quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dom da Palavra do Conhecimento


Dom da Palavra do Conhecimento

ARTIGOS - ESPÍRITO SANTO

“É a revelação sobrenatural ao homem de algum detalhe do conhecimento de Deus. É a comunicação de fatos e de informação que são humanamente impossíveis de serem conhecidos”.

Esse dom do Espírito Santo não é o conhecimento que adquirimos de nossas observações, estudos, educação, experiência ou alguma habilidade natural, mas sim o conhecimento que ultrapassa todos os sentidos do ser humano. Em 1 Corintios 12:7 os dons são chamados de “manifestações do Espírito”. Esse dom do Espírito Santo tem como propósito revelar os pensamentos dos corações, conforme Lucas 5:22; 6:8; 7:36-50; 13:16 e Mateus 3:7-12, pode envolver os planos dos homens como ocorreu com o Rei Acabe em 1 Reis 21:17-20, pode envolver motivos como em Lucas 6:8; e geralmente declara conhecimento de fatos do passado,presente e futuro. Podemos ver esse dom ocorrendo nas seguintes passagens: João 1:1-5 uma revelação do Cristo pré-encarnado; João 11:11-14 Jesus viu Lázaro morto; Atos 11:27-30 o profeta Ágabo viu a fome que estava por vir; 1 Samuel 10:1-14; Atos 9:10-18; 10:1-9 revela o paradeiro de pessoas; 2 Reis 6:9; Atos 20:28-30 avisa de um perigo que está para acontecer; 2 Reis 5:20-27 expõe a hipocrisia; 1 Reis 14; Atos 5:1-10 expõe o engano.

Deus revela as coisas que são necessárias para o incremento da Sua vontade e propósitos em qualquer situação. Geralmente são pessoas que estão em posição de responsabilidade ou cuidando com amor do rebanho do Senhor que recebem esse dom do Espírito Santo. Esse dom não é utilizado na Igreja do Senhor somente para informar, mas para trazer as mudanças necessárias e as retificações exigidas pela Palavra de Deus.

O QUE É O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO
Lemos no livro de Provérbios 1:2 que os provérbios foram escritos para darem sabedoria (divina) e 1:7 diz que o temor do Senhor é o principio do saber. Sabedoria, conhecimento e entendimento são temas constantes na Palavra de Deus. Romanos 11:33 diz: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus”; e Colossenses 2:3 diz: “Em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos”. Podemos observar que Deus dá um valor extraordinário a tudo que se relaciona com a manifestação do Espírito Santo através do ser humano. Através de Provérbios 24:3-6 podemos verificar uma boa razão para isso, pois através deles que somos edificados com aquilo que é permanente. A verdade é que das muitas necessidades na Igreja e na vida dos cristãos não são os milagres materiais ou a libertação milagrosa que é essencial, mas sim a transmissão da sabedoria do conhecimento e do entendimento. A manifestação desse dom do Espírito Santo traz uma grande libertação, alegria e poder na vida da Igreja do Senhor. Podemos entender que os outros dons e operações do Espírito Santo são edificados sobre a Palavra da sabedoria e Palavra do conhecimento e devem ser dirigidos unicamente por esses dons.

Jamais vamos construir algo permanente tendo como base outra coisa qualquer que não seja Sabedoria e Conhecimento divino. Por isso esses dons devem ser fortemente realçados e buscados, principalmente pelos líderes, evitando assim a destruição da Igreja do Senhor que está em suas mãos. Jesus nos deu esse principio em Lucas 7:35. Podemos afirmar que a sabedoria, o conhecimento é provado pelo que eles produzem. O dom da Palavra do conhecimento produz ótimos frutos e o verdadeiro teste de qualquer obra ou ministério está naquilo que será produzido depois de um certo período de tempo. Lembre que é “palavra” de conhecimento, e não todo o conhecimento. Deus vai dar a palavra certa no momento certo. Deus só que revelar uma pequena porção, por isso é chamada de “palavra de conhecimento”.

Podemos ver através da Bíblia Sagrada exemplos bíblicos da “Palavra de Conhecimento”.

Na vida de Jesus Cristo: João 4:17,18; 6:61; 11:11-14; 13:38; Lucas 6:8; 5:22; 7:36-50; 13:16.
Na vida de José: Gênesis 40:5-19; 41:1-36
Na vida de Samuel: 1 Samuel 3:11-14; 6.; 13:14
Na vida de Eliseu: 2 Reis 8:7-12
Na vida de Daniel: Daniel 2:19-45; 5
Na vida de Pedro: Mateus 16:16; Atos 5:1-11
Na vida de Paulo: Atos 18:9-10; 20:29-31; 27:23-24

COMO SE MANIFESTA O DOM DA “PALAVRA DE CONHECIMENTO”
O Dom da Palavra do Conhecimento pode manifestar-se de várias maneiras (1 Co. 12:6). Pode ocorrer através de visão ou sonho (Os.12:10; Am. 1:11; Ob. 1:1; At. 10:9-20); através de uma clara impressão do Espírito ou através da voz do Espírito no nosso interior (Rm. 8:16; João 14:26; 16:13-14); Pode ocorrer através de uma voz audível (Ez. 43:6; At. 10:13-20); através de um anjo (At. 27:22-26; 8:26; 10:1-6); através da verificação das Escrituras (Sl. 119:18; At. 1:15-23; 15:13-21). Podemos também expressar esse dom do Espírito Santo, aconselhando, escrevendo cartas e até mesmo orando pelos outros.

O fato de que algo seja revelado não significa necessariamente que deva ser proferido imediatamente, ou até mesmo mais tarde. Uma palavra de conhecimento, muitas vezes, vem inesperadamente e tem Frequentemente, o propósito de nos levar à oração com relação ao que Deus nos mostra. Pode envolver uma necessidade na vida ou familiar, de algum cristão ou até mesmo a igreja local. O propósito de Deus ao revelar a palavra de conhecimento é o de dar às pessoas certas o conhecimento e instruções para estas conduzirem o Seu povo a andar em Seus caminhos.

O dom da “palavra do conhecimento” não é essencialmente um dom vocal. Pode ser recebida através de uma revelação silenciosa e a pessoa deveria pedir a Deus que lhe mostre o que fazer com ela. Se for um sonho ou visão, deveria buscar a Deus para receber uma interpretação certa. O líder do rebanho deve saber com antecedência de todo mover que está ocorrendo em sua igreja para evitar espírito de confusão, contenta e destruição.
Aconselhamos que tal conhecimento não seja feito em público ou compartilhado como sendo uma palavra de Deus até que seja clara, forte e inconfundivelmente do Senhor. Se alguém contar as pessoas que Deus lhe falou algo e isto não puder ser comprovado como sendo procedente de Deus, perderá muita autoridade e suas “direções do Senhor” serão questionadas. Um dos erros principais é o de “anunciar larga e publicamente” coisas que Deus quer que sejam compartilhadas somente com as pessoas envolvidas e isso pode ser feito devido a um espírito ambicioso ou a um desejo de parecer “super espiritual” os quais são pecados. Uma pessoa pode edificar e trazer libertação se ela usar este dom sabiamente ou pode arruinar e destruir centenas de vidas que certamente sofrerão na sua jornada cristã. Como esse dom esta relacionado diretamente com as vidas, o segredo e a habilidade de ser confidencial deveriam ser observados quando for apropriado.

Se uma pessoa tiver o que ela crê que seja uma palavra de conhecimento a qual se relaciona com assuntos importantes, deve ser compartilhado com o pastor ou pessoas idôneas da Igreja. Para mantermos o fluxo dos dons em sua capacidade e efeito máximos não poderemos usá-los para atrair atenção excessiva em nós mesmos. Nossas próprias palavras deveriam ser poucas e humildes e não “com ar de muita importância”. Precisamos de muita comunhão com Deus e de uma entrega total a oração e a Palavra para nossa edificação através da oração no Espírito. É possível que haja ocasiões em que a palavra do conhecimento virá numa reunião através de uma profecia e isto pode ser um aviso ou advertência a alguém que Deus sabe que está vivendo em pecado ou que está a ponto de fazer um erro fundamental. Quando ela é dada neste cenário geral, ninguém precisa saber a quem ela se refere, exceto a pessoa que está sendo advertida. Isso pode acontecer também para dar direção ou uma orientação específica a alguma pessoa presente. Na medida em que a restauração progredir, veremos um grande aumento desde dom, que funcionará em larga escala e em muitas e variadas circunstâncias. É maravilhoso saber que Deus está ciente de toda pessoa, lugar e coisa em existência e que Ele está consciente deles todos ao mesmo tempo por isso não é necessário que temamos o futuro ou a tribulação, ou todas as grandes questões sobre o padrão e a ordem da Igreja. A medida em que “andarmos na luz, como Ele está na luz”, teremos o conhecimento e iluminação necessária e seremos guiados por Deus passo a passo, enquanto Ele transmite o Seu conhecimento a nós. Nenhuma pessoa ou igreja o receberá em sua totalidade, mas na medida em que andarmos na revelação combinada de Deus à igreja acharemos o equilíbrio e a segurança.

Pesquisa realizada pelo Pr. Lineas Domiciano

Nenhum comentário: