quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dom do Discernimento de Espíritos


Dom do Discernimento de Espíritos

ARTIGOS - ESPÍRITO SANTO

A Bíblia confirma o fato do mundo espiritual de que há verdadeiros seres incorpóreos (sem corpo). Na verdade, estes seres existem em grandes números e em três esferas principais, e eles têm personalidade e caracteres peculiares.
A Bíblia menciona as palavras “espírito” ou “espíritos” 990 vezes. Na verdade, toda vida é espírito. Deus soprou o espírito de vida para dentro do homem e ele passou a ser uma alma vivente. Quando o espírito parte, o homem morre. (Gn 2:7; Ec. 8:8; 12:7; 3:18- 21; Tg. 2:26; Jó 32:8 e 33:4).
Ainda que tenhamos a tendência de ser inconsciente do mundo dos espíritos que nos cerca, somos na realidade altamente influenciados e controlados por ele. A Bíblia diz que os pecadores são tomados cativos pelo diabo e são controlados por sua vontade no âmbito espiritual. (II Tm. 2:26). Isto não é algo estranho ou incomum. Ao invés, é a maneira como as coisas têm sido desde pouco depois de Adão ter sido criado.
Normalmente, é necessário que tenhamos uma experiência ou contato com o campo espiritual antes que, de fato, nos interemos de sua realidade. Antes disto, ele é mais uma teoria do que realidade. A Bíblia ensina que Deus é espírito (Jo. 4:24) e que todo o seu domínio é um domínio espiritual. Hebreus 12:9 nos informa que Ele é também o “Pai dos espíritos”.
Deus está cercado de seres espirituais nos céus. Lemos sobre os anjos, serafins e querubins, que são todos seres espirituais. (Hb.1:7 a 14; Gn. 3:24; Is. 6:2-6). A Bíblia também nos diz que há um incalculável número deles (Dn. 7:10; Mt. 26:53). Deus é chamado “O senhor dos Exércitos”e estes exércitos celestiais são organizados em principados (ou esferas) e tronos. Alguns são mais elevados em beleza e autoridade (I Pd. 3:22; Cl. 1:16 e Ef. 3:10).
A Bíblia ensina que o campo de ação de Satanás é o âmbito espiritual. Satanás era originalmente um anjo de Deus de alto posto, o qual caiu por causa do orgulho, ambição e rebeldia. (Is.14:12 a 15; Ez. 28:12-18). Ele modelou o seu reino à maneira do de Deus com relação ao fato de que ele tem organizado; sistemas, principados e poderes. (Dn. 10:12-13; João 14:30; Ef. 2:1-2; 6:12). Seus demônios são espíritos também (Lc. 10:17-20; I Tm. 4:1; Ap.16:14; Mt. 12:43-45).
A Bíblia nos diz que o homem também tem um espírito ( I Co. 2:11. Jó 32:8; Zc. 12:1 e Tg. 2:26).
O homem, então, é uma alma e espírito vestidos com o corpo. (I Ts.5:23). Se simplesmente considerarmos estes fatos do mundo espiritual e do inter relacionamento deles, veremos que é impossível que uma pessoa permaneça neutra sem ser afetada por influencias espirituais. O fato de que uma pessoa exista significa que ela, necessariamente, estará envolvida no âmbito espiritual e terá que enfrentar e lidar com as realidades e influencias espirituais. Na realidade, no sistema atual das coisas, todos estes três âmbitos estão em guerra um com o outro.
Em outras palavras, há um sentido em que o homem está em guerra tanto com o Espírito de Deus como com os espíritos de Satanás e Deus está em guerra com o mal do espírito do homem e com os maus espíritos. Satanás e seus espíritos estão em guerra com o espírito do homem e com o espírito de Deus. Esta guerra é maior que uma guerra mundial; ela é uma guerra universal.
Esta é, na verdade, o verdadeiro campo de batalha do bem contra o mal, da justiça contra a injustiça. (Ef. 6:11-12). Já que isto é verdadeiro, Deus proporcionou ao crente uma armadura e equipamento espiritual para que ele possa ter a vitória nesta guerra (2 Co.10:3-5). Esta referencia nos mostra que a batalha é no campo dos pensamentos e da mente. É bom que nos lembremos que todos os pensamentos se originam nos espíritos. Os corpos não pensam; as árvores ou objetos inanimados não pensam, mas os espíritos pensam (I Co. 2:11-12). Todos os pensamentos vêm de um dos três âmbitos espirituais. Devemos reconhecer isto e resistir e destruir aqueles que vêm de nossos espíritos ou de maus espíritos, os quais são impuros e pecaminosos.

O QUE É O DOM DO “DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS”?
É a habilidade ou capacidade dada por Deus de se reconhecer a identidade (e muitas vezes, a personalidade e a condição) dos espíritos que estão por detrás de diferentes manifestações ou atividades. Discernir > significa perceber, distinguir ou diferenciar.
A linha divisória entre uma operação humana e divina pode ser obscura a alguns crentes, mas alguém com a faculdade do discernimento espiritual vêm uma separação clara. Somente o fato de que há possibilidade de todos os três âmbitos espirituais serem manifestos através do homem, faz com que este dom seja essencial na Igreja. (Âmbito Divino, satânico e humano). Este dom é, geralmente, concedido aos pastores do rebanho de Deus e aos que estão em posição de guardar e de guiar aos santos. (Atos 20:29-30; Ez. 33:7 e Mc. 3:26-27).
Parece que este dom quase se torna uma faculdade permanente na vida de um indivíduo, funcionando constantemente sempre que qualquer ocasião para o seu uso se apresente e ele pode funcionar em vários níveis. Por exemplo, uma pessoa pode operar mais no campo do discernimento de espíritos humanos, atitudes e necessidades nas vidas dos santos. Outra pessoa pode ter discernimento nas áreas de atividades demoníacas. Outros podem ser capazes de dizer, claramente, quis os dons e manifestações são de Deus e quais não são, contudo eles tem pouco discernimento nas outras áreas mencionadas.
Este dom é acompanhado pela habilidade dada por Deus de se resistir e vencer aos espíritos.

O PROPÓSITO DO DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS.
O propósito é o de proteger, guardar, guiar e adequadamente alimentar o rebanho de Deus.
I João 4:1 nos dá um bom conselho. Leia também Mateus. 7:16-20. Os espíritos podem ser testados pelos seus frutos.
Uma vez que todos os espíritos precisam achar expressão no campo material através dos corpos e faculdades dos seres humanos, é vital que os servos de Deus enfrentam batalhas espirituais, saibam discernir quais são os espíritos que estão sendo expressos. (I Co. 12:3 Jo. 4:1-3). Através deste dom, uma pessoa pode discernir quando Deus está se movendo, quando é o espírito do homem operando e quando os maus espíritos estão presentes e ativos. É encorajador saber que Deus é onipotente e que Seu Espírito está constantemente com o crente e dentro dele, ao passo que Satanás e seus espíritos não são onipotentes.
Os maus espíritos podem estar presentes ou ausentes; O Espírito de Deus está sempre presente.
O crente, andando pela fé, pode resistir os maus espíritos e pode, na verdade, manter uma distancia entre si mesmo e os maus espíritos. (Tg. 4:7; I João 4:4).
Parte daquilo que significa ser um cristão é que uma pessoa não tem somente o seu próprio espírito; mas que ela teve um nascimento espiritual (nascida de novo) e é “Habitada” pelo Espírito Santo. Este dom traz clareza, remove confusões e nos dá direções claras. Ele pode remover confusões quanto ao verdadeiro problema enfrentado por um individuo, a fim de que ele possa ser liberto, instruído ou aconselhado.
Ele pode discernir os maus espíritos e os seus nomes para que eles possam ser expulsos (Mc.9:25; 5:22; Lc. 4:33; 13:11. At. 16:16). Com esse discernimento de espíritos, assim como a sabedoria e com o conhecimento, vem a fé para que hajamos ou oremos com autoridade.
Isto é verdadeiro com relação a todos os dons de revelação. Satanás pode transformar-se num anjo de luz (2 Co. 11:13-15) e enganar até mesmo aos crentes até certo ponto, mas a presença daqueles com o dom de discernimento de espíritos traz a proteção necessária. É verdade que algumas coisas vergonhosas têm sido faladas e feitas por pessoas que afirmam haverem sido guiadas por Deus. Mas o Espírito de Deus e a Palavra de Deus estão sempre em perfeito acordo.
Portanto é sábio que confiramos a direção de qualquer espírito com a Palavra de Deus para que averigüemos se ela é, na verdade uma revelação de Deus, se ela é, realmente, um dever ordenado por Deus. Todas as manifestações de vida são a exibição ou produto de alguma espécie de espírito.
Nem todas as manifestações, mesmo na igreja, são do Espírito Santo. O propósito deste dom é o de trazer proteção e impedir que os espíritos errados se expressem e influenciem os crentes. Este dom, então, tem o propósito de: libertação de demônios (Mc. 5:1-14. At. 8:4-8). Revelar os servos de Satanás (At. 13:9-10). Desmascarar e derrotar as obras e declarações de demônios (At. 16:16), revelar enganos (I Tm. 4:1; I João 4:1-3).
Notamos que a Bíblia nos dá muitas e diferentes condições dos espíritos humanos; um espírito de fé (Pv. 11:13); um espírito precipitado (Pv. 14:29); um espírito perverso (Pv. 15:4); um espírito quebrantado (Pv. 15:13); um espírito arrogante (Pv. 16:18); um espírito humilde (Pv. 16:19); um espírito excelente (Pv. 17:27); um espírito abatido (Pv. 18:14); um espírito rebelde ou descontrolado (Pv. 25:28).
Discernir o espírito humano não é somente uma questão de identificar em qual dos três âmbitos espirituais ele se encontra, mas também até a própria condição daquele espírito. A posição do dom de discernimento de espíritos na lista dos dons, está localizado no meio dos dons vocais (profecia, variedade de línguas e interpretações de línguas).
Isto sugere que o discernimento é necessário nesta área inteira para que possamos saber quais as comunicações que procedem de Deus e quais as que procedem de outras fontes.
Deus, geralmente, dará este discernimento ao pastor e aos verdadeiros alimentadores do rebanho para que estes possam ser equipados a guiar, guardar e alimentar ao rebanho.

Pesquisa realizada pelo Pr. Lineas Domiciano

Nenhum comentário: