quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dom da Palavra de Sabedoria


Dom da Palavra de Sabedoria

ARTIGOS - ESPÍRITO SANTO

Os dons liberados pelo Espírito Santo são os “sentidos” da Igreja do Senhor e funciona exatamente como os cincos sentido humanos (Audição, paladar, olfato, visão e tato), para entrar em contato com o mundo ao seu redor. Os cristãos entram em contato com o mundo espiritual através dos dons liberados pelo Espírito Santo.

Ninguém pode negar a importância vital dos sentidos à vida humana, pois a falta deles deixa o ser humano quase um vegetal. A comparação com o mundo espiritual é inevitável, pois os dons do Espírito Santo são essenciais para o crescimento e proteção do Corpo de Cristo. Imagine uma criança sem os seus sentidos normais o quanto dificultaria seu desenvolvimento e o meio em que vive e essa é a condição das igrejas que estão tentando crescer sem os dons espirituais. Essas igrejas até podem seguir batalhando através de evangelismo profissional e de ministros profissionais, criando maneiras de competir com o mundo através de entretenimento e movimentos chamativos, mas o verdadeiro mover somente ocorrerá quando os dons do Espírito Santos estiverem atuando na Igreja do Senhor.

Agora podemos entender porque muitas Igrejas estão aleijadas, surdas, mudas, sem visão alguma espiritual. Querem seguir modelos humanos para manter a igreja sempre cheia e movimentada. Mas a verdade é apenas uma: Igrejas sem dons do Espírito Santo, sempre serão igrejas deficientes, com crescimento legítimo comprometido.


Os dons do Espírito Santo são manifestações unicamente do Espírito Santo e nunca poderes da personalidade dos homens, por isso um mero conhecimento da sabedoria jamais poderá definir adequadamente esse dom. Esse dom não pode de maneira alguma ser obtido através do estudo secundário e algum tipo de experiência e jamais será substituto do estudo e da experiência. O dom da palavra da sabedoria é sobrenatural, vem somente de Deus. Não é simplesmente “uma” palavra de sabedoria, mas “a” palavra de sabedoria. Não é somente uma palavra sobre o assunto ou situação do momento, mas a “palavra”, a resposta ou solução ou a plena vontade de Deus para a situação. A sabedoria natural e a sabedoria geral em coisas espirituais são boas e devem ser buscadas por todos conforme 1 Corintios 2:6 e Tiago 1:5, contudo, o dom da palavra de sabedoria é concedido unicamente pelo Espírito Santo.


Podemos ver esse dom atuando na vida do nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele causava admiração nas pessoas por Sua sabedoria e pelas obras poderosas (Mateus 13:54). Na tentação de Jesus, (Lucas 4:3-14), Satanás usou o conhecimento para apanhá-Lo numa armadilha, mas Jesus usou a sabedoria divina. Em Lucas 7:18-22, João Batista mandou os discípulos perguntarem a Jesus se Ele era realmente o Messias ou teriam que esperar outro. A resposta do Mestre aos mensageiros de João Batista foi algo extraordinário, pois Jesus não deu nenhuma explicação doutrinária e simplesmente disse que eles deveriam observar Seu ministério e ver se Ele trazia as marcas do Messias.

No poço de Jacó (João 4:9-26), Jesus não se envolve em disputa doutrinária, não tomou nenhum partido, simplesmente levou aquela mulher a uma verdade maior e revelou Sua verdadeira identidade. Em Mateus 22:15-22 os fariseus lhe fizeram uma pergunta astuciosa para que Jesus caísse numa ofensa que poderia faze-Lo vulnerável a acusações e a punição legal. Jesus sabia que ofenderia as pessoas se apoiasse abertamente o pagamento de impostos, mas também ofenderia o governo romano se opusesse. Então, Jesus usou uma palavra de sabedoria e calou a boca dos fariseus.

Este dom do Espírito funciona em diferentes formas para diferentes propósitos, pois Deus é um Deus de grandes variedades (1 Corintios 12:3-5). Por isso a Palavra de sabedoria pode ocorrer das seguintes maneiras:

1 – Pelo Espírito Santo falando ao nosso interior – intuição espiritual; ouvir, com os ouvidos espirituais a voz do Espírito Santo. O livro de Atos dos apóstolos nos mostra que Deus fala de fato sem usar a voz audível. Ele infunde o Seu pensamento diretamente através do Espírito Santo e de repente ficamos sabendo o pensamento de Deus em certa questão. Claro que é inexplicável, mas sabemos que vem através de uma comunicação espiritual e sempre ocorre com uma fé instintiva e certeza de que é uma palavra de sabedoria divina. Em Atos 16:6-8 o Espírito Santo proibiu a Paulo de ir a Bitínia.

Em Atos 20:22-24 Deus tinha infundido em Paulo a “palavra de sabedoria” e ele sabia que tinha de prosseguir para Jerusalém, ainda que tivesse recebido a palavra profética que cadeias e aflições o esperavam. Pessoas tentaram persuadi-lo de não ir, mas acabaram entregando À vontade de Deus. (Atos 21:8-14). Era isso que governava Paulo o tempo todo, por isso ele foi a Roma como um “prisioneiro do Senhor” e não de Roma e ele disse isso cinco vezes. (Ef. 3:1; 4:1; 2 Tm. 1:8 e Fl.1:1 e 9). Deus confirmou que essa era a Sua vontade e esse era Seu plano (Atos 23:11) para levá-lo a Roma.

Paulo apelou intencionalmente para que César julgasse o seu caso, portanto Paulo foi enviado a Roma por sua própria escolha (Atos 26:32) e isto viria, mais tarde a requerer outro milagre: a preservação do navio na tempestade conforme Atos 27. Assim Deus cumpriu a palavra dada a Paulo que falou em sua conversão ( Atos 9:15). Essa palavra de sabedoria ocorre ao lidarmos com problemas pessoais e situações complexas como ocorreu com Salomão e as prostitutas no livro de 1 Reis 3:16-28. Salomão havia solicitado a Deus discernimento e sabedoria para julgar o povo (1 Reis 3:9) e Deus ouviu. Em 2 Samuel 12:1-14 vemos o profeta Natã não somente com conhecimento sobrenatural, mas também sabedoria e direção sobrenatural na aplicação deste conhecimento. Em Atos 8:20-23 o apóstolo Pedro viu o coração de Simão como um livro aberto e pelas palavras de conhecimento e da sabedoria soube como lidar com ele.

Geralmente o dom da palavra de sabedoria é dado a líderes no aconselhamento de outros e pode até mesmo funcionar sem que a pessoa que está sendo usada a saiba. Sabemos que as pessoas podem esconder seus problemas verdadeiros eficientemente e apresentar ao líder somente o que elas querem que ele ouça. Elas podem também estar confusas quanto ao que a verdadeira resposta ao seu problema é e normalmente é preciso que o Espírito Santo conceda uma palavra de sabedoria para que haja clareza e direção. Quando o Espírito Santo dá uma palavra de sabedoria, uma crise é então criada, quebra-se a oposição, e a pessoa se entrega à palavra de Deus abertamente ou se rebela contra ela.

2 – Como uma aplicação bíblica revelada, isto seria uma “palavra vivificada do Senhor” para uma situação especifica. Ela traz uma necessidade real no momento em contato com a voz de Deus através da Bíblia. Conforme Atos 1:15-23, enquanto o apóstolo Pedro e os outros 119 oravam, Deus abriu o seu entendimento quanto ao que deveria ser feito e Pedro o fez vivificando uma passagem bíblica (Salmos 109) onde o rei Davi estava fazendo uma oração imprecatória contra os seus inimigos. Uma palavra de sabedoria estava também envolvida aqui, na revelação da passagem bíblica de Joel. 2:28. Conforme Atos 15:13-18, o apóstolo Tiago recebeu uma palavra de sabedoria em relação a uma passagem do Velho testamento, o que ajudou a trazer a solução a um problema muito delicado e difícil na igreja primitiva.

3 – Através de uma voz audível ou de um anjo. No Livro de 1 Reis 19:12-18, Deus falou na voz mansa e delicada com o profeta Elias dizendo-lhe o que era para fazer. Atos 8:26-29 o anjo do Senhor falou a Felipe que era o Espírito Santa quem falava e Atos 9:10-27 vemos que uma voz audível veio a Ananias, instruindo-o com relação ao que ele deveria fazer com Saulo de Tarso. Atos 27:21-24 relata o aparecimento de um anjo ao apóstolo Paulo naquele momento difícil quando estavam quase naufragando e confirmou que ele iria comparecer diante do imperador e todos seus companheiros de viagem foram agraciados.

4 – Através de sonhos, visões ou arrebatamento de sentidos. O Senhor falou com Paulo numa visão de noite, assegurando-lhe que nenhum mal lhe sobreviria e que havia muitas pessoas devotas em Corinto (Atos 19:9-10). O chamado de Paulo para ir a Macedônia ocorreu através de uma visão de noite. (Atos 16:9-10). Quando Paulo orava no Templo teve uma visão, quando o próprio Senhor Jesus lhe apareceu dando instruções. (Atos 22:17-21). Cornélio teve uma visão (Atos 10:1-6) e mandou chamar Pedro para pregar o evangelho e serem salvos e Pedro teve um arrebatamento de sentidos e foi instruído por Deus para ir a casa de Cornélio. (Atos 10:10-17). Arrebatamento de sentidos é uma condição na qual a consciência normal e a percepção das circunstâncias naturais são retidas, e a pessoa fica suscetível à visão concedida por Deus, e é conduzida pelo Espírito Santo. È um esquecimento temporário do mundo natural, assim como os profetas muitas vezes, experimentavam quando realidades espirituais fantásticas lhe eram mostradas.

5 – Pela unidade do Espírito entre os líderes Espirituais. Atos 6:1-6 mostra um problema o qual requereria uma decisão urgente e Deus deu uma palavra de sabedoria aos doze, a qual lhe deu a direção a seguir, não somente para a situação deles, mas também para a igreja que os seguiria por toda a história. Os diáconos tornaram-se assim um cargo e função permanente na igreja e mais tarde foi confirmado por Paulo em 1 Tm. 3:8-13. Foi através da pluralidade de ministério que uma grande crise foi resolvida (Atos 15:2,4,6,22-23) e foi solucionada através da visão apostólica de Pedro, dos resultados apostólicos do ministério de Paulo e Barnabé, da vivificação de uma palavra de sabedoria e revelação do Velho Testamento ao apóstolo Tiago e da unidade do Espírito entre todos os apóstolos.

6 – Com relação a profecia com respeito a eventos e manifestações futuras: isto pode incluir a revelação dos planos de Deus para o futuro quanto a nações, línguas, cidades, ou até mesmo indivíduos. A palavra da sabedoria é expressa, não tanto na predição de eventos, quanto naquelas ordens e instruções que Deus dá e que procedem do Seu conhecimento de tais eventos. Nestes casos é somente à medida em que certos eventos de desenvolvem durante um período de tempo, que a palavra de sabedoria é cumprida. Podemos ler em 2 Reis 8:1-6 quando houve um aviso de uma escassez e fome por sete anos e instruções à viúva e sua família para que deixassem o país. Em Daniel capítulo 5 Deus sabia que os exércitos estavam desviando o leito do rio para que pudessem entrar na cidade, pois o rio corria sob o muro grande e inexpugnável que o protegia, e Daniel, através de uma palavra profética e de uma palavra de sabedoria, explicou o propósito de Deus em tudo aquilo. Em Atos 18:10-11 o apóstolo Paulo viu, pelo conhecimento e sabedoria divina a grande igreja de Corinto, quando ela ainda não havia sido formada.

A palavra de sabedoria funciona com qualquer dos outros dons e pode incluí-los de acordo com que a ocasião requeira. Em Atos 9:34 Pedro esperou em sabedoria, dons de curar e conhecimento (milagres e fé). Em Atos 13:8-12 o apóstolo Paulo, numa situação complicada, recebe uma palavra de sabedoria para poder manobrá-la e ela foi acompanhada por uma palavra de conhecimento, fé, milagres e profecia. Em Atos 14:9 Paulo recebeu sabedoria ou percepção divina quanto ao que Deus queria fazer na vida deste homem e ela foi acompanhada por, pelo menos, os dons da fé, milagres e conhecimento. Em Atos 16:18 o Senhor se dirigiu a Paulo com uma infusão de sabedoria divina para esta ocasião. Ela também foi acompanhada pela fé, conhecimento e pelo discernimento de espíritos. Em Atos 16:25-31 Paulo e Silas não tentaram fugir e obter sua liberdade, esperaram Deus os dirigir com uma palavra de sabedoria oportuna para trazer ao carcereiro e sua família ao Senhor.


É o primeiro dom mencionado e é necessário na operação de todos os dons. Em Efésios 1:17 a sabedoria é relacionada com um profundo e íntimo conhecimento de Deus. A sabedoria em si é a habilidade de se aplicar o conhecimento e experiência possuídos e envolve o lidar com os afazeres num nível prático e ativo e contraste com o mero estudo e investigação. O conhecimento é a matéria-prima; a sabedoria é necessária para que edificamos com ele. Precisamos da Sabedoria Espiritual ao governar os afazeres de nossa vida diária e ao ganharmos almas como também para a direção de pessoas. Talvez cheque o dia em que seremos chamados diante de “magistrados” e poderes civis e Jesus prometeu nos dar “palavras de sabedoria” em tais casos. Mt. 10:18-20. Na restauração, Deus está nos ensinando os Seus caminhos e estamos vendo a verdade que há um grande poder e força na sabedoria e no conhecimento (Pv. 24:3-6; Pv. 8:14).
O dom da sabedoria terá uma importância tremenda na igreja dos últimos dias. É vital que tenhamos a mente de Cristo em todos os assuntos do reino de Deus.

Pesquisa realizada pelo Pr. Lineas Domiciano

Nenhum comentário: