quinta-feira, 4 de agosto de 2011

JESUS contamina o leproso!


JESUS contamina o leproso!

O leproso curado por JESUS no evangelho de Marcos é a representação de todos os impuros, marginalizados e excluídos pela lei, pela Sinagoga, pelo sistema que oprime e não salva, que exclui e não inclui, que é legalista e não conhece a misericórdia.

O leproso no tempo de JESUS é o impuro, o evitado, aquele que contamina quem o toca, que deveria viver longe no deserto, um morto vivo, falar com eles é perigoso e suspeito, o leproso é a maldição e o castigo supremo, carrega no corpo a doença que o destroi e expulsa da vida, do amor, da convivência, da condição humana.

O leproso de joelhos apela, suplica, desafia o desejo de JESUS: Se queres podes curar-me!

JESUS estendeu a mão como fizera com a sogra de Pedro, o tocou e disse: Quero, fica curado!

Jesus tocou nele e pela lei da Sinagoga ficou contaminado, não poderá entrar na cidade, deverá morar no deserto no meio dos excluídos! Mas o que acontece é o contrário o leproso é curado, incluído.

JESUS anda na contramão não é contaminado, contamina pela graça e pelo Amor!

JESUS não aceita a Lei, a transforma implodindo o legalismo que condena construindo o amor que liberta.

O leproso deveria apresentar-se na Sinagoga para ser declarado puro, mas parece que não vai porque não acredita na Lei mas em JESUS que é VIDA!

Não obedece à ordem de silêncio e torna-se entusiasmado pregador e com tal entusiasmo e ardor que JESUS não pode mais entrar nas cidades mas anda no meio dos pobres e excluídos no deserto para onde tinham sido banidos e de todos os lados acorriam a ELE.

Senhor cura-me de tudo que me afasta de TI!
Se queres podes curar-me!
E que a cura me entusiasme para falar de TI, para ser solidário sem discriminar.

Marcos mais uma vez quer nos ajudar a responder: Quem é JESUS ?

www.oarcanjo.net
Pe. Júlio

Nenhum comentário: