sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Quem é o Espírito Santo?


Quem é o Espírito Santo?

ARTIGOS - ESPÍRITO SANTO

Creio que todos já ouviram falar do Espírito Santo, mas você O conhece? Sabe quem Ele é realmente? Quando estudamos a Palavra de Deus aprendemos que o Espírito Santo é uma pessoa divina e não simplesmente uma influencia. Você sabe que é o Espírito Santo quem distribui as bênçãos e o poder que Deus tem posto a nossa disposição? Quando conhecemos o Espírito Santo pessoalmente nossa vida muda completamente, pois algo extraordinário ocorre e começamos a dar os primeiros passos de maturidade cristã. Passamos a ter uma fé impressionante para mover montanhas!

O principal título do Espírito Santo é CONSOLADOR e é um título que não pode ser atribuído a nenhuma influência ou força impessoal e abstrata. No Livro de 1 João 2:1 a palavra é traduzida por “advogado” e está relacionada a Cristo. Em João 14:16 Jesus disse que rogaria ao Pai para que fosse enviado “outro” Consolador que substituiria a Jesus Cristo aqui na terra para sempre. O papel desse “outro” Consolador seria ministrar aos discípulos exatamente como Jesus Cristo já fazia e uma mera influencia impessoal não pode substituir uma pessoa e muito menos desempenhar as suas funções.

Para continuar aquilo que Jesus Cristo, a maior personalidade que já viveu no mundo e ministrou aos homens estava fazendo, só o Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade poderia fazê-lo. O Espírito Santo tem identificação com o Pai, com o Filho e com todos os cristãos do mundo e a aprova está na benção apostólica pronunciada no batismo cristão em Mateus 28:19: “Portanto, ide a todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Aqui está escrito “no nome” e não nos nomes, significando que todos os três são pessoas igualmente. Veja também 2 Corintios 13:13 e 1 João 5:7.

O Espírito Santo possui atributos de uma personalidade:

1 – Ele PENSA – Romanos 8:27
2 – Ele TEM VONTADE – 1 Corintios 12:11
3 – Ele SENTE TRISTEZA – Efésios 4:30

O Espírito Santo exerce atividades pessoais:

1 – Ele REVELA – 2 Pedro 1:21
2 – Ele ENSINA – João 14:26
3 – Ele DÁ TESTEMUNHO DE NOSSA FILIAÇÃO COM DEUS – Gálatas 4:6
4 – Ele INTERCEDE – Romanos 8:26
5 – Ele FALA – Apocalipse 2:7
6 – Ele COMANDA – Atos 16:6,7
7 – Ele TESTIFICA DE JESUS – João 15:26

O Espírito Santo é suscetível de trato pessoal:

1 – Alguém pode mentir perante Ele – Atos 5:3
2 – Pode-se blasfemar contra Ele – Mateus 12:32,32

A Palavra de Deus ensina claramente que o Espírito Santo é uma pessoa divina, definida. Ele age como Deus, logo o Espírito Santo é Deus!

1 – Ele é ETERNO – Hebreus 9:14 – Eternidade é atributo de Deus

2 – Ele é ONIPRESENTE – Salmos 139:7-10 – Está em todos os Lugares. Atributo de Deus

3 – Ele é ONIPOTENTE – Lucas 1:35 – Tem todo poder.

4 – Ele é ONISCIENTE – 1 Corintios 2:10 – Conhece todas as coisas.

O Espírito Santo realiza trabalhos divinos:

1 – Foi o Espírito Santo de Deus quem deu vida à criação – Gênesis 1:2

2 – É o Espírito Santo quem transforma os homens em novas criaturas por meio do Novo Nascimento – João 3:3-8.

3 – Foi o Espírito Santo quem levantou a Cristo da morte, mediante a ressurreição – Romanos 8:11.

Nomes do Espírito Santo: São diversos os nomes dados ao Espírito Santo, que provam sua natureza divina e não é possível mencionar todos os títulos atribuídos a Ele, mas vamos ver alguns:

O Espírito Santo é chamado:

1 – O ESPÍRITO DE DEUS – 1 Corintios 3:16 e Gênesis 1:2. Isto significa que Ele tem relação íntima com o Pai, o que concerne ao nosso bem-estar espiritual e segurança.

2 – ESPÍRITO DE CRISTO – Romanos 8: 9 e Atos 16:7

3 – ESPIRITO SANTO – Atos 1:5 – A designação “SANTO” afirma que nEle reside o fogo abrasador da pureza e da santidade do Deus Onipotente. O Espírito Santo descobre e condena o pecado (João 16:8). Pelo seu poder o crente é habilitado a viver uma vida vitoriosa sobre o pecado. O Espírito santo é a santidade personificada e se permitirmos que Ele cumpra em nós este ministério particular, sentiremos a Sua ação divina iluminando, expondo e detestando em nós qualquer aspecto do pecado. È o Espírito Santo que opera em nós a bendita renovação criando um ardente desejo de santidade.

4 – ESPÍRITO DE VIDA – Romanos 8:2 – A vida que Jesus Cristo prometeu aos seus seguidores vem através do Espírito Santo e é destruído o poder do pecado e da morte. É através da virtude do Espírito Santo também recebemos a cura das enfermidades, e assim como o Espírito de Vida levantou da morte o Senhor Jesus, também trará a vida os nossos corpos mortais.

5 – ESPIRITO DE ADOÇÃO - Romanos 8:15,16; Gálatas 4:5,6. A semelhança do que fazem muitos cristãos, com justa razão, você também se regozija no fato de ser herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo. Isso acontece pela ação do Espírito Santo e mediante o testemunho dEle em nossos corações no sentimos realmente habilitados como Filhos de Deus e com direito a Sua herança.

Written by :

Pr Lineas Domiciano

Nenhum comentário: