sábado, 27 de agosto de 2011

O trânsito religioso


O trânsito religioso

via Teologia Pentecostal
de Gutierres Siqueira


A matéria da revista Istoé também trata do "trânsito religioso". O conhecido "trânsito religioso" não é um fenômeno recente, logo visto que sempre uma denominação protestante nasce de outra e causa uma migração. O protestantismo desde sempre conhece o intercâmbio de crentes entre suas denominações. Mas a matéria destaca dois fatos que são realmente novos: evangélicos virando espíritas e pentecostais aderindo à igrejas tradicionais.

Em 2005, o teólogo Paulo Romeiro já fazia observações sobre o "trânsito religioso":

Existe hoje no Brasil um contingente significativo de evangélicos, principalmente nos grandes centros urbanos, que estão sempre circulando de igreja em igreja. Não criam raízes, não conseguem cultivar relacionamentos e são avessos aos compromissos que normalmente surgem do relacionamento entre o fiel e a igreja: frequentar os cultos, contribuir sistematicamente com a igreja local e participar de suas atividades. [1]


Nos acostumamos a ouvir histórias de espíritas que se converteram ao evangelicalismo, mas dificilmente víamos o caminho contrário. Agora já é uma realidade. O "trânsito religioso" deixou de ser mera troca de denominação protestante, mas sim a troca de religiões pelos evangélicos, seja espírita, budista, oriental ou islâmica. O número é ainda pequeno, mas crescente.

Como negar que tal fenômeno seja resultado de falta de estrutura espiritual, doutrinária, ética e relacional. As nossas igrejas vivem uma espiritualidade água-com-açúcar (autoajuda), sem firmeza doutrinária, com ética duvidosa e pouco relacionamento comunitário. O resultado não poderia ser outro. Há exceções? Sim, graças a Deus, mas ,infelizmente, essa tem sido a regra.

Apostasia sempre existiu, é verdade, mas a questão não pode ser tratada como mero fatalismo. Mas tenho pouca esperança que o quadro melhore, pois vemos que os principais nomes da igreja evangélica tem ganhado três tipos de fama: 1) adeptos de uma nova versão do modernismo teológico, ou 2) adeptos da politicagem eclesiástica e secular, ou 3) adeptos do evangelho triunfalista e da prosperidade, ou 4) adeptos do conformismo determinista- hipercalvinista ou milenarista- dispensacionalista- arminiana. Não é uma situação fácil.

Antes pentecostal, agora tradicional

A pesquisa fala superficialmente desse fenômeno que parece crescer a cada dia. Não necessariamente de pentecostais virando meramente tradicionais por questões de ética e costumes, mas por mudanças doutrinárias. Isso mostra que o "trânsito religioso" não é somente aquele crente que pula de igreja em igreja atrás de "bênçãos", pois já há um contingente do trânsito que busca de igreja em igreja pregações mais profundas e firmeza doutrinária. O quadro que Romeiro fala ainda é verdade, mas já há uma versão "doutrinária" do "trânsito religioso". Conheço muita gente que tem buscado uma comunidade mais "séria" e comprometida "com a Escrituras".

A pesquisa ainda não aponta os pentecostais-calvinistas, que é de fato é fenômeno crescente e novo. Será que a condução da chamada Teologia Reformada se dará pelos pentecostais?

Referência Bibliográfica:

[1] ROMEIRO, Paulo. Decepcionados com a Graça. 1 ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2005. p 159.

Nenhum comentário: