terça-feira, 16 de agosto de 2011

O segredo da felicidade é…


O segredo da felicidade é…
é ser feliz apesar das circunstâncias

via Desafiando Limites e Vencendo Barreiras
de Wallace

Houve uma época em minha vida em que o choro parecia durar uma eternidade, e que a alegria era tão passageira… Foi nessa época que descobri as riquíssimas obras literárias do rev. Hernandes Dias Lopes, um dos melhores escritores evangélicos do país, em minha humilde opinião. Um de seus livros me marcou profundamente, tanto pela ousadia da mensagem como pelo momento que eu passava. O livro Ladrões da Alegria é um livro que não pode ser medido por suas poucas páginas ou pequeno valor, mas incomensurável por seu conteúdo.

Nessa esteira de grandes mensagens, vou transcrever uma que recebi recentemente por ocasião de uma pequena doação mensal que faço para uma associação que cuida de pessoas com câncer no Distrito Federal, a Astropec (61 3963-8957 e 9311-8465). Juntamente com a gratidão pela doação, eles sempre nos brindam com um pequeno docinho de banana ou caju e uma mensagem escrita. A de ontem foi especial e acima da média. Confira.
Seja feliz!

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apenas de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro de seu próprio ser. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito de sua alma e agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem. Ser feliz é deixar a viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.

É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade para dizer “eu te amo”. Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz… Que nas primaveras você seja amante da alegria. Que nos invernos você seja amigo da sabedoria. E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo, pois assim você será cada vez ais apaixonado pela vida.

E descobrirá que… ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo! Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo incrível. E você… você é um ser humano especial!

Não veio com fonte, mas fiz uma rápida pesquisa e parece que o texto é uma mescla de frases de Fernando Pessoa e Augusto Cury.

Pessoalmente, eu desejo que você continue desafiando seus limites, ultrapassando barreiras e sendo feliz, independente das circunstâncias que querem lhe dizer o contrário. Se alguém ainda não lhe disse isso ou você ainda não leu algo parecido hoje, eu digo: você pode ser feliz sim!

Nenhum comentário: