quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dom de Profecia


Dom de Profecia

ARTIGOS - ESPÍRITO SANTO

A profecia é o mais importante dos três dons de inspiração ou de expressão vocal e a razão por que ela é o mais importante é porque são necessários os outros dois juntos – a variedades de línguas e a interpretação de línguas – para igualar-se à profecia. Paulo disse em I Co. 14:5: “...quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar...”. Dá a entender que o falar em línguas e a interpretação equivalem-se á profecia. Assim sendo, a profecia é realmente o mais importante destes três dons de inspiração ou expressão vocal. A profecia é a expressão vocal sobrenatural num idioma conhecido e as variedades de línguas são a expressão vocal sobrenatural num idioma desconhecido. A interpretação de línguas é uma exposição sobrenatural daquilo que foi dito em línguas. A palavra hebraica que é traduzida “profetizar” significa “sair fluindo” e transmite o pensamento de “borbulhar” como uma fonte, gotejar, sair aos borbulhes, jorrar. A palavra grega que é traduzida “profetizar” significa “falar em prol de outrem”. Significa falar em nome de Deus, ou ser Seu porta-voz.

O DOM DE PROFECIA PARA TODOS - 1 Co. 14:1-5

Nesse trecho das Escrituras, Paulo nos manda procurar com zelo os dons espirituais, mas especialmente que profetizemos. Isso não significa que não devemos desejar os demais dons, mas que devemos colocar esse dom em primeiro lugar. No fim desse capítulo, Paulo repetiu: “Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar”. Dessa maneira, Paulo, escrevendo pela inspiração do Espírito Santo, enfatizou a importância da profecia.

O DOM DA PROFECIA E O MINISTÉRIO DO PROFETA

O simples dom da profecia não deve ser confundido com o cargo profético. (I Co. 14:3). Dessa maneira, percebemos facilmente que no simples dom de profecia não há revelação. No cargo de profeta, porém, freqüentemente vemos a revelação sair até mesmo como profecia. É interessante notar, também, a diferença entre a profecia no Antigo e no Novo Testamento. No Antigo Testamento, a profecia é essencialmente PREDIZER eventos futuros, ao passo que no Novo Testamento, há uma mudança forte para a PROCLAMAÇÃO. No simples dom da profecia, não há nenhuma predição. Paulo está dizendo a igreja em Corinto que ela deve procurar profetizar e desejar os dons espirituais – mais muito mais que profetizem. Mas Paulo acabou de dizer-lhes no capítulo doze de 1º Coríntios que Deus colocara na Igreja: “...em primeiro lugar apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres...”(v.28). Depois, Paulo perguntou: “Porventura são todos apóstolos?” A resposta é não. Se o profetizar transformasse uma pessoa em profeta, Paulo estaria contradizendo a si mesmo. Entretanto, o fato de alguém ter profetizado não o transforma em profeta. Significa que a pessoa exerceu o simples dom da profecia.

Por exemplo, um rico tem dinheiro e todos nós temos pelo menos algum dinheiro, mas isso não nos torna ricos. Semelhantemente, um profeta profetiza, mas nem sempre uma pessoa que profetiza é profeta. O profeta, por exemplo, terá mais dons do Espírito Santo em operação do que apenas o dom de profecia. Ele tem dons de revelação operando juntamente com a profecia. Paulo disse em I Co. 14:29: “Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem”. Depois no verso 30: “Se, porém, vier revelação a outrem (isso é: a outro profeta), cale-se o primeiro”. Aqui, Paulo está falando a respeito da revelação. O profeta teria esses outros dons da revelação em operação. Sedo assim, para ocupar o cargo de profeta, a pessoa precisa ter, operando no seu ministério, o dom de profecia, mais pelo menos dois dos dons da revelação: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento ou discernimento de espíritos. Não devemos, portanto, confundir o cargo de profeta com o simples dom da profecia que todos os fieis são exortados a procurar com zelo. Todos podem ter o dom de profecia, pois Deus não nos teria mandado procurar com zelo aquilo que não está dentro do nosso alcance.

Todos podem profetizar, mas nem todos podem ser profetas!!! Em Atos 21 vemos uma ilustração bíblica do dom de profecia. (8-11). Note que todas as quatro filhas de Filipe tinham esse simples dom de profecia. Essas jovens devem, por certo, ter profetizado nos cultos realizados na casa delas; de outra forma, Paulo e seu grupo não teriam sabido que profetizavam. Falavam ao grupo inteiro, edificando, exortando e consolando. Segundo parece, não fizeram nenhuma profecia quanto a Paulo. Quando, porém, chegou o profeta Ágabo, trouxe algo de ordem superior que transmita REVELAÇÃO. Vemos, portanto, que o profeta pode profetizar – mas a mensagem que ele traz não tenha nada de profecia. Pode vir através do dom de profecia, a medida que simplesmente fala aquilo que recebeu da parte do Senhor: “Assim diz o Senhor” . Em Atos 21:10-11 foi um dom da revelação – a palavra da sabedoria – em operação através do dom da profecia. Alguns pensam que profetizar significa pregar. Toda a expressão vocal inspirada é profecia, de alguma ou de outra forma, mas a profecia não é pregação. Às vezes, há um elemento de profecia na pregação, quando a pessoa é ungida pelo Espírito Santo e inspirada a dizer coisas que provêm do coração ao invés da cabeça; mas essa é apenas uma fase da operação do dom de profecia. Pregar significa proclamar, anunciar, clamar ou contar. O propósito bíblico do dom da profecia é diferente do propósito da pregação. Jesus não disse que os homens seriam salvos pela loucura da profecia, mas pela loucura da pregação. Os dons sobrenaturais são dados para atrair a atenção das pessoas, e não para salvá-las. Mesmo no Dia de Pentecostes, quando as pessoas falavam em línguas, ninguém foi salvo a não ser quando Pedro se colocou em pé e pregou a elas.

USO ERRÓNEO DO DOM - 1 Ts. 5:19-21

Outra área de confusão no tocante ao dom de profecia é causada pelo abuso desse dom. A Igreja em Tessalônica tinha visto tanto abuso do dom de profecia que quase o desprezavam. Por isso Paulo, escrevendo pelo Espírito Santo de Deus, tinha que dizer aos membros: “Não desprezeis profecias”. Se as pessoas usassem esse dom conforme ensinam as Escrituras, seria uma grande benção. Mas alguns escutam um pastor que tem o ministério de profeta transmitindo revelações, e pensam que podem fazer o mesmo. Procuram, portanto, produzir algumas previsões, ao invés de simplesmente proclamar, e se metem em apuros. Conforme vemos, o dom de profecia é dado para edificar a Igreja. Esse dom também é dado para exortar a Igreja. A palavra “exortar” significa aqui, segundo o texto grego, “chamar para mais perto de Deus”. Em seguida, nosso texto diz que o dom da profecia é dado para consolar. Muita coisa que algumas pessoas chamam de profecia nunca consola a ninguém; pelo contrário, os desconsola.

A PROFECIA E A VIDA DE ORAÇÃO

O dom de profecia, assim, como as línguas, tem a ver com mais do que expressões vocais públicas. A profecia pode ser usada em nossa vida de oração. Muitas vezes, enquanto estamos em oração, Deus nos enche do Espírito Santo e falamos em línguas. Falar em línguas é o começo de todas essas coisas, mas Deus quer que todo crente cheio do Espírito Santo faça mais do que falar em línguas. Ele quer que saibamos interpretar. E Ele quer que profetizamos. Paulo não inferiu que apenas uns poucos crentes falariam em outras línguas. Encorajava a totalidade da Igreja em Corinto a orar em línguas e a adorar a Deus. Disse em seguida, “Pelo que, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar” (I Co. 14:13). Deus não nos mandaria orar pedindo algo que não podemos receber. E ele também deseja que profetizamos, pois Ele disse com clareza: “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar”.1 Co. 14:1. Ele mandou procurar com zelo o dom de profetizar. Mediante esse dom de profecia, podemos falar sobrenaturalmente, não somente com os homens, mas também cm Deus. Mediante a profecia, podemos desfrutar de uma comunhão com Deus no Espírito Santo que ultrapassa qualquer coisa que tenhamos conhecido antes.

Written by :

Pr Lineas Domiciano

Nenhum comentário: