricos deitavam muito.
Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou duas moedas, que valiam um quadrante.
E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes:
Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre, porque todos deram daquilo que lhes sobrava, mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento." Marcos 12.41-44

Jesus não aceitou as ofertas daqueles que ofertavam grandes quantias em dinheiro, mas da singela oferta da pobre Viúva ele aceitou. Porque ?
Porque Jesus vê o coração do ofertante e não a oferta em si. Quem teme a Deus oferece o melhor a Deus.
Quem prossegue no caminho de Caim só tem barganhas a fazer. “É para Inglês vê”


São pessoas que se enchem de inveja quando vê a graça de Deus agindo na vida dos outros.
Quem odeia um irmão cheio de graça, odeia também o Deus de toda a graça.
Discípulos de Caim sentem inveja especialmente em função de se constatar a graça de Deus agindo na vida de alguém.
Ao invés de Caim buscar a aceitação de Deus, ele preferiu odiar e matar seu irmão Abel.
Caim sentiu ódio contra Deus e Abel. Quem odeia o irmão, também odeia a Deus.


“Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele”. I Jo 3.15

O que aconteceu com Caim, poderia acontecer na igreja. Por isso o cuidado para que não se praticasse o homicídio emocional “seguindo-se pelo caminho de Caim”.


Conclusão:
Discípulos de Caim, são pessoas que dão mais valor as ofertas aparentes que a essência que habita no profundo do ser. Essa realidade é que se enche de inveja quando se vê a graça de Deus agindo na vida dos outros.
Com isso podemos correr o risco de estarmos prosseguindo pelo caminho de Caim.

Autor: Fabiano W. Moreira
Igreja Prebiteriana do Brasil
Sorocaba- SP

Erro Trágico


Erro Trágico


É um engano vital pensar-se que os crentes em Jesus são pessoas fracas e limitadas. Na realidade, não há vida melhor do que a de um servo de Deus, mesmo tendo o mundo todo contra. Ora, meu amigo, quem tem Jesus tem tudo, quem não tem Jesus não tem nada.
Devido a cegueira espiritual causada pelo deus deste século, não é dada às pessoas do mundo a visão da verdadeira liberdade, da verdadeira alegria, e da verdadeira vida.
Vida, é ter Jesus!
Àqueles que já foram abertos os olhos e rasgado o véu espiritual, Jesus declara:
"Bem-aventurados os que não (me) viram e creram" (João 20.29).
E ainda mais:

"Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos" (Mateus 11.25).

Estes chamados "pequeninos" são exatamente aqueles que o mundo chama de "mentes estreitas"," loucos", "fanáticos", e tantos outros nomes.
Qual a nossa resposta a essas palavras? -

"Nós somos loucos por amor de Cristo... somos injuriados e bendizemos; somos perseguidos e sofremos; somos blasfemados e rogamos; até ao presente, temos chegado a ser como o lixo deste mundo e como a escória de todos" (1Coríntios 4.10-13).

Porém, agora vem o melhor da história:

"em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Romanos 8.37).

Oh, amigo, os verdadeiros crentes jamais andaram pedindo esmolas, porque eles têm um Deus VIVO e misericordioso que não os desampara. Hoje em dia você pode ver muita gente afirmando ser "evangélico", mas os verdadeiros crentes são somente aqueles que podem afirmar com convicção:

"Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência mendigar o pão" (Salmo 37.25).


Entenda-se "justo" aqui aqueles que são justificados pela fé em Jesus (Romanos 5.1).
O verdadeiro crente em Jesus tem um Deus que supre todas as suas necessidades (Filipenses 4.19). O verdadeiro crente em Jesus já perdeu o medo de tudo nesta vida (2Timóteo 1.7). O verdadeiro crente em Jesus não anda cheio de dúvidas ou falta de fé (Romanos 12.3).
Quem pensa que o crente em Jesus é um fraco ou fracassado, engana-se redondamente, porque "o povo que conhece ao seu Deus é forte e ativo" (Daniel 11.32).
O diabo deita e rola em cima das pessoas do mundo, fazendo misérias, enganando, matando, roubando e destruindo (João 10.10). Por outro lado, o crente em Jesus pode ousadamente afirmar:

"Maior é aquele que está em mim do que aquele que está no mundo" (1João 4.4).


Derrota, meu amigo, não é coisa de crente em Jesus, porque Deus "em Cristo Jesus sempre nos conduz em triunfo" (2Coríntios 2.14).
E tem mais: o mundo acha que os "pobres" crentes em Jesus não têm sabedoria, o que é um engano trágico. Não há sabedoria maior do que temer a Deus e seguir a Jesus.
Depressão, frustração, stress, são coisas comuns do mundo. Mas na hora do sufoco lançamos sobre Jesus toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós (1Pedro 5.7).
Há uma palavra conhecidíssima de Jesus, mal interpretada pelo mundo: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8.32). A verdadeira liberdade só quem tem é um servo de Deus. Liberto do mundo, das tradições, das mentiras, das idolatrias, da religiosidade, e das garras do diabo. Quem tem Jesus, tem o Espírito Santo, e "onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade" (2Coríntios 3.17).
Esta palavra é dura, mas é verdadeira: Quem não crê em Jesus, o Filho do Deus vivo, já está condenado (João 3.18). Por outro lado, "agora já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8.1). E mais: os crentes em Jesus já estão livres de qualquer condenação da parte de Deus, e não participarão do Juízo Final. Quem nos garante isto? O próprio Deus! E "Deus não é homem para que minta" (Números 23.19).
Enfim, meu amigo, é um erro trágico pensar mal dos crentes em Jesus, porque eles não fazem mal a ninguém. Ao contrário, eles vivem orando por você e por todas as pessoas. O inimigo da sua alma, o diabo, é quem coloca na boca de muitas pessoas, que o crente em Jesus é um "zé ninguém", um "abestado", e que "não está com nada".
Eu, porém posso afirmar tranquilamente e sossegado: TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE (Filipenses 4.13.
Não caia mais nesse erro trágico de pensar mal de nós.
Portanto,

"quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente que as saiba; porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão" (Oséias 14.9).


Autor: Adail Campelo

Aquecendo A Tartaruga


Aquecendo A Tartaruga

"Todas as vossas coisas sejam feitas com amor" (1 Coríntios
16:14).

um homem contou que em sua infância, no campo, encontrou,
certa vez, uma tartaruga fluvial. Quando ele começou a
examiná-la, a tartaruga encolheu a cabeça e seus membros,
fechando-se no casco. O menino, descontente com a atitude da
tartaruga, pegou algo e tentou abrir o casco para fazê-la
sair. Seu tio, observando o menino, disse: "Não, esta não é
a maneira correta! Você poderá matá-la e não conseguirá
abri-la". O tio pegou a tartaruga e levou-a para dentro de
casa, colocando-a no chão, junto à lareira. Poucos minutos
se passaram e, o lugar tornou-se aquecido. Então a tartaruga
colocou a cabeça para fora e, a seguir, os pés, começando a
rastejar. "As tartarugas fluviais são assim", disse o tio,
"e as pessoas, também. Você não pode forçá-los a nada. Mas,
se você primeiro lhes aquecer com alguma atitude generosa,
provavelmente eles farão o que você deseja que façam."

Como estamos lidando com as pessoas que nos cercam? Estamos
sempre querendo impor nossa vontade? Estamos exigindo que
sejam iguais a nós? Estamos esperando que nos agradem em
tudo?

O que lhes temos oferecido? Antipatia? Rispidez? Mau-humor?
Arrogância? Ou entendemos que cabe a nós demonstrar
humildade, carinho, solidariedade, tolerância, respeito,
compreensão?

A melhor atitude em qualquer relacionamento, é o amor. Ele
abre portas, ele ilumina o caminho, ele derruba os
obstáculos, faz uma criança sorrir, perfuma os cômodos de
uma casa, une os casais, desvia os filhos do vício, dissipa
toda treva e até estimula uma pequena tartaruga.

Se queremos um mundo melhor, se queremos a nossa família
unida, se queremos ser verdadeiramente felizes, aqueçamos os
nossos dias com atitudes de autêntico amor.

Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Celular: 31 8602-3594
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

Jóia de Primeira


Jóia de Primeira

"Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas,
para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que
te chama pelo teu nome" (Isaías 45:3).

Uma coleção de jóias foi apresentada ao maior perito de Nova
Iorque. Ele examinou seu corte, peso, cor, etc., avaliou as
esmeraldas, pesou o ouro em sua balança, considerou um
minuto e escreveu o seu laudo: "Não são pedras de primeira".
O cliente, vendo o que o perito havia escrito, ao mesmo
tempo surpreso e decepcionado, disse: "Não são pedras de
primeira? Como pode ser isso? Estas jóias me foram
presenteadas por um rei!" "Ah," disse o perito, "eu tenho
lidado com muitos presentes reais, e já faz muito tempo que
os reis têm preferido guardar para eles mesmos o que possuem
de melhor. O mesmo não acontece com o nosso Rei.

Como é bom saber que o nosso Deus, Senhor dos senhores e Rei
dos reis, nunca nos decepciona! Ele cuida de nós, ajuda-nos
na busca de nossos sonhos, fortalece-nos quando as forças e
esperanças nos abandonam e sempre nos dá o melhor para nosso
prazer e satisfação.

Seus presentes, mesmo que não os mereçamos, são extremamente
valiosos e não há perito neste mundo que possa dizer o
contrário. O que Deus nos oferece tem muito mais valor que
todas as esmeraldas, rubis e diamantes deste mundo. Ele
próprio é nosso maior tesouro, guardado com regozijo em
nosso coração. Este tesouro não corre o risco de ser roubado
e nos acompanhará por toda a eternidade.

Muitas vezes ignoramos o presente do Senhor. Corremos para
vários lugares em busca de jóias que não são de primeira.
Acabamos decepcionados, tristes, frustrados e derrotados. Só
uma jóia é de primeiríssima qualidade. Só um tesouro merece
ser guardado, com carinho, em nossos corações: Jesus Cristo.

Busque sempre os tesouros e as riquezas que o Senhor tem
preparado para lhe dar. Tudo será de primeira e você será
verdadeiramente feliz.

*****
Caso tenha um amigo que deseja receber reflexões diárias e
não participar de listas, basta preencher o formulário
existente no link abaixo e assinar a lista de envio de
apenas uma mensagem diária.

http://intervox.nce.ufrj.br/~tprobert/listas.html

Este convite não é para você deixar esta lista ou se unir a
uma outra. Apenas para aqueles que não querem participar de
nenhuma lista.
*****

Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Celular: 31 8602-3594
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

Um Grande Privilégio


Um Grande Privilégio

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o
poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" (Romanos
1:16).

Eu lembro que, quando era menino, minha mãe me colocou
sentado em seu colo e, solenemente, me falou da importância
de confiar em Jesus como meu Senhor e Salvador. Eu lhe
respondi: "Eu gostaria muito, mamãe, de fazer isso, mas, os
outros meninos irão rir de mim". Minha mãe, com muita
ternura, me disse: "Henry, lembre-se que eles podem rir de
você no inferno, porém, jamais poderão rir de você fora
dele." (Ironside - Commentary On John, pagina 527)

Ser um cristão, ter Jesus no coração, é uma das coisas mais
importantes de nossa vida. É Ele que nos dá a felicidade, a
alegria da salvação, a segurança nos caminhos da vida, o
regozijo de um registro celestial, um lugar ao Seu lado por
toda a eternidade.

O apóstolo Paulo não se envergonhava de servir a Deus, eu
tenho muito gozo em fazer o mesmo, muitos homens, mulheres e
crianças têm a mesma experiência.

Estar na presença do Senhor, obedecer aos ensinos de Sua
Palavra, confiar na Sua providência, proclamar o Seu nome em
toda a terra, é um privilégio que têm todos os filhos de
Deus.

O personagem de nossa história acatou o conselho de sua mãe
e jamais deixou de confiar no nome do Senhor Jesus. Cresceu
debaixo de Suas bênçãos até que se tornou, ele mesmo, uma
bênção em Suas mãos.

Jesus veio a este mundo para nos dar vida abundante. E não
há vida mais plena e prazerosa do que desfrutar de Seu amor
e compartilhá-lo com todos. Não há vida mais feliz do que
andar na luz de Cristo e ser luz nos caminhos deste mundo.
Não há vida mais completa do que aquela vivida diante do
altar de Deus.

Seja você também uma pessoa privilegiada. Confie no Senhor!


Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Celular: 31 8602-3594
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

Uma Pessoa Satisfeita


Uma Pessoa Satisfeita

"O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem
ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum" (Provérbios
19:23).

Um cavalheiro colocou, em lugar bem visível de sua
propriedade, uma tábua onde se lia: "Eu darei esta terra a
uma pessoa que esteja realmente satisfeita". Vários
candidatos apareceram e a todos o cavalheiro perguntava:
"Você é uma pessoa satisfeita?" Todos respondiam a mesma
coisa: "Sim, eu sou". Para todos o cavalheiro fazia uma
segunda pergunta: "Então, por que você deseja as minhas
terras?"

E nós, somos pessoas satisfeitas? Estamos felizes com o que
somos e o que temos? O que nos falta? Talvez, muitos de nós
responderíamos: "Não, eu não estou plenamente satisfeito.
Gostaria de ter uma bela e confortável casa, gostaria de ter
um carro novo, gostaria de ter um emprego que me desse um
salário melhor, gostaria de estudar em uma boa universidade,
gostaria de viajar pelo mundo, gostaria de... gostaria de...

E, por incrível que pareça, mesmo que conseguíssemos todos
os itens acima, certamente ainda estaríamos insatisfeitos e
querendo muito mais coisas! Na verdade, nada nos satisfaz.

Creio que a solução para essa eterna insatisfação seria
colocarmos outra tábua, em lugar bem visível, com o texto:
"Jesus deseja entrar no coração daqueles que estão
insatisfeitos".

A partir do momento que o Senhor habita em nós, a alegria se
torna completa -- não necessitaríamos de mais. Nossa casa
estaria sempre iluminada -- nada nos daria mais prazer. As
nossas esperanças não teriam fim -- saberíamos esperar a
vontade e o tempo do Senhor.

Se Deus quiser me dar algo mais, louvarei o Seu nome e
ficarei contente. Se não quiser, eu o louvarei da mesma
forma. O que me satisfaz não é ter isso ou aquilo, mas, ter
Jesus Cristo em meu coração.


Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Celular: 31 8602-3594
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

A história do pato


A história do pato

Havia um pequeno menino que visitava seus avós em sua fazenda e foi dado a ele um estilingue para brincar no mato.
Ele praticou na floresta, mas nunca conseguia acertar o alvo.
Desanimado, ele voltava para jantar, quando viu o pato de estimação da avó e, em um impulso, acertou a cabeça do pato e matou-o.
Chocado, triste e em pânico, ele escondeu o pato morto na pilha de madeira!
Sally (sua irmã) tinha visto tudo, mas ela não disse nada.
Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Sally, vamos lavar a louça"
Mas Sally disse: " Vovó, Johnny me disse que queria ajudar na cozinha "
Em seguida, ela sussurrou ao ouvido do irmão: "Lembra-se do pato? '
Assim, Johnny lavou os pratos.
Mais tarde naquele dia, quando vovô perguntou se as crianças queriam ir pescar, a vovó disse "me desculpe, mas eu preciso de Sally para ajudar a fazer o jantar".
Sally apenas sorriu e disse, "eu vou porque Johnny me disse que queria ajudar no jantar". Novamente sussurrou no ouvido do irmão: "lembra-te do pato?"
Então Sally foi pescar e Johnny ficou para ajudar.

Após vários dias de Johnny fazendo o trabalho de Sally, ele finalmente não aguentava mais.
Ele veio com a avó e confessou que tinha matado o pato.
A avó ajoelhou, deu-lhe um abraço e disse:
"Querido, eu sei... eu estava na janela e vi a coisa toda, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar Sally fazer de você um escravo."
Pensamento do dia e todos os dias depois:
Qualquer que seja o seu passado, o que você tem feito... O diabo fica jogando-o no seu rosto (mentir, enganar, a dívida, medo, maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ).... seja o que for... Você precisa saber que:

Deus estava de pé na janela e viu a coisa toda.

Ele viu toda a sua vida ... Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você está perdoado. Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer de você um escravo.
A grande coisa acerca de Deus é que quando você pedir perdão, Ele não só perdoa, mas Ele se esquece.
É pela graça e misericórdia de Deus que somos salvos.
Vá em frente e faça a diferença na vida de alguém hoje.
Compartilhe esta mensagem com um amigo e lembre-se sempre:
Deus está à janela!


Diego Ramos

sábado, 21 de maio de 2011

Somente Sabão Não Basta


Somente Sabão Não Basta

"E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o
SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a
casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois
estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e
habito no meio de um povo de impuros lábios" (Isaías 6:3-5)

Laura, uma pequena menina, teve uma aula especial sobre
plantas e flores. Entre todos os espécimes estudados, o que
mais lhe chamou a atenção foi um lírio branco, muito bonito.
Não apenas Laura, mas todas as crianças, ficaram encantadas
com a beleza daquela flor. Realmente, era maravilhosa. Logo
que a aula acabou, Laura saiu correndo para casa. Lá, a
menina pegou todo o sabão que conseguiu encontrar e lavou-se
o melhor que pôde para mostrar-se bem limpa. O lírio
despertou seu desejo por pureza. Da mesma maneira, o nosso
Deus Todo Poderoso desperta no coração de Seus filhos, o
desejo de ser puro e santo como Ele.

Temos nós, cristãos, estado preocupados em glorificar ao
nosso Deus com as nossas vidas? Temos procurado viver
conforme a Sua Palavra, esforçando-nos para agradá-Lo e ser
uma bênção no ambiente em que vivemos?

Quando deixamos as paixões mundanas e não damos atenção aos
prazeres falsos e enganosos desse mundo, não apenas nos
livramos da mancha e sujeira do pecado mas, também,
conservamos nossas vestes espirituais imaculadas, brancas
como a neve e como aquele lírio mostrado na aula que a
menina Laura assistiu.

O salmista diz que no monte do Senhor estarão os limpos de
mãos e puros de coração. E esta pureza não é adquirida com
uma grande quantidade de sabão, mas, com uma vida de
obediência, submissão, amor e dedicação.

Deixemos a Palavra de Deus nos limpar e purificar, nos
ensinar o caminho das bênçãos e da verdadeira felicidade.

Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Celular: 31 8602-3594
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

A Riqueza É Melhor


A Riqueza É Melhor

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará" (Salmos 23:1).

A atriz Sophie Tucker estava sendo entrevistada por diversos
repórteres. Um deles lhe perguntou sobre sua vida e
dificuldades antes de alcançar o sucesso. Ele queria saber
se havia passado por momentos de pobreza e se havia
encontrado alguma satisfação naquele período. Ela respondeu:
"Ouça, eu tenho experiência de pobreza e experiência de
riqueza. Acredite em mim, riqueza é muito melhor."

A resposta daquela atriz foi bem correta. É claro que a
riqueza é muito melhor que a pobreza. A abundância é melhor
que a escassez. A felicidade é melhor que a angústia. O
sorriso é melhor que o mau-humor. A salvação é melhor que a
perdição.

Mas, o que é a riqueza? O que é a felicidade? O que é a
salvação? Como manter um belo sorriso e como desfrutar de
uma vida abundante?

A princípio a resposta pode parecer simples: ter dinheiro.
Se fosse isso, nenhum rico se mataria, nenhum rico
enfrentaria lutas e decepções, nenhum rico seria infeliz. E
sabemos que não é verdade. A riqueza é muito mais que ter
dinheiro e bens materiais.

Ser rico é ter uma vida plena de amor e de paz, é viver em
harmonia com a família e com as pessoas ao redor, é saber
que tem uma morada esperando no Céu, é ter o nome escrito no
Livro da Vida, é ter Jesus Cristo, o Senhor e Salvador,
habitando no coração.

Quem já passou por momentos de pobreza e insatisfação, de
incertezas e frustrações, de abandono e humilhação, e hoje
vive na presença do Rei dos reis e Senhor dos senhores,
entende o que estou escrevendo. Sabe o que é ser pobre e ser
rico, mesmo que ganhe um pequeno salário e more em uma casa
bem modesta. Eu já experimentei tudo isso e até já dormi na
rua, mas, hoje, sou rico, feliz, abençoado.

Jesus me fez rico, e eu não quero nem pensar em voltar para
a pobreza em que vivia, antes de conhecê-lo.


Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Celular: 31 8602-3594
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

Atravesse... Sem Medo


Atravesse... Sem Medo

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que
crê" (Marcos 9:23).

Certo homem precisava cruzar um largo rio, coberto de gelo.
Seu grande medo era que o gelo fosse muito fino e não
suportasse seu peso. Abaixando-se, com as mãos e joelhos no
gelo, ele começou a travessia. A cada metro ultrapassado,
com grande terror, ele achava que o gelo poderia se partir
fazendo-o afundar. Quando se aproximava da outra margem,
quase morto de cansaço, viu passar por ele um homem com um
carro carregado de barras de ferro.


Quantas bênçãos perdemos e quanta alegria desperdiçamos,
simplesmente porque "achamos" que não conseguiremos, que não
chegaremos a lugar algum, que somos um fracasso ou que nada
dá certo em nossas vidas. Somos pessimistas espirituais e
não ousamos confiar no Senhor que nos prometeu grandes
vitórias.

Vivemos curvados diante das tristezas, esquecendo que a
alegria do Senhor é a nossa força. Vivemos conformados com
as nossas fraquezas quando deveríamos seguir em frente,
confiantes na força do Senhor que nos ajuda a derrubar
gigantes. Vivemos aprisionados a mentiras quando poderíamos
abrir o coração para a Verdade que liberta.

O homem de nossa história achava que não seria capaz de
atravessar o gelo. E nós, achamos, também, que não podemos
atravessar o rio de nossas dificuldades? Achamos, também,
que não podemos atingir nossos sonhos? Achamos, também, que
somos um fracasso? Ora, o Senhor nos diz que não devemos
temer as lutas do caminho. Ele está conosco! Ele segue ao
nosso lado! Ele nos estimula nos momentos de incertezas! Ele
nos garante: "Você vencerá!"

Se a sua bênção está do outro lado, levante-se, confie no
Senhor e atravesse... sem medo.

Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Celular: 31 8602-3594
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

Você Pode, Sim, Olhar Para Cima


Você Pode, Sim, Olhar Para Cima

"Porque males sem número me têm rodeado; as minhas
iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para
cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça;
assim desfalece o meu coração" (Salmos 40:12).

Cavalheiros: Incluso vocês acharão um cheque de 150 dólares.
Eu me enganei em minha declaração do imposto de renda no ano
passado e não pude dormir desde então. Se eu continuar tendo
dificuldades para dormir, eu lhes mandarei o resto.
Atenciosamente, Um Pagador de Impostos.

Não queremos aqui falar de impostos e sim, de falta da
verdadeira paz. Quando nossas vidas estão fora dos caminhos
de Deus, trilhando atalhos obscuros e não muito dignos, logo
o nosso coração se fecha, trancando lá dentro sentimentos de
angústia e até desespero. Não sabemos para onde seguir, não
conseguimos olhar tranquilamente ao redor e, principalmente,
não somos capazes de olhar "para cima".

As forças nos faltam, a alegria se esconde de nós, sentimos
um frio na alma, mesmo que o dia esteja ensolarado e quente.
Queremos suplicar a ajuda de Deus, mas não temos coragem de
dirigir-Lhe a palavra.

Talvez você esteja passando por isso. Não consegue encontrar
uma saída para seu drama. Sente que sua vida é vazia ou
tomada apenas por iniquidades. Sente remorsos, mágoas do
passado, ressentimentos em relação à família. Talvez até não
consiga dormir direito, como o personagem de nossa
ilustração. Mas, em nome de Jesus, tudo pode mudar.

Você precisa saber que o nosso Senhor é cheio de amor. Ele
entende nossas fraquezas e, quando nos mostramos
arrependidos, abraça-nos e nos concede perdão. Ele tem
prazer em nos abençoar e é perito em transformar o errado no
certo, o fraco no forte, o perdido em salvo, o tristonho em
uma pessoa abundantemente feliz.

Olhe para cima, para o amado Salvador, e você voltará a
dormir um sono tranquilo e viver a paz que só Ele pode dar.


Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Celular: 31 8602-3594
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

A Melhor Bênção É A De Hoje


A Melhor Bênção É A De Hoje

"... esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando
para as que estão diante de mim" (Filipenses 3:13)

O segredo consiste em como lidamos com o hoje, não com o
ontem e nem com o amanhã. Hoje -- um espaço especial de
tempo que segura a chave que bloqueia os pesadelos de ontem
e destranca os sonhos de amanhã" (Charles Swindoll)

O que tem perturbado nossas vidas? Por que vivemos ansiosos,
angustiados, sem paz e sem alegria, sem a vida abundante que
Deus nos prometeu? Por que nossos lábios se queixam mais do
que louvam? Por que, no jardim de nosso dia a dia,
cultivamos mais dúvidas que esperanças? Por que nosso
semblante não tem o brilho que caracteriza uma pessoa feliz?

É provável que o motivo principal seja o fato de ainda
estarmos inquietos com os desalentos e decepções do passado,
com as frustrações dos passos mal dados, com as derrotas que
parecem ainda ferir as nossas almas.


Mas, se continuarmos sofrendo todos esses traumas já
deixados para trás, onde encontraremos tempo e oportunidades
para buscar os nossos sonhos do futuro? Onde acharemos
forças para enfrentar e vencer novos reveses que ainda
encontraremos pela frente? Onde iremos adquirir o estímulo
para abandonar o pessimismo e nos revestir do "mais que
vencedores"?

É preciso que compreendamos que o mais importante para nós é
a bênção de hoje. Não a bênção que não experimentamos ontem
e nem a que poderemos receber amanhã. É essa maravilhosa
bênção que precisamos abraçar com todas as nossas forças.
Ela nos fará esquecer o insucesso anterior e nos encherá de
fôlego espiritual para seguir em frente, sem medo, sem
ansiedade, sem insegurança.

Jesus é a nossa bênção de hoje. Com Ele vencemos os
pesadelos de ontem e avançamos, com alegria, rumo aos sonhos
de amanhã.


Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

Diamantes, Rubis E Esmeraldas


Diamantes, Rubis E Esmeraldas

"E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão
grandes são as somas deles!" (Salmos 139:17).

Uma parábola foi contada por William Cunningham, Secretário
de Educação do Governador George Deukmejian, da
Califórnia-USA: Um homem estava caminhando pelo deserto
quando ouviu, claramente, uma voz lhe dizer: "Apanhe um
pouco dessas pedrinhas no chão e guarde-as em seu bolso.
Amanhã, você estará tanto arrependido como contente". O
homem obedeceu. Ele abaixou-se e pegou um punhado de
pedrinhas, pondo-as em seu bolso. Na manhã seguinte, ele
lembrou-se das pedrinhas e, ao tirá-las do bolso, percebeu
que eram diamantes, rubis e esmeraldas. Ele estava, ao mesmo
tempo, contente e descontente. Contente por ter apanhado uma
boa quantidade de pedrinhas; descontente por não ter
apanhado mais. Assim é com a Palavra de Deus.

Muitas vezes andamos como em um deserto. Tudo parece árido
em nossas vidas. Não conseguimos enxergar nada de bom e por
mais que busquemos um prazer ou satisfação, percebemos que
caminhamos sem parar e não chegamos a lugar algum. Tentamos
achar uma sombra que nos dê alívio e motivação, mas não a
encontramos.

De quando em quando ouvimos uma voz nos sugerindo: "Busque a
Deus e Sua Palavra. Guarde seus ensinos no bolso do coração.
Eles lhe ajudarão a vencer os obstáculos do caminho, a
suportar os momentos de solidão, a amenizar o calor dos
sofrimentos e das angústias, as tempestades espirituais de
areia das frustrações e derrotas.

Não é raro tratarmos com indiferença os conselhos de amor
que os amigos nos oferecem. Rejeitamos as pedrinhas de
sabedoria bíblica ou, quando acolhemos tais sugestões, o
fazemos de uma forma diminuta, sem determinação, sem grande
prazer. Mas, quase sempre que agimos assim, acabamos
concluindo que grande parte de nosso tempo de felicidade foi
perdido, por não termos desfrutado das jóias do Senhor
durante a maior parte de nossa vida. Alegramo-nos, sim,
pelas bênçãos que Deus nos concede, mas, lamentamos não
tê-las recebido há mais tempo.

Se você não quer se arrepender no futuro, apanhe todas as
pedrinhas preciosas que Deus lhe preparou em Sua Palavra.
Mesmo que tenha de ultrapassar o deserto, todos os seus dias
serão de pura alegria.


Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Celular: 31 8602-3594
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sinceridade Não Basta


Sinceridade Não Basta


Eu posso ser sincero, mas posso estar errado. Isto é verdadeiro e não podemos de forma alguma contrariar esta afirmação.
Quando o "Zé Mané" foi atravessar a estrada de ferro, acreditou sinceramente que não houvesse um trem por perto. Caso contrário, não teria perdido a sua vida naquele instante, esmagado pelo trem.
Numa determinada cidadezinha do interior, um médico receitou sulfato de bário para um paciente. Ao aviar a receita, o farmacêutico, por engano, trocou-o por sulfito de bário. A diferença entre os dois nomes é de apenas uma letra. O primeiro é utilizado para fins medicinais, e o segundo é um veneno mortal. O pobre paciente tomou o remédio trocado - e morreu. Evidentemente o farmacêutico usou de sinceridade ao aviar a receita, pensando ter dado o remédio certo. Mas em casos de vida ou morte, não é suficiente apenas ser sincero. É preciso ter certeza!
Veja bem, amigo, por mais sincero que você seja, se estiver acreditando numa coisa errada, isto não lhe salvará. E é muito pior crer numa coisa errada do que tomar um veneno mortal. Para este, felizmente, pode ser encontrado um antídoto.
Dizem por aí certo ditado enganoso: "Não importa em que você creia, desde que seja sincero". Isto, provavelmente, parte do pressuposto de que todas as religiões são boas - desde que seguidas com sinceridade - e todas têm como destino o Céu. Mas a coisa não é bem assim!
Se você conhece um pouquinho de Bíblia, sabe que o apóstolo Paulo, além de zeloso, era muito sincero quando perseguia os cristãos. Mas ele precisava de um novo coração, um novo nascimento espiritual. Por mais zelo que tivesse, e por mais sincero que fosse, se não mudasse de vida, se não tivesse tido um encontro com Jesus, teria perdido a sua alma no fim.
As cinco virgens néscias eram muito sinceras quando foram assistir a um casamento. Elas até imploraram ao Noivo: "Senhor, senhor, abre-nos a porta!" A resposta que elas ouviram de dentro foi: "Em verdade vos digo que não vos conheço" (Mateus 25.1-13).
Os profetas de Baal estavam sendo totalmente sinceros quando clamaram a seus deuses para consumir o sacrifício com fogo - tão sinceros, inclusive, que chegaram a cortar-se com facas e lancetas, até o sangue escorrer, mas não obtiveram qualquer resposta de seus deuses (1Reis cap. 18).
Também os idólatras são muito sinceros quando adoram as suas imagens de gesso, pau e pedra. Os faquires hindus que fazem longas peregrinações, ou se deitam por anos em camas de pregos; e todos os que tomam banhos nas águas "sagradas" do rio Ganges, também são sinceros. Os muçulmanos que param todos os seus afazeres cinco vezes ao dia e caem de joelhos onde quer que estejam e fazem suas rezas a Alá; também eles são muito sinceros, mas sem o Salvador Jesus Cristo estão todos perdidos.
Agora, um aviso aos "evangélicos de carteirinhas". Jesus deixa bem claro:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7.21).

Muitos acreditam que têm um lugar reservado no Céu porque nesta vida estão profetizando no nome do Senhor, expulsando demônios em Seu nome, e fazendo "grandes" obras com sinais e "maravilhas" que não existem na Bíblia. Mas Jesus dirá naquele dia àqueles que têm suas "unçãos" estranhas e estão engordando cada dia mais:

"Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!" (Mateus 7.23).

Seja sempre sincero, mas esteja com o certo e verdadeiro - O JESUS DAS ESCRITURAS.
E não seja mais um religioso, seja um crente em Jesus.


Autor: Adail Campelo
www.estudosgospel.com.br

Onde estão os "Abisais"?


Onde estão os "Abisais"?


Gosto muito de Davi. É um dos meus personagens favoritos do Antigo Testamento. Isso por que sua história não omite seus sucessos e seus fracassos e em todos os episódios de sua vida encontramos lições preciosas. Detenho-me aqui num momento curioso, registrado em 2 Samuel 21.15-17.
Davi guerreiro, entusiasmado, bravo, corajoso, toma posição à frente de seus soldados e vai à luta contra os filisteus: não era uma batalha fácil, e homem de Deus se esgotou. Davi se cansou e, enquanto ainda ofegava, o gigante Isbi-Benobe procurou feri-lo. Na situação em que Davi se encontrava, nem seria necessário usar a lança de 300 siclos de cobre. Bastava um golpe com a espada virgem do gigante.
Davi morreria, sem escapatória. Foi aí que Abisai entrou em cena. O amigo de Davi protegeu o Rei matando o gigante. Tal episódio me faz refletir um pouco sobre nossa jornada ministerial. Por vezes somos desafiados em batalhas tão sombrias que nos deixam exaustos. Isso mesmo! Não somos robôs, por isso nos cansamos. O ativismo nos cansa, a correria, as pressões e até mesmo os cultos nos cansam em algum momento. É impressionante como em nosso cansaço os discípulos de Isbi-Benobe aparecem.
Eles se proliferam em velocidade assustadora. Pessoas que querem se aproveitar da nossa fragilidade para minar nossa estrutura. É muito mais fácil encontrar um Isbi-Benobe que um Abisai. A batalha nos mostra o quanto precisamos de amigos. Não podemos nos isolar em nossos gabinetes, nos fechar no nosso “mundo santo” e viver esta individualidade bruta que insiste em caracterizar nossa geração.
Precisamos de Abisai, pois Isbi-Benobe já o temos em fartura. A “espada virgem” do inimigo está bem ali, nos cercando, aguardando nosso momento de fragilidade, aquele momento em que nada podemos fazer senão nos render ao pecado. “O perigo mora ao lado”. Isbi-Benobe procura com insistência “apagar a lâmpada de Israel”. Se muitos pastores tivessem um Abisai ao lado, certamente não teriam sido surpreendidos pelo inimigo. Sei de homens de Deus que se expuseram ao fracasso por não terem ao lado alguém que lhe ajudasse, lhe protegesse.
As vezes a nossa vaidade pastoral é que nos afastam dos sinceros Abisais. Precisamos cultivar em nossos relacionamentos amizades que nos ajudem a atravessar os momentos críticos. Não podem ser amizades que nascem do dia pra noite. São amizades cultivadas ao longo de vivências. Procure ao seu redor identificar seus verdadeiros Abisais. Talvez você tenha mais de um, ponto pra você! Mas se não tiver algum, procure imediatamente construir relacionamentos que lhe transmita segurança.
Cerque-se de pessoas honestas, sinceras e também corajosas. Amigos que não estão interessados nos favores que poderão usufruir desta amizade. Antes, devem ser amigos que estejam aptos a te socorrer em qualquer instância. Amigos de verdade. Ainda existem “Abisais”, e eles podem estar tão perto quanto longe. Cabe-nos convocá-los para estar conosco na peleja.


Autor: Pastor Jabes Alencar
www.estudosgospel.com.br

Acorda, "Crente"!


Acorda, "Crente"!


A queda do homem criou um crise perpétua. Durará até que o pecado seja eliminado e Jesus Cristo reine sobre um mundo redimido e restaurado..
Enquanto não chegar esse tempo, a Terra continuará sendo uma área em estado de calamidade e os seus habitantes viverão num estado de extraordinária emergência.
Os estadistas e os economistas em geral falam esperançosamente de "um retorno às condições normais", mas a verdade é que as condições nunca foram normais, desde quando a mulher viu "que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu".
Não basta dizer que vivemos num estado de crise moral; é verdade, mas não é tudo. Para ilustrar, podemos dizer que a guerra é uma crise das relações internacionais, um rompimento da paz entre nações, mas isto é deixar muita coisa por dizer. Juntamente com esse rompimento vem a vastíssima destruição, a morte de incontáveis milhares de seres humanos, o desarraigamento de famílias, indescritível sofrimento mental e físico, desenfreada destruição da propriedade, fome, doença e mil e uma formas de misérias que brotam desses outros horrores e se alastram como o fogo por extensas porções da terra, afetando milhões de pessoas.
Assim a queda do homem foi uma crise moral, mas afetou todas as partes da natureza humana - moral, intelectual, psicológica, espiritual e física. Todo o seu ser foi profundamente danificado; do seu coração o pecado transbordou para a sua vida inteira, afetando a sua relação com Deus, com os seus semelhantes, e com tudo e todos que o toquem.
Há também firme razão bíblica para crrer que a natureza mesma, o mundo animal, a terra e até o universo astronômico - tudo sentiu o choque do pecado do homem e foi adversamente afetado por ele.
Quando o Senhor Deus expulsou o homem do jardim situado na região oriental do Éden, e colocou ali querubins e uma espada flamejante para impedir o seu regresso, a catástrofe começou a crescer, e a história da humanidade é pouco mais que um registro do seu desenvolvimento.
Não há muita precisão em dizer que quando os nossos primeiros pais fugiram da face de Deus, tornaram-se fugitivos e errantes na terra; e seguramente não é certo dizer que eles deixaram de ser objeto do amor e do cuidado dAquele que os criara e contra quem tinham se rebelado tão profundamente. Se eles não tivessem pecado, Deus cuidaria deles mediante a Sua presença; agora cuida deles por Sua providência, até que um povo resgatado e regenerado possa olhar outra vez para a Sua face.
Os seres humanos estão perdidos mas não abandonados; é o que as Escrituras Sagradas ensinam e a Igreja foi comissionada para declarar. O viajante perdido em meio a uma tempestade de neve sabe que está perdido; a certeza de que um grupo de resgate está à sua procura é que impede que o seu conhecimento se transforme em desespero. Seus amigos talvez não o alcancem a tempo, mas a esperança de que o farão o capacita a continuar vivo quando a fome, o frio e o abatimento dizem que deve morrer.
É só uma enchente ou um incêndio ferir uma região populosa, e nenhum cidadão fisicamente válido acha que tem direito de descansar enquanto não tiver feito o máximo para salvar quantos puder. Enquanto a morte rondar a casa grande da fazenda e o povoado, ninguém ousará repousar; este é o código aceito pelo qual vivemos. A emergência crítica de alguns torna-se uma emergência de todos, desde o mais alto oficial do governo até à tropa local de escoteiros. Enquanto a enchente mantém a sua fúria ou o fogo ruge, ninguém fala de "tempos normais".
Em tempos de crises extraordinárias as medidas ordinárias não bastam. O mundo vive num tempo de crise assim. Somente os cristãos evangélicos (verdadeiros) estão em condições de resgatar os que perecem. Não nos atrevemos a sossegar e tentar viver como se as coisas fossem "normais". Nada é normal, enquanto o pecado, a concupiscência e a morte devoram o mundo, precipitando-se sobre uns e outros até ser destruída toda a população.
Não dá para entender como é que pessoas que se dizem cristãs insistem em viver na crise como se não existisse crise. Dizem que servem a Jesus, mas dividem os seus dias de molde a deixar também bastante tempo para jogos e lazer, e para desfutar os prazeres carnais do mundo. Estão tranquilos enquanto o mundo arde em chamas; e podem dar muitas razões convincentes de sua conduta, chegando mesmo a citar a Bíblia, se os pressionamos um pouco. É tão fácil enganar e ser enganado. Mas quem pode enganar a Deus?


Acorda, "crente" !

Autor: Adail Campelo
www.estudosgospel.com.br

O Mistério de Nossa Humanidade


O Mistério de Nossa Humanidade


Como idealizei as pessoas que participaram de minha vida! Quando eu era criança, papai parecia inabalável. Eu o via grande; suas mãos eram fortes, seus passos, decididos.
Mais tarde, elegi ícones nos esportes. Depois, na religião. Mas um dia meu velho estava bastante doente, alquebrado pela Síndrome de Alzheimer, e eu precisei descê-lo dentro de uma lona de quatro alças pelas escadas do seu apartamento. Do Eródoto José Rodrigues sobrava muito pouco. Enquanto descíamos, vi seu corpo balançando, decrépito e magro. A rede empunhada por quatro homens o jogava de um lado para outro; a valsa era macabra. Lembrei de quando segurava sua mão e me sentia amparado. A decadência física de meu pai escancarava quão efêmeros nós somos. Daquele dia em diante passei a repetir: ninguém é inabalável em sua subjetividade emocional; as mais sólidas convicções intelectuais sofrem abalos; nenhuma pretensão moral é de aço inoxidável.
Não existem monstros ou santos. Todos somos flamas oscilantes. Carregamos sombras na alma. Não passamos da combinação ingênua de noviços, ineptos em abraçar o bem, e de bandoleiros, hesitantes na prática do mal.
Viver consiste no desafio de alargar o coração e deixar que réstias de luz iluminem as nossas sombras. Não permitamos que trevas se alastrem dentro da gente. Demônios tenebrosos se multiplicam em ambientes lúgubres. No alto da colina da ilha chamada vida, sejamos lanterneiros, sempre a projetar nosso farol na direção de algum viajante perdido. Não esqueçamos: só se credencia a morar no céu quem, na terra, não abandonou o mandato de ser luz.
www.MidiaGospel.Com.br - Portal gospel com notícias,música,videos,chat,bate-papo evangélico, pregações e muito mais acesse: www.midiagospel.com.br / www.estudosgospel.com.br / www.centraldepregadores.com.br
.
Fujamos do ar viciado do negativismo. Aprendamos a talhar nossa história sem nos deixar destruir pela perversidade do mundo. Perseveremos em fazer o bem. Os cínicos desistem da lida; os pessimistas ajudam a empurrar a história para o desespero; e os neofundamentalistas tentam fazer nascer, a fórcipes, um mundo desde as suas verdades. Forjemos a nossa humanidade com a constatação de que somos limitados. Esvaziemos a arrogância de ter toda a verdade. A verdade reside na democrática convivência dos povos.
Reconheçamos que cada indivíduo é um universo; suas relações sociais são infinitas. Não tentemos imobilizar a dinâmica da cultura ou da ética. Bem e mal se transformam velozmente. A tarefa de joeirar virtude e vício é complexa. Não há códigos suficientes que abarquem todas as nuanças da vida. Crescemos quando nos abrimos para uma coexistência inclusiva, sem preconceitos e sem ódios. Viver é amadurecer a arte do diálogo. Ao caminharmos na senda do amor, reconheceremos Deus no rosto do próximo.
Os que almejam humanidade fazem escolhas responsáveis; só eles discernem que o futuro jaz, latente, nos grãos plantados hoje. Só germinarão fraternidade e paz quando justiça for semeada. As máquinas de guerra devem ser desmontadas para que, logo, o arado substitua a espada e o cordeiro não tema pastar ao lado do leão.
Humanidade é obra que só pertence a nós, os humanos. Então, que se abandone a ideia de que o bem ressurgirá da ganância, do consumismo, do individualismo e da soberba.
Ergamos a nossa humanidade sempre cientes de nossa pequenez. Sem a soberba dos falsos campeões, celebremos cada encontro. Valorizemos quem amamos. Acolhamos os discriminados, os deficientes, os esquecidos. Contemplemos a história como artesãos que limam o ouro. Defendamos o direito, demos as mãos ao pobre e aguardemos: breve brilhará o sol da justiça, trazendo cura sob suas asas.

Soli Deo Gloria.

Autor: Pr. Ricardo Gondim
www.estudosgospel.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

O Brasil é uma grande Sodoma?


O Brasil é uma grande Sodoma?


Violência se alastra por todas as metrópoles. Semanalmente presídios se convulsionam em rebeliões. Multiplicam-se favelas com a falta de políticas habitacionais. Idosos gastam seus últimos e valiosos dias em filas da previdência. A prostituição infantil no Ceará virou notícia internacional. O Rio de Janeiro ganha campeonatos mundiais de assassinatos de adolescentes. Políticos se comportam com uma desfaçatez revoltante. Entidades e assessores de políticos evangélicos foram presos por envolvimento em um esquema que fraudava o Ministério da Saúde com ambulâncias super-faturadas - quem deveria promover o bem é agora chamado de sanguessuga. Navegamos à deriva.
O que falta para nos tornarmos iguais a Sodoma? A Bíblia deixa claro que a maldade que provocou a ira de Deus sobre essas duas cidades não se resumia à depravação sexual. Em Sodoma havia descaso com a injustiça disseminada. A denúncia do profeta Ezequiel (16.49) é contundente:

“Este foi o pecado de sua irmã Sodoma: ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados”. Ezequiel 16.49

Devemos nos preocupar. O Brasil ostenta um dos índices mais iníquos de distribuição de renda do planeta.
Deus não fez chover fogo e enxofre nas cidades gêmeas por causa da generalização do mal, mas pela ausência do bem. Abraão não contabilizou dez justos ali. Se mostrasse um punhado de gente íntegra, Deus evitaria seu juízo. Portanto, Jeová não considerou a presença do mal tão danosa quanto a ausência do bem.
Nossa preocupação devia aumentar. O Brasil se transforma rapidamente numa Sodoma? Sim! Algumas instituições que deveriam defender a justiça fracassam. Restam poucos na promoção da virtude. Alguns malogram porque perderam sua credibilidade. Podem até tentar se expressar, mas já não são ouvidos. Os evangélicos, por exemplo, perdem seu crédito em passo acelerado.
O desprestígio dos evangélicos começa pelo conteúdo das pregações. A grande maioria dos sermões que se ouve, principalmente na mídia, se resume a técnicas de sucesso. Muitos pastores ensinam uma auto-ajuda bem rala e acabam atirando no pé. Lotam suas igrejas com pessoas ávidas por atalhos para o sucesso, enquanto a longo prazo, geram desdém por si mesmos. Hoje, a classe ministerial é encarada com suspeita. Cada vez menos pastores participam, junto com os formadores de opinião, de fóruns onde se tentam resolver os problemas nacionais.
A programação de novas igrejas não contempla a vida com realismo. Há uma tendência de se arremeteram para o mundo espiritual, o que deveria ser tratado como ações humanas. Contudo, não se pode permitir que novos modismos insistam em lidar com a história como se fosse o desdobramento de maldições ou da sina divina. Ela é resultado de escolhas que se fazem e dos conflitos de interesses de grupos e classes sociais. Para reverter estruturas malignas, não bastam exorcismos, precisa-se de cidadania, educação cívica, virtude moral e, acima de tudo, coragem.
O Brasil regride. Chega perigosamente perto do ponto sem retorno (chamado de juízo final). Esse ponto chegará quando as pessoas de bem passarem a optar pelo conforto. A maldade aumenta e se torna irreversível quando os filhos de Deus não sabem, ou não querem, escolher veredas transformadoras da história. A igreja contribui com a desintegração quando prioriza programações irrelevantes, usa uma agenda em que a mágica passa a ser um recurso para a felicidade; tudo desconectado dos reais problemas da vida.
Em sua profecia, Isaías chamou Israel de Sodoma porque seus líderes haviam se corrompido. Como não se lembrar da denúncia do profeta, quando um bispo evangélico engatinha no camburão da Polícia Federal? Naqueles dias, a classe sacerdotal também havia se mancomunado com ladrões, aceitava subornos, não defendia o direito dos órfãos e nem tomava conhecimento da viúva (Isaías 1.23). Pior, camuflava seus comportamentos com orações e jejuns. Isaías, porém, alertou:

“O jejum que desejo não é este? Soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo” Isaías 58.6-7.

O Brasil corre para uma desagregação social amedrontadora. Estou certo que Deus cobrará da igreja porque não cumpriu seu mandado:

“Assim, brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5.16)”.


Se Jesus ordenou que os seus fossem sal da terra devemos orar e trabalhar para que nosso testemunho pelo menos freie um pouco a degradação da vida antes que seja tarde demais.


Autor: Pastor Ricardo Gondim
http://www.estudosgospel.com.br

Se Todos Fossem Iguais a Você


Se Todos Fossem Iguais a Você

Imaginemos como seria se todos os brasileiros, num determinado momento, aceitassem a Jesus como Senhor e suficiente Salvador.
Por um certo período, haveria elevado índice de desemprego, como jamais visto na história de nossa nação.
Todos os motéis fechariam suas portas ou seriam transformados em hotéis. Recepcionistas, cozinheiros, vigilantes e faxineiros seriam demitidos.
Milhares de fábricas de aguardente, de cerveja e de outras bebidas alcoólicas encerrariam suas atividades, em virtude da queda brusca nas vendas. Seus proprietários, também convertidos, mudariam de ramo.
A Cia. de Cigarros Souza Cruz iria à falência, mas seus proprietários, convertidos, dariam graças a Deus por isso. Deixariam de contribuir indiretamente para a morte anual de milhares de brasileiros,em função das centenas de substâncias tóxicas do fumo.
Todas as casas de bingo, as lotéricas, os cassinos clandestinos, o jogo do bicho, as loterias federal e estadual, o Baú da (in)Felicidade, e tantas outras, encerrariam suas atividades.
Milhares de garçons estariam desempregados por causa do fechamento das boates, das casas noturnas de encontros e orgias, e dos milhões de bares.
Uma drástica mudança ocorreria nos programas televisivos. Sairiam imediatamente do ar os programas domingueiros especialistas em piadas imorais e em mostrar mulheres quase completamente despidas.
Os artistas da televisão e de teatro, que ganharam fama em falar sobre sexo ou em dizer palavrões, agora convertidos, aproveitariam seu tempo para contar histórias edificantes às crianças.
Não mais ouviríamos os gritos histéricos das “macacas de auditório”, aplaudindo seus ídolos e desmaiando em êxtase. Convertidas, aplaudiriam o Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Cristo.
Uma centena de revistas deixaria de circular: as especializadas em fofocas, envolvendo personagens da televisão; as exclusivas para homens, as destinadas ao público gay e simpatizantes, e outras.
Grande desemprego nas editoras. Não mais seriam editados livros sobre ocultismo, Nova Era, Candomblé, Umbanda, Espiritismo, e sobre todas as seitas de que se tem notícia. Desapareceriam compradores para esse tipo de leitura. Aliás, todos os livros dessa espécie seriam queimados ou reciclados. Todas as casas que vendem produtos esotéricos seriam fechadas ou mudariam de ramo.
Imagens de barro, madeira, bronze, pedra, representativas de “santos” falecidos seriam destruídas. Seria revogado imediatamente o decreto-lei que declara que a padroeira do Brasil é a santa Maria. Seria substituído por uma declaração de todos brasileiros: “DEUS É O SENHOR DESTA NAÇÃO”. Finalmente, a imagem do Cristo Redentor, no Rio, cairia por terra. O entulho serviria para alguns desempregados fazerem os alicerces de suas casas. As fábricas de imagens iriam à falência. Muitas fábricas de vela fechariam suas portas.
Meninas de programa, prostitutas e prostitutos, agora convertidos, procurariam outro ofício, glorificando e exaltando o nome do Senhor Jesus.
O Governo cancelaria a distribuição gratuita de “camisinhas”, pois o sexo seria praticado somente no casamento.
Desapareceriam das prateleiras os filmes de violência e terror, pois os pais, conhecedores da Verdade, estariam criando seus filhos de conformidade com a Palavra de Deus.
Grande mudança ocorreria nas polícias estaduais. O contingente dessas corporações seria mínimo. Isto porque diminuiriam drasticamente as ocorrências policiais (estupros, assassinatos, orgias, quebra-quebra, violência contra a mulher). As Delegacias da Mulher e FEBEM seriam extintas, por óbvias razões.
Dada a abstinência do álcool e do fumo, os hospitais trabalhariam mais folgadamente. Em conseqüência, haveria menos consumo de remédios e menos acidentes com vítimas fatais, no trânsito.
Em função dessas mudanças repentinas na economia, a arrecadação de impostos sofreria um abalo muito grande. Por outro lado, haveria grande corrida ao seguro-desemprego. Todavia, outros setores gastariam menos, como por exemplo Segurança e Saúde. Não haveria sonegação, pois todos os brasileiros passariam a pagar corretamente seus impostos. A Receita triplicaria de um momento para outro. Haveria dinheiro suficiente para ajudar ao menos favorecido.
Os traficantes de droga se entregariam à polícia, e todos os bens oriundos do lucro da droga seriam entregues ao Governo para aplicação em obras sociais. Dada a inexistência de corrupção nos governos federal, estadual e municipal, os investimentos sociais seriam aplicados corretamente. Haveria uma significativa melhora no poder aquisitivo dos brasileiros.
Em conseqüência dessas mudanças, aumentaria em muito a edição de bíblias e assuntos correlatos. A oferta de emprego cresceria nessa área, com maior número de livrarias e locadoras evangélicas.
Embora ocorresse num primeiro momento milhões de desempregados, as manifestações sociais seriam pacíficas, sem violência. Os demitidos teriam ajuda financeira garantida e estariam cientes de que o Governo procuraria fazer justiça. Todos suportariam o momento difícil porque todos estariam confiantes no Senhor.
Todos os lares se transformariam em casas de oração, onde a família se reuniria para louvar ao Senhor, ler a Palavra e partir o pão. A evangelização não mais teria como alvo o povo brasileiro, mas as outras nações. Milhares de missionários seriam enviados pelas igrejas brasileiras para outros países.
A queda no turismo sexual seria compensada pelo aumento do turismo evangélico. Irmãos de todo o mundo viriam ver in loco a notável mudança. O Brasil seria exportador da fé evangélica.
Carnaval, pagode, roda de samba, nem falar. O Sambódromo (Rio) seria transformado em escola pública, gratuita. Nossas jovens não mais sonhariam em desfilar seminuas pelas avenidas, ou em serem estrelas do “tchan”. Elas teriam sonhos mais elevados.
Elevaria em muito o número de casamentos, resultando em maior oferta de emprego nos cartórios para atender a demanda, porque os casais não mais desejariam viver amancebados. Os jovens, não desejando praticar o sexo ilícito, estariam mais inclinados ao casamento oficial.
Utopia? Apenas um sonho? Decerto nunca chegaremos a tanto. A esperança nossa é que durante mil anos, na plenitude dos tempos, esta Terra será governada pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. No Milênio, não haverá mulheres estéreis; as doenças serão reduzidas e muitas enfermidades crônicas serão curadas; os habitantes da Terra viverão mais tempo: “aquele que morrer com cem anos será tido como jovem”; a justiça predominará, porque “reinará um rei com justiça”; será contida a fúria dos terremotos, furacões, tornados, maremotos, vulcões e de todos os fenômenos naturais que abalam e devastam a humanidade nos dias atuais; todos conhecerão mais a Deus, porque o diabo não mais poderá “cegar o entendimento” das pessoas. Por tudo isso, devemos continuar orando: “VEM, SENHOR JESUS” (Apocalipse 22.20).

Autor: Pr Airton Evangelista da Costa
http://www.estudosgospel.com.br

Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite


Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite

Quando você se levantou pela manhã, eu já havia preparado o Sol para aquecer seu dia, e o alimento para sua nutrição.
Sim, eu providenciei tudo isso enquanto vigiava seu sono, sua família e sua casa.
Esperei pelo seu "BOM DIA" mas você se esqueceu. Bem você parecia ter tanta pressa que EU PERDOEI.
O Sol apareceu, as flores ofereceram seu perfume, a brisa da manhã lhe acompanhou e você nem lembrou que EU é que havia preparado tudo para você. Seus familiares sorriram, seus colegas lhe saudaram, você trabalhou, estudou, viajou, realizou negócios, alcançou vitórias, mas você não percebeu que EU estava cooperando com você e mais teria ajudado se você me tivesse dado a chance... EU sei, você corre tanto... EU PERDOEI.
Você leu bastante, ouviu muita coisa, viu mais ainda e não teve tempo de ler ou ouvir minha palavra. EU queria falar, mas você não parou para ouvir a minha palavra.
EU quis até lhe aconselhar, mas você não pensou nessa possibilidade. Seus olhos, seus pensamentos, seus lábios seriam melhores. O mal seria menor em sua vida. A chuva que caiu a tarde, foram as minhas lágrimas por sua ingratidão, mas foram também as minhas bênçãos sobre a terra, para que não lhe falte o pão e a àgua. Findou o seu dia. Você voltou para casa, mandei que a lua e as estrelas tornassem a noite mais bonita para lembrar-lhe do meu amor por você. Certamente agora você vai dizer "OBRIGADO" e uma "BOA NOITE"... Psiu! Está me ouvindo? Já dormiu. Que pena! "BOA NOITE". Durma Bem que eu fico velando por você.

JESUS

Autor: Pr. Celso Ribeiro
http://www.estudosgospel.com.br

O Homem e o Carro


O Homem e o Carro

“Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Sl 139.15,16).

Certo homem, muito tempo atrás, possuía um automóvel modelo Ford, com o qual passeava pelas ruas de sua cidade.

Contentíssimo, o proprietário se admirava sempre dos muitos recursos do novo veículo, entre eles, velocidade e maciez. Certo dia, quando o nosso amigo estava passeando, o carro, subitamente, parou. Em plena avenida, morreu o motor e nada o fazia pegar. De tudo tentou o proprietário. Deu partida várias vezes. Empurrou. Abriu o capô, fechou, tornou a abrir. Pediu ajuda. Mas nada... Não deu nenhum sinal de que iria funcionar. Como podia! Um carro tão bom, parar desse jeito! O homem já estava perdendo a paciência quando um desconhecido solicitou licença para ajudar. Desconsolado, o proprietário consentiu, sem confiar que qualquer coisa pudesse ser feita àquela altura. O estranho, porém, abriu o capô, conectou um fiozinho a uma pequena peça do motor e, com um delicado toque, completou o reparo. Suas mãos nem receberam manchas de graxa, e, dada a partida, estava perfeito o automóvel.

Parece ironia. O mecânico desconhecido se aproximou do proprietário e, mostrando-lhe a carteira de identidade, diante dos olhos curiosos de uma pequena multidão, disse: “Meu nome é Henry Ford. Eu é que fiz estes veículos e compreendo muito bem como funcionam!”.

Ninguém conhece melhor uma obra do que seu fabricante.

Melhor do que ninguém, Deus sabe tudo o que há no homem. Ele sabe como cada parte funciona em nós. Por que não irmos, então, em busca da sua orientação, para recebermos o toque que este “veículo” tanto necessita?

Por séculos, os filósofos e sábios têm tentado melhorar o homem, sem resultados, enquanto a Palavra de Deus diz que o Criador, com um único toque, regenera o coração humano e, de uma vez por todas, “faz andar o engenho”. Confiemos nele, portanto, de todo o nosso coração!

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5).

Autor: ICP

http://www.estudosgospel.com.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Andarei Em Liberdade


Andarei Em Liberdade

"Assim observarei de continuo a tua lei para sempre e
eternamente. E andarei em liberdade; pois busco os teus
preceitos" (Salmos 119:44, 45).

Certo homem disse: "Uma manhã eu falei para oitenta alunos
de uma universidade estadual. Ao chegar eu fui informado de
que não deveria mencionar a Bíblia em minha palestra. No
mesmo dia, à tarde, eu fui convidado para falar para 800
homens na prisão estadual. O diretor da penitenciária me
pediu para falar-lhes sobre as verdades bíblicas."

É muito triste constatarmos que muitos jovens, muitas vezes,
desviam-se para caminhos maus exatamente porque não conhecem
a Deus em sua juventude. Muitos atalhos errados poderiam
evitar, muitas decisões precipitadas poderiam não tomar,
muito tempo perdido poderia ser aproveitado se simplesmente
tivessem a orientação do Senhor em sua mocidade.

Melhor que falar da Palavra de Deus a prisioneiros é
compartilhá-la quando ainda não estão encarcerados. Muito
mais proveitoso para todos é conhecer o amor do Salvador
antes que os tempos de angústia cheguem e tudo se torne mais
difícil. Com o Senhor no coração os nossos dias são
abundantes, nossa alegria é verdadeira, nosso futuro é
vitorioso.

Quando falamos de Deus para os jovens estamos, com certeza,
diminuindo o número de pessoas em uma prisão. O caminho do
filho de Deus é de tranquilidade e de paz, é pleno de gozo e
felicidade, leva à vida eterna com o Pai celestial e,
certamente, não passa pelo interior de uma penitenciária.

Falemos do Senhor e Sua Palavra nas escolas, nos mercados,
nos intervalos do trabalho, nos encontros pela rua. As
prisões terão menos homens e o mundo será bem melhor.

Quando deixamos a Palavra de Deus moldar nossas vidas,
andamos em perfeita liberdade. Não apenas a liberdade de um
cárcere, mas do ódio, da avareza, do egoísmo e da morte
eterna.

Você quer andar em liberdade?


Paulo Barbosa
Um cego na Internet
Tel/Brasil: 31 3712-2248
Tel/USA: 321-234-1386
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 14 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com